Playoffs NBA preview: Los Angeles Lakers – Oklahoma City Thunder
Temporada regular: 3-1 Lakers
Os Lakers têm sem dúvidas a sorte dos campeões. Em meio aos piores 2 meses da equipe desde a troca por Pau Gasol jogando um basquete tão pouco inspirador que alguns comentaristas inteligentes chegaram a especular que os Spurs deveriam considerar tentar terminar em oitavo para enfrentá-los terminavam vendo o Thunder – um time inexperiente e sem a presença de garrafão para conter Gasol e Bynum – ir 0-3 numa série de jogos difíceis que poderiam facilmente terminar 2-1 e pegar a oitava vaga. Não haveria adversário mais adequado para Phil Jackson usar para devolver os atuais campeões aos eixos.
O desempenho recente dos Lakers preocupa. O time está só 16-12 desde All Star Game (a pior campanha entre os 8 times do oeste no período) e ao contrario de outras fases em que levou a temporada no piloto automático pouco fez para convencer nos jogos importantes vencendo só 4 dos últimos 14 jogos contra times de playoffs. Pela primeira vez em 3 anos, os Lakers parecem vulneráveis. O ataque em particular está longe do domínio dos anos anteriores sendo só um pouco acima da média (muito abaixo de outros favoritos), com o time freqüentemente abandonando o triangulo em favor de jogadas individuais que terminam com arremessos de media e longa distancia contestados. Derek Fisher, Ron Artest e Shannon Brown vem arremessando muito mal e a meia dúzia de jogadas decisivas de Kobe Bryant este ano mascaram que se ele está mais letal do que nunca no minuto final das partidas, faz sua pior temporada nos 47 minutos iniciais desde o divorcio tumultuado com Shaq. De positivo Pau Gasol vem jogando de forma impressionante (26 ppj em Abril) quando o time se lembra que ele existe. Não será um problema contra o Thunder, mas as chances do bicampeonato mais do que nunca dependem de um retorno saudável de Andrew Bynum. Para completar crescem os rumores de que disputas internas na organização podem terminar forçando Phil Jackson a aposentadoria.
Quanto isto afeta os Lakers? Menos do que a qualquer outro time. Sejamos honestos: Bryant, Gasol, Bynum, Odom e Artest formam um Top 5 mais talentoso que qualquer outro time da NBA. Os Lakers após a contratação de Ron Artest intensificaram a defesa (5o. mais eficiente da temporada e a melhor do oeste) e agora conta com 2 defensores de elite no perímetro e desde que Bynum esteja saudável uma defesa interior muito acima da média. Curiosamente não se trata de um excelente time nos rebotes, mas só Bobcats, Magic e Cavs permitem que seus adversários arremessem pior. Desde que o time controle a soberba e o banco, Derek Fisher e as contusões não comprometam demais devem chegar sem dramas às semifinais da conferencia.
A despeito de ter o cestinha da temporada em Kevin Durant (30,1 pontos), o Thunder (20-11 desde o ASG) chegou a 50 vitórias através de uma defesa das mais disciplinadas. Na conferencia oeste só os Lakers são mais eficientes. Scott Brooks soube se aproveitar das características do seu elenco cheio de armadores e alas muito altos e longos. Uma constante nos jogo do Thunder é ver sempre o adversário arremessando à meia distancia com um braço enorme o contestando. Como os Lakers tem tendência a se contentarem com o jogo de meia distancia poderemos ter matchup curioso, por outro lado se os Lakers penetrarem com mais freqüência terão grande vantagem já que a despeito dos esforços de Serge Ibaka a defesa interior do Thunder deixa a desejar.
Se Andrew Bynum não voltar, Jeff Green tem como marcar Lamar Odom melhor que a maioria dos 4 da liga, mas o grande segredo para Thunder causar barulho sem dúvidas será Russell Westbrook. O armador vinha realizando uma excelente segunda temporada e foi especialmente eficiente em Janeiro e Fevereiro infelizmente parece ter cansado e jogou muito mal nas ultimas 3 ou 4 semanas. Se Westbrook recuperar a forma do começo do ano trata-se de um matchup desastroso para os Lakers já que Derek Fisher não tem qualquer condição de marcá-lo. O Westbrook das vésperas do ASG poderia manter médias próximas a um triplo duplo contra Fisher. Uma grande limitação para Thunder para alem da inexperiência e ausência de um pivô é a forma como seu ataque se comporta quando a defesa adversário cobre bem Durant, com o time ficando perdido enquanto tenta achar seu líder livre e terminando por optar por arremessos ruins. Este problema vem se revelando especialmente devastador em jogos apertados com Thunder desperdiçando muitas oportunidades em lances decisivos.
Previsão: LA em 6.