Playoffs NBB – São José faz 2-1 e pode fechar em Araraquara
Após uma temporada repleta de jogos, São José e Araraquara/Palmeiras chegam nos playoffs da NBB para duelarem entre paulistas. O primeiro duelo é em Araraquara nessa quinta-feira, dia 9. Os jogos 2 e 3 são nos dias 11 e 12 em São José dos Campos. Por sinal, o terceiro duelo tem transmissão ao vivo do Sportv. Os demais jogos (se necessários) serão dia 16 em Araraquara (também com transmissão do Sportv) e dia 18 em São José (jogo 5).
São José
Com uma campanha de exatos 50% de aproveitamento no NBB (13 vitórias em 26 jogos) e o tÃtulo do Campeonato Paulista, o São José entra como favorito na série. Fúlvio é o destaque do bom time comandando por Régis Marelli. O armador com passagens pela seleção brasileira é um dos jogadores com maior eficiência do NBB2 com média de 18.61 pontos de eficiência por partida, se destacando nas assistências, com quase 8 por jogo. Além dele, Wanderson (13.3 pontos por jogo), Matheuszinho (11.3) e Mineiro (11.1) são boas armas do elenco de São José. Mineiro por sinal é dúvida para a primeira partida. Vindo de lesão, espera-se que o jogador consiga entrar em quadra para ajudar sua equipe, entretanto, são apenas informações preliminares e nada está definido.
Quanto à coletividade do time de Marelli, vale ressaltar o ótimo número de assistências por jogo, 18, ou seja, número 2 no NBB. Foi essa quantidade de assistências que impressionou muita gente no inÃcio do campeonato e também no estadual. Mantendo essa média e o jogo coletivo em alta, São José tem ótimas chances de avançar.
Araraquara/Palmeiras
Com 10 vitórias em 26 jogos, o Araraquara/Palmeiras chega com o cartão de visitas de ter batido Franca por 96×70 na penúltima rodada da fase classificatória. A experiência de Arnaldinho e a eficiência de Deivisson são fatores fundamentais para o sucesso da equipe na série de playoff. Outro fator importante é o mando de quadra na primeira partida. Se Araraquara conseguir sair vencendo a série, pode complicar as coisas para São José. Estatisticamente falando, Deivisson aparece como 11º no ranking de eficiência da competição(18.76). Já Arnaldinho contabiliza médias de 15.6 pontos e 4.3 assistências. O cestinha do time na fase classificatória foi Luisinho com médias de 16 pontos por duelo.
Coletivamente, o Araraquara também tem boa médias de assistências (4º no NBB, 15 por jogo), entretanto, não parece tão cheio de armas quanto São José. O baixo número de rebotes ofensivos também é fator que pode complicar o time de Daniel Wattfy.
Retrospecto
Na rodada 9 do primeiro turno, o Araraquara/Palmeiras atropelou o São José (80×56). A partida foi em Araraquara e o cestinha dos donos da casa foi Luisinho com 27 pontos. Do lado perdedor, Mineiro anotou 13 pontos. Vale ressaltar que um dos fatores para a vitória de Araraquara foi ter distrubuÃdo 20 assistências e reduzir São José a apenas 11.
No returno, em São José dos Campos, a história foi outra e os donos da casa venceram por 96×89. Destaque para Fúlvio (30 pontos) e Arnaldinho (25). Mesmo com a vitória, São José apanhou somente 23 rebotes, contra 39 de Araraquara, ponto positivo para o time de Wattfy.
Apostas?
São José entra como favorito absoluto em nosso fórum.
100% dos votantes acreditam que São José vence a série. A maioria apostou em 3×1 na série, mas também tem gente dizendo que vai acontecer uma clássica varrida (3×0). Por enquanto, ninguém acredita no Araraquara/Palmeiras.
Jogo 1 – Via assessoria da LNB
Em Araraquara, o Palmeiras/Lupo/Araraquara venceu o São José/Unimed/Vinac, por 82 a 78, e abriu vantagem na série. O time do técnico Daniel Wattfy foi superior em três dos quatro perÃodos da partida. No último quarto, a equipe visitante foi melhor, porém, não conseguiu tirar a desvantagem no marcador. O NBB é um campeonato organizado pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em parceria com a Rede Globo e patrocÃnio da Eletrobras, Caixa e Spalding.
