Promessas da NCAA tentam vaga olímpica
Não será apenas Jonathan Tavernari o único jogador da NCAA a disputar uma vaga em Pequim pela seleção de seu país.
A seleção grega, anfitriã do torneio pré-olímpico e adversária direta do Brasil, em seu processo de renovação, irá realizar treinos táticos para testar duas promessas, o pivô Kosta Koufos (ex-Ohio State, foto em destaque) e o ala-armador da Florida, Nick Calathes, junto de sua seleção principal. A seleção grega que tem conflitos internos por conta de desavenças entre jogadores de clubes rivais, pode ter sim vagas para os dois jovens atletas.
Cotado para ser escolhido entre os 20 melhores jogadores indo para a NBA desse ano, Koufos (pronuncia-se Cufus) é visto como a maior estrela européia em atividade depois de Ricky Rubio.
Com 2,16m o pivô que possui um estilo mais perto do jogo Europeu teve atuação um pouco apagada na NCAA. Com certeza a missão de substituir Greg Oden à altura o prejudicou nisso. Mesmo assim, teve uma média de 14.4 pontos, 6.7 rebotes e 1.8 tocos em sua temporada de novato. Apesar dos números sua melhor arma é seu alto QI de jogo.
Nick Calathes (foto) americano que tem a cidadania grega por causa dos avós, decidiu treinar com a seleção grega ao invés de se dedicar a equipe dos Gators neste verão. Apesar da decisão controversa, o jogador conta com o aval do técnico bicampeão da NCAA, Billy Donovan. “Foi uma decisão difícil, mas no final das contas, meu avô significa muito para mim, minha família e minha carreira no basquete” explicou o jogador.
O versátil armador manteve bons números no seu primeiro ano no circuito universitário com 15.3 pontos, 6.1 assistências, 5.2 rebotes e 1.6 roubadas. Calathes foi o líder da SEC em assistências, conferência que nos últimos anos dominou a NCAA. Calathes está cotado para ser draftado para a NBA entre as 20 melhores escolhas do draft de 2009.
Discuta essa e outras notícias do pré-olímpico no nosso fórum!
Fotos: AP, SportsIllustrated