Playoffs NBA preview: Cleveland Cavaliers – Chicago Bulls

Escrito por
Publicado em: 15/04/2010

Temporada regular: 2-2

Sejamos francos, o Chicago Bulls já atingiram seu objetivo chegando aos playoffs e se darão por satisfeitos se evitarem serem varridos pelos Cavs. È o duelo entre um dos dois melhores times da NBA hoje contra uma equipe que não deveria nunca estar nos play offs.

O grande objetivo de Cleveland aqui é usar a série para reintroduzir Shaquille O’Neal e tentar acertar a rotação de garrafão já que Mike Brown tem 6 bons jogadores ali e graças à contusão de Shaq não teve oportunidade de encontrar um equilíbrio entre eles (é especialmente preocupante como acertar os minutos de Anderson Varejão que freqüentemente é o segundo jogador mais importante do time apesar de vir do banco).

Os Cavs têm a melhor campanha da NBA com 61 vitórias, mas decepcionantes 18-10 desde o All Star Game muito por conta de um pífio 2-5 em Abril com Lebron James descansando em metade dos jogos o que nos lembra o quanto o time é dependente da sua estrela. Trata-se do quarto melhor ataque e sexta melhor defesa da liga com um diferencial de 7.4 pontos por 100 posses (inferior somente a do Magic).

Isto não esconde certas limitações como à dependência do seu ataque a Lebron James, muito por conta de armadores muito limitados como distribuidores, uma crença na necessidade de usar os 3 pontos para abrir espaços na marcação que é contra balanceado por a parte do pouco utilizado Daniel Gibson contar somente com 2 jogadores que arremessem a distancia mais que 35% (Anthony Parker e Mo Williams) e o desempenho medíocre da linha do lance livre. Em resumo o ataque dos Cavs é excepciona quando o time penetra no garrafão e inconstante para não dizer limitado sempre que a equipe se contenta com arremessos de média e longa distancia, o que ocorre freqüência maior do que deveria. Ainda assim os Cavaliers têm o melhor jogador da NBA cercado por um amplo elenco de apoio e salvo pelo Magic é difícil pensar quem poderia pará-los hoje.

Para explicar porque os Bulls (16-15 desde o ASG) não deveriam estar no play offs segue a seguinte de lista: Clippers, Timberwolves e Nets. Estes são os únicos times com ataques menos eficientes em toda a NBA. Freqüentemente me pego frustrado com a forma como Derrick Rose domina a bola e sua falta de jeito em distribuí-la até lembrar que a terceira opção do time Kirk Hinrich vem arremessando 41% nesta temporada. A única certeza sobre este time do Bulls é que pelo menos um jogador terminara o jogo com mais arremessos do que pontos dado o ritmo que a equipe amassa o aro. Ainda assim o time chegou aos play offs graças a uma conferencia leste especialmente fraco e uma defesa sólida se longe de espetacular especialmente no garrafão com a dupla Noah e Gibson. A grande esperança dos Bulls é justamente se aproveitar de um Shaq sem ritmo joga já que a despeito da atenção dada a Rose o verdadeiro coração e motor do time é Noah que tem como se aproveitar dos pesados Shaq e Iglauskas. Os Bulls desistiram da temporada antes dela começar se concentrando em limpar cap e com metade do time sabendo que será dispensado, um técnico que sabe que será demitido e a sensação de dever cumprido por ter chegado lá deve ser uma presa das mais fáceis para os Cavs.

Previsão: Cleveland em 4.

Fatal error: Uncaught Exception: 190: Error validating application. Application has been deleted. (190) thrown in /var/www/draftbrasil.net/blog/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273