Na equipe do Araraquara, os principais destaques foram o ala Jhonatan, com 20 pontos, e o armador Arnaldinho, que anotou 17. O pivô Deivisson também foi importante na vitória, já que fez sete pontos e pegou oito rebotes. O maior pontuador da partida foi o armador Fúlvio, com 23 pontos. Os pivôs Wanderson e Paulão, com 19 e 12, também ajudaram na parte ofensiva. Mesmo com as seis assistências, o armador Matheus não conseguiu ajudar a equipe a vencer. O segundo jogo entre São José e Palmeiras acontece no próximo domingo, às 11h, em São José dos Campos.
Jogo 2 – Via assessoria da LNB
Se em Bauru os mandantes ampliaram a vantagem na série para 2 a 0, em São José dos Campos, o time da casa teve o apoio da torcida para empatar os playoffs contra o Palmeiras em 1 a 1. Na primeira etapa, os joseenses foram superiores e saÃram com uma vitória parcial de 50 a 34. Um ponto relevante para esse resultado momentâneo foi a supremacia do São José no fundamento assistências, com vantagem de 16 a nove. Além deste aspecto, o time do técnico Régis Marrelli estava com a pontaria afiada, já que fechou a primeira parte do jogo com 64,2% de aproveitamento nas bolas de três pontos e 69,2% nos arremessos de dois.
Com 22 pontos, o ala/pivô FabrÃcio foi o maior pontuador da partida. O camisa 10 ainda foi responsável por sete rebotes. O pivô Wanderson ficou logo abaixo com 21 pontos, acompanhado de perto pelo ala/armador Matheus, com 18 pontos e sete assistências. O quarto cestinha do time foi o pivô Mudo, com 12. Outro destaque da vitória joseense foi o armador Fúlvio que, apesar de ter marcado apenas dois pontos, esteve brilhante nas assistências, concedendo 15 passes precisos para seus companheiros. No alviverde, Arnaldinho, com 21, Jhonatan, com 15, e Deivisson, com 12, foram os cestinhas.
Satisfeito com a atuação da sua equipe, Régis Marrelli disse o que foi determinante para a vitória. “A nossa defesa foi muito bem. Só demos um pequeno vacilo no terceiro perÃodo, mas, na soma de tudo, a equipe fez um jogo muito bom defensivamente”. O comandante comentou também com relação à supremacia no fundamento assistência (29 a 18). “O Araraquara tem dobrado a marcação em cima do Matheus e do Fúlvio e conversamos para que eles trabalhassem em prol da equipe. Hoje (domingo), o Fúlvio fez apenas dois pontos, mas deu 15 assistências, funcionando como um garçom”, declarou.
Para finalizar, Marrelli projetou o terceiro duelo desta série, que acontece nesta segunda-feira, à s 19h, em São José dos Campos, com transmissão ao vivo do Sportv. “Em playoff cada jogo é uma história e já temos que pensar na partida de amanhã. Espero que o time tenha o mesmo desempenho defensivo e ofensivo. Esta série está muito equilibrada porque o Palmeiras cresceu bastante na competição, porém, precisamos fazer prevalecer o mando de quadra para sairmos com a vitória”, concluiu.
Jogo 3 – via assessoria da LNB
O São José superou o Palmeiras/Lupo/Araraquara, por 71 a 67, e abriu 2 a 1 na série das oitavas de final do NBB. Os destaques do time joseense foram o ala/armador Matheus e o ala FabrÃcio, que marcaram 18 pontos cada um. Essa foi a mesma pontuação do principal nome do Araraquara no jogo, o armador Arnaldinho.
Agora, o São José pode encerrar a série melhor-de-cinco nesta sexta-feira, em Araraquara. Ou, se o Palmeiras vencer, a decisão será na quinta partida, no próximo domingo, na cidade do Vale do ParaÃba. “Merecemos essa vitória. Tivemos muitas contusões durante o campeonato e nosso time mostrou uma superação incrÃvel. Se Deus quiser, vamos fechar esse playoffs lá em Araraquara”, afirmou o armador Fúlvio.
Foto – LNB