Panamá batalha mas não vence
República Dominicana e Panamá abriram agora a pouco o segundo dia de jogos da Copa América 2009. Os dominicanos buscavam se recuperar da derrota de ontem (vs Brasil) e os panamenhos faziam sua estréia.
No primeiro quarto o time do Panamá se impôs na quadra e acabou largando em vantagem. Com Danilo Pinnock inspiradíssimo o placar foi se mantendo em favor dos panamenhos durante o decorrer dos minutos. Francisco Garcia e suas bolas do perímetro eram a saída para os comandados por Julio Toro. Foi em uma dessas bolas (buzzer-beater) que Garcia cortou a diferença de cinco para dois pontos no intervalo (50×48). Pinnock terminou essa etapa com 25 pontos. Vale ressaltar que a partida foi uma espécie de peladão, afinal, ambas as equipes se contentavam em chegar no ataque e chutar do perímetro (repetidamente).
Na terceira parcial os dominicanos entraram decididos a vencer o jogo. A defesa pressão no homem que carregava a bola para o ataque surtiu efeito e os panamenhos morreram em quadra. Além disso, Pinnock foi melhor marcado e não conseguiu pontuar mais (2 pontos em todo o segundo tempo). Com isso, a diferença que era favorável ao Panamá desapareceu e os dominicanos abriram larga vantagem no jogo. Nos cinco minutos finais ainda houve tempo para uma pequena reação panamenha que parou em uma incrível infiltração de Luis Flores (cesta e falta). Placar final: 100×87.
Danilo Pinnock foi o cestinha do jogo com 27 pontos (25 no primeiro tempo) e Jaime Lloreda fez 19. Do lado vencedor, Francisco Garcia contribuiu com 24 pontos e Luis Flores com 21. Charlie Villanueva terminou o duelo com 15 pontos.
Raoni Moretto
raokiller@hotmail.com
Foto: FIBA Americas