Primeiro dia do grupo B da Liga das Américas – Vitória do Flamengo

Escrito por
Publicado em: 15/12/2009

Pelo Grupo B disputado em Isla Margarita (Venezuela), no jogo de abertura do grupo, o Flamengo venceu o Capitanes de Arecibo (Porto Rico) por 81 x 66. No jogo de fechamento da rodada, vitória dos donos da casa, o Espartanos, sobre os mexicanos do Halcones Rojos, por 109 x 105.

Flamengo 81 x 66 Capitanes de Arecibo


Hélio foi destaque na vitória do time carioca

Hélio foi o cestinha pelo Flamengo com 23 pontos, seguido por Jefferson com 18 pontos e Duda com 15. Pelo Capitanes, o ex-jogador da NBA Bonzi Wells marcou 20 pontos e os atletas da seleção porto-riquenha, Angelo Reyes e Larry Ayuso cooperaram com 13 e 11 pontos respectivamente.

O jogo foi bastante equilibrado com o Flamengo começando o primeiro período à frente, vencendo por 19 x 17. Jefferson fez 13 pontos dos seus 18 neste período. No segundo período, Capitanes voltou melhor e conseguiu equilibrar as ações e passou à frente, terminando a primeira metade com 37 x 33.  No terceiro período, Flamengo voltou muito bem, com um ataque mais eficiente e confiante, além de uma defesa que não deu muito espaço para as progressões do Capitanes. Nesta etapa, o Flamengo venceu por dez  pontos (26×16) e conseguiu abrir seis pontos na partida (59×53). Destaque aqui para Hélio, que marcou 11 pontos no período e 18 dos seus 23 na parte final do confronto. O quarto período começou com o Capitanes tentando uma reação, porém o Flamengo conseguiu uma sequência interessante e abriu 10 pontos de vantagem, deixando claro o desespero do Capitanes em tentar virar a partida em um arremesso apenas, sem calma para definir melhor os lances (5/25 de três pontos demonstra um pouco esta “pressa” ofensiva). Duda ainda convertou uma bola de três pontos faltando 43 segundos, abrindo 13 pontos de vantagem e decretando uma margem tranquila para o Flamengo chegar à vitória em sua estréia.

Dos números do jogo, o Flamengo novamente teve um volume enorme nos chutes de três pontos, foram 28 tentados (e 9 convertidos, 32%) dos 59 arremessos totais do time. As bolas de dois pontos foram 31 com 16 acertos (52%). Nos rebotes, liderança nos defensivos, foram 29  capturados e mais 9 ofensivos, contra 12 de ataque e apenas 22 defensivos dos adversários. Os rubro-negros ainda tiveram 17 desperdícios de posse contra 18 do Capitanes. Foram 11 roubos de cada lado, 4 bloqueios do time carioca contra 2 dos adversários e finalizando, 13 assistências do atual campeão brasileiro contra apenas 10 do time porto-riquenho, o que evidencia o jogo baseado um pouco mais no individual do que no coletivo.

Nos dias em que não está inspirado, Larry Ayuso pode realmente atrapalhar um pouco o andamento da sua equipe. A condução de ataque não é um forte do armador porto-riquenho, lembrado sempre pela sua qualidade nos chutes. Hoje, ele chutou 8 de três pontos e converteu apenas 2, ou seja, 25% de aproveitamento. Ainda achou tempo para desperdiçar 5 bolas e fazer 4 faltas. Não teve uma atuação com o nível em que estamos acostumados.

Do lado do Flamengo, inexplicavelmente Guilherme Teichmann teve 5 arremessos de três tentandos, todos errados. Pode-se discutir o que quiser. Qualidade, Teichmann tem, porém enquanto fazia 100% de aproveitamento nas bolas de dois pontos (2/2), o ala-pivô insistia em chutar do perímetro mesmo que o momento não fosse o mais propício ou que as bolas não estivessem caindo. Sem esses chutes todos, o Flamengo poderia ter chutado 9/23 de três, ou seja, 39% de aproveitamento (o que seria uma marca muito boa).

O Flamengo atuou sem o seu capitão e principal estrela, Marcelinho Machado que está contudido e ainda assim fez um bom jogo. Amanhã (terça-feira, dia 15 de dezembro), a equipe enfrenta o Halcones Rojos do México, às 21:30 pela segunda rodada do grupo.

Espartanos 109 x 105 Halcones Rojos

Com muita dificuldade mas fazendo valer o mando de quadra, o Espartanos de Margarita venceu o Halcones Rojos por 109 x 105 com dupla prorrogação. O jogo terminou empatado em 80 pontos no tempo normal e em 94 no primeiro tempo extra. O Espartanos sempre manteve a liderança no jogo, porém viu a boa vantagem de 34 x 21 no segundo período se desfazer. O primeiro tempo terminou com 40 x 32 para o time da casa. Após abrir 51 x 43, o Espartanos parou de produzir no ataque e novamente o Halcones conseguiu tirar para dois pontos a vantagem: 54 x 52. A partir daí o jogo foi bola a bola, mas com momentos melhores para o Espartanos, que chegou a ter vantagem de cinco pontos à 3:31 do fim do jogo. Faltando 1 minuto, uma sucessão de erros das duas partes (arremessos perdidos e bolas desperdiçadas) não alterou o placar até restar sete segundos para o fim, quando os mexicanos fizeram falta e o time anfitrião converteu os dois lances livres, abrindo 80 x 77. No estouro do relógio, o empate em 80 pontos levou para a prorrogação a partida. No primeiro tempo extra, os venezuelanos chegaram a liderar por 94 x 90 faltando trinta segundos para o final. Porém, sofreram dois pontos em um ataque e após um erro perderam a posse de bola e a liderança. No último tiro, erro, o que levou o duelo para a segunda prorrogação. Durante o segundo tempo extra, o Halcones fez 100 x 99 e foi a única vez que esteve na liderança.. Com 1:41 para o final, o time venezuelano ainda errou uma bola de três pontos mas pegou o rebote ofensivo (mais um) que decidiu parte dos problemas. Falta e lances livres convertidos, empatando o jogo. Troca de tiros de três, com sucesso para os Espartanos que abriram 104 x 101 com 1:04 para o final. Mais um tiro de três convertido (com 0:44) e os donos da casa abriram vantagem de 4 pontos (107×103). Essa vantagem foi suficiente para garantir os pontos da vitória.

Destaques do jogo foram Hector Romero com 29 pontos, Cordell Jabark Henry com 25 pontos e Kenny Freeman com 20 pontos pela equipe do Espartanos. Carlos Rivera Ruiz e Ricardo Sanchez, ambos com 20 pontos foram os cestinhas dos Rojos. Lawrence David Hill (Rojos) com 13 rebotes foi o reboteiro do jogo superando por dois rebotes a marca atingida por Clarece Matthews do Espartanos.

Fatal error: Uncaught Exception: 190: Error validating application. Application has been deleted. (190) thrown in /var/www/draftbrasil.net/blog/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273