Para Boston, só os Drafts salvam
Uma das franquias mais tradicionais e vitoriosas da NBA passa por um momento delicado de renovação de elenco para a próxima temporada. O Boston Celtics, principal vencedor da maior liga de basquete do mundo com 17 títulos, vê seus principais astros mudarem de ares.
Do elenco campeão da temporada 2007-08, o “desmanche” começou pelo banco: Doc Rivers, que liderou a equipe por nove anos, trocou Boston por Los Angeles e comandará os Clippers por pelo menos três temporadas.
Diante da saída de Rivers, Kevin Garnett e Paul Pierce, duas das principais estrelas dos Celtics, além de Jason Terry, também acertaram suas transferências para o Brooklyn Nets. Com isso, o time se desfaz de seu Big Three, composto por Garnett, Pierce e Ray Allen, que já havia deixado a franquia e rumado para o Miami Heat em 2012. Mais do que isso, do elenco que derrotou o arquirrival Los Angeles Lakers na série final em 2008, por 4 x 2, apenas o armador Rajon Rondo continua vestindo a camisa verde.
Para reconstruir seu elenco, o time de Massachusetts apostará nas futuras escolhas de draft. Em troca de Doc Rivers, o Boston Celtics receberá uma escolha de primeira rodada da seleção de 2015. Já pelo trio Garnett/Pierce/Terry, a franquia terá três escolhas de primeira rodada de drafts futuros, além de receber do time do Brooklyn os alas Gerald Wallace, MarShon Brooks, Keith Bogans, Kris Joseph e o ala-pivô Kris Humphries.
Do Draft de 2013, Boston priorizou reforçar o garrafão, selecionando os pivôs Kelly Olynyk, da Universidade de Gonzaga, e Colton Iverson, de Colorado State.
Apesar de ter nos recrutamentos universitários uma das melhores oportunidades de reforçar seu elenco com qualidade, o General Manager dos Celtics, Danny Ainge, negou que franquia estivesse planejando fazer uma fraca temporada de 2013-14 para, consequentemente, ter prioridade de escolha no próximo Draft.
Classificando como “ridícula” a alternativa, Ainge garantiu que sua franquia não está se preservando, apesar de os Celtics já terem tomado essa atitude na temporada 1996-97 – quando venceu apenas 15 partidas para tentar selecionar o pivô Tim Duncan. A estratégia não funcionou e a equipe de Massachusetts acabou recrutando o armador Chauncey Billups.