Parceria com Araraquara coloca Palmeiras no NBB
O tradicional clube da capital paulista, que já teve em suas fileiras craques como Oscar, Carioquinha, Rosa Branca, Ubiratan, Leandrinho, entre outros, voltará a figurar nas manchetes da bola laranja neste 2009, sendo a segunda participação de um clube de futebol no NBB. A empresa Lupo, que patrocinou Araraquara no primeiro NBB segue no triplo nome do time Palmeiras/Lupo/Araraquara. A princípio, a parceria garantirá 60% dos jogos ainda na cidade do interior paulista.
A parceria pontua a reabertura da discussão sobre a presença de clubes de futebol no basquete. Se por um lado as torcidas organizadas não são bem vindas, por outro, a visibilidade, a paixão clubística e a fidelidade dos torcedores mostraram no primeiro NBB uma incrível força, já que a única equipe oriunda de um clube do esporte da bola nos pés levou o título.
Na Europa, a parceria é extremamente positiva. Real Madrid, Barcelona, Panathinaikos, Olympiacos, Fenerbahçe, Maccabi Telaviv, Galatasaray, CSKA, Partizan Belgrado são equipes de ponta em seus países e sempre brilham em competições continentais. Na Argentina, o Boca costuma montar sempre bons times. Atualmente, no país, apenas Palmeiras e Flamengo estarão no NBB, mas Vasco, Botafogo e Corinthians já deram indícios de querer investir na modalidade.
O Araraquara terminou em 12º o NBB, e o técnico Chuí terá que trabalhar muito mais e mudar totalmente o estilo de jogo da equipe se realmente quiser honrar o hino palestrino do “defesa que ninguém passa”. O primeiro compromisso alviverde será na Copa EPTV, disputada em São Carlos, a partir de hoje.