Passa ou não passa?
Pergunta para os antipáticos ou para os fanáticos torcedores de Kobe Bryant: Com quantos pontos o astro do Los Angeles Lakers vai terminar na carreira antes de dizer adeus à NBA? A busca por esta resposta começa no início da próxima temporada, mais precisamente, no dia 28/10 contra o Houston Rockets.
Bryant, que disputou apenas 6 dos 82 jogos dos Lakers na última temporada por causa de uma lesão, começa a sua 19ª temporada profissional com 31.700 pontos na carreira, na 4ª posição na lista dos maiores pontuadores de todos os tempos. À frente dele? Michael Jordan (32.292 pontos), Karl Malone (36.928 pontos) e o atual líder, Kareem Abdul-Jabbar (38.387 pontos).
De acordo com especialistas, se aos 35 anos de idade, Kobe produzir uma média de 20 pontos/partida, ele pode passar a maior estrela do Chicago Bulls pelo 3º posto no 29º ou 30º jogo dos Lakers na temporada 2014/2015. Resumindo, a 29ª partida dos Lakers será contra os Bulls de Jordan, no dia 25/12, em Chicago – que coincidência – e a 30ª contra o Dallas Mavericks no dia seguinte.
Na última temporada, Bryant ficou de fora da estréia dos Lakers pela 5ª vez em sua carreira. Ironicamente, o Los Angeles venceu todos estes 5 confrontos. A torcida dos Lakers devem preferir que ele esteja em quadra contra os Rockets, embora sua média de 27,2 pontos/partida nas estréias de temporadas seja a mais alta entre os jogadores em atividade e a 7ª mais alta na história da NBA. Quem detém este recorde? Claro, Michael Jordan, com “somente” 30,8 pontos/partida.
Mas e quanto as outras 2 posições na lista? Bryant assinou uma renovação de contrato com a duração de 2 anos, no valor de US$ 48,5 milhões em dezembro passado, garantindo a ele próprio, pelo menos, mais 164 jogos para (tentar) fazer esse total aumentar. Mas será que seu físico aguentará? Será que ele vai ser capaz de continuar a pontuar – como de costume – quando ele chegava perto dos 40 tentos por noite? Estas respostas serão desvendadas a partir do dia 28/10.