Pinheiros sobrevive, Franca espera.

Escrito por
Publicado em: 11/05/2011

Mais uma rodada de playoffs de NBB acabou hoje. Com duas partidas jogadas, tivemos o primeiro finalista decidido em Franca com a vitória do time da casa. Em São Paulo, o time de João Marcelo venceu na prorrogação e sobreviveu na série contra Brasília.

No jogo de Franca, Benite esteve demais. O jogador infiltrou, chutou de fora, passou e foi o maestro da grande vitória paulista. Terminou o jogo com 24 pontos, 5 assistências e um aproveitamento de 75% nas bolas do perímetro (6-8). Dedé com 17 pontos e 4-7 (57% das bolas de fora) também foi fundamental. É importante lembrar que Franca mereceu e muito essa classificação. Após garantir a melhor campanha da primeira fase, o time fez uma série memorável contra o Flamengo e não encontrou grandes problemas pra finalizar a série com uma varrida.

Do lado carioca, o mesmo de sempre. Marcelinho com 27 pontos, Teague com 15 e um abismo entre os dois e o restante da equipe. A defesa que era fator fundamental para a virada na série foi mais uma vez ruim e o time tomou decisões horríveis no ataque (Duda uma porção delas). Agora fica a dúvida do futuro dessa equipe. Eu acho que é hora de renovar, afinal, de campeão do primeiro NBB, esse time passou ao vice na temporada passada e agora culminou a terceira edição da Liga com uma varrida e a não classificação para as finais. Muitos criticam Gonzalo Garcia, entretanto, eu ainda acho que o treinador pode montar um bom time para a próxima temporada. Creio talvez que seja a hora de uma renovação firme no garrafão e no perímetro. Não precisa ser nada de muito absurdo, porém, não me agrada o jeito que o Flamengo utiliza a contratação de estrangeiros. Primeiro Lamonte e agora Teague são apenas ‘auxiliares’ de Marcelinho. Talvez seja a hora de contratar com força um estrangeiro pro jogo interno, formar um dupla forte com Baby e mandar alguns medalhões embora. Pra mim, Hélio serve. Duda não. Aí também pode passar outra renovação, ou seja, um jogador que auxilie a armação da equipe e também a pontuação ofensiva. Nomes no mercado e com o potencial do Flamengo são vários. Basicamente é isso que o Flamengo precisa fazer, parar e pensar o seu futuro. Colocar no papel quem serve, quem não serve mais e sair atrás dos reforços necessários. Ano que vem começa tudo de novo e um bom plantel rubro-negro é sempre favorito ao título, basta trabalhar duro e com seriedade.

Em São Paulo, o Pinheiros sobreviveu na série com uma vitória na prorrogação contra os atuais campeões. Marquinhos com 27 pontos (16-16 nos LL) e Shamell com 23 pontos foram os destaques. Do lado de Brasília, Guilherme com 29 pontos foi o cestinha. Nessa série, duas coisas são importantes: No lado paulista, é preciso que Olivinha volte a jogar tudo que sabe. O time do Pinheiros perde muito quando o ala-pivô joga pouco. Também é preciso que Thiaguinho pare de receber as bolas mais importantes da partida. Shamell e Marquinhos possuem rodagem em primeiro nível internacional e são eles que devem chutar as bolas mais importantes. No Interligas, Thiaguinho errou uma bola livre no final do jogo contra o Obras e hoje escorregou no ataque que poderia definir o duelo.

Do lado de Brasília, Nezinho precisa voltar a tomar decisões inteligentes. Hoje o armador fez um péssimo final de jogo, forçando bolas e atrapalhando o bom decorrer da ofensiva de sua equipe. Se jogar tudo que sabe (como na partida de número 2), Nezinho é um jogador que agrega bastante ao seu time. E é isso que ele precisa fazer no próximo jogo. Vale lembrar que essa partida será na sexta-feira com transmissão do Sportv.

Raoni Moretto
raokiller@hotmail.com

Fatal error: Uncaught Exception: 190: Error validating application. Application has been deleted. (190) thrown in /var/www/draftbrasil.net/blog/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273