PARAÍSO: nasce uma equipe e uma liga de basquetebol, por Marcos do Carmo
Situada no centro de uma micro região cujas terras são uma das mais ricas e férteis do país, que compreende o nordeste paulista e sudoeste mineiro, lá está a imponente cidade de São Sebastião do Paraíso, grande destaque da beleza e economia do estado de Minas Gerais.
Desde os primórdios da formação do Município, demonstrou sua vocação para a cafeicultura e bovinocultura de leite.
Devido ao clima, solo e tradição dos agricultores é uma região que produz cafés finos de qualidades reconhecidas até no exterior, mas está surgindo uma diversificação de atividades, a saber:
– maior produtos de figo verde do Brasil ;
– área significativa de pêssego para mesa e indústria;
– milho – acima de 15.000ha;
– soja – iniciando plantio safra 2003/2004 com área de aproximadamente 1.000ha;
– agroindústrias – laticínios, doces;
– outras culturas de expressão: citrus, banana, morango, goiaba, holerícolas e bucha.
São Sebastião do Paraíso com seus mais de 60 mil habitantes e das tradicionais festas de Congo e Folia de Reis, mantém vivas as festas folclóricas e a cultura de um povo.
CARACTERISTICAS PRINCIPAIS
Localização:
Sudoeste de Minas Gerais
Área:
824,5 Km2
Altitude:
Máxima: 1183m
Local: Serra do Chapadão
Mínima: 894m
Local: Foz Ribeirão Água Quente
Ponto Central da Cidade: 980m
Temperatura:
Média Anual: 20,6 C
Média Máxima Anual: 27,5 C
Média Mínima Anual: 15,5 C
Índice médio pluviométrico anual:
1690 mm
DISTANCIAS COM AS PRINCIPAIS CIDADES
Belo Horizonte |
400 km |
Brasília |
780 km |
Rio de Janeiro |
750 km |
São Paulo |
340 km |
Franca |
74 km |
Ribeirão Preto |
112 km |
S. Tomás de Aquino |
24 km |
EM PARAÍSO NASCE UMA LIGA DE BASQUETE
São Sebastião do Paraíso, 05 de março de 2009, uma data que entrará para a história do basquete. Depois de anos de idealização de personagens dedicadas ao esporte e em especial ao basquete, ilustres paraisenses como Mariano Bícego, Jefferson Louis Teixeira foram arremessando suas idéias e com seus arremessos certeiros foram adquirindo mais adeptos e com o apoio de Luizão, francano mas que dedicou sua vida ao basquete de Paraíso e com a nova geração como Rogério, Rogerião, Anderson e assim foi aumentando os amantes do basquete da cidade e nascendo o desejo de criar uma equipe.
Mas só criar uma equipe não era o suficiente, seria necessário mais equipes mais cidades mais basquete e como no horizonte de todos se via o basquete em primeiro plano, toda a comunidade regional deste esporte foi se agregando às idéias dos ilustres paraisenses: Passos, Lavras, São João del Rey, Perdões, atravessando fronteiras até chegar em Poços de Caldas e Formiga.
Para reunir estas cidades para jogar basquete, representantes dessas cidades mineiras: Udson, Cláudio, Aldo vieram somar idéias para que nesta data, homologar a criação de uma entidade para cuidar deste esporte e nada melhor do que um anfitrião como o prefeito Municipal de São Sebastião do Paraíso, senhor Mauro Zanin que ofereceu sua cidade, as dependências da Prefeitura Municipal e principalmente, seu apoio, sua sempre presença apoiando o esporte.
Criar uma Liga Sul Mineira de Basquete, o desejo de todos já estava quase sendo realidade.
MARCIO OLIVEIRA PINTO, PRESIDENTE DA FMB EM PARAÍSO
A autoridade máxima do basquete mineiro, senhor Márcio Oliveira Pinto não poderia faltar a um encontro tão marcante como este. Veio e trouxe todo apoio a esta iniciativa para esta que será a segunda liga regional a ser criada no nosso estado, a única em atividade é a do Triângulo Mineiro.
Em suas entrevistas à imprensa paraisense, o presidente Márcio, sempre otimista com o nosso basquete mesmo em meio as crises atuais, inclusive do basquete e mesmo o campeonato mineiro que já contou com onze equipes e a última competição com apenas três, se mostrou bem otimista, ao dizer que nas próximas temporadas, será com um número grande de participações. Sobre o basquete nacional, disse que em breve voltará ao cenário mundial, de onde sempre esteve.
Estava criada a Liga Sul Mineira de Basquete.
PARAÍSO BASQUETEBOL: UMA EQUIPE QUE NASCE
Jefferson Louis Teixeira, depois de percorrer quadras e quadras de basquete, defendo as mais diversas agremiações como Poços de Caldas, Minas T C, Casa Branca, Franca, Ájax Goiás, Keltek São José dos Pinhais, entre outras e chegando servir a seleção brasileira em suas categorias menores, hoje volta á sua terra natal para, juntamente com companheiros fies ao esporte da cesta, fundar mais uma equipe deste esporte. Jefferson este grande exemplo, de dedicação ao esporte, acumulará as funções de técnico e jogador que para esta temporada, cuja competição principal será o Campeonato Mineiro previsto para o mês de outubro.
O técnico Jefferson e o preparador físico Adriano tiveram o primeiro contato com os jogadores, seguido de um treino com bola para avaliação. Entre os jogadores estavam Cleber, pivô de força que atuava em Portugal, Gustavinho, armador que jogava por Guarujá, Mutombo, Leandro e Pajè, jogadores vindo de Franca, que se somaram a Jefferson, Anderson Pelé e Rogerião , além de André, Lupita e Cozido, jovens jogadores locais.
Este grupo ainda receberá o reforço de Alisson, pivô de 2,12m, de Salvador e mais um ala, a ser definido. O calendário de competições em 2009 será aberto com o Torneio São Paulo-Minas, neste mês de março.
Marcos do Carmo é jornalista e cobre basquete há 10 anos, sendo o mais novo colaborador a ingressar na equipe Draft Brasil. Visitem o blog: www.chuamarcos.blogspot.com, onde os leitores podem encontrar mais textos de Marcos do Carmo.