Redenção: Austrália derrota campeão europeu.
Depois de uma série de derrotas e jogos ruins, a Austrália venceu a Rússia e conseguiu sua primeira vitória nas Olimpíadas. Com esse triunfo, os australianos se mantiveram com chances de classificação e o grupo A ficou um tanto quanto embolado.
Comandados por Andrew Bogut e David Andersen, os australianos conseguiram imprimir um bom nível já no primeiro período. Com um bom aproveitamento fecharam a parcial com 11 pontos de vantagem (27×16). Motivados pelo bom começo, os australianos convertam 13 pontos seguidos e chegaram a abrir 32×16. Acertando 6 de 14 do perímetro os australianos chegaram ao intervalo liderando por 49×33.
No segundo tempo, os russos tentaram reagir, mas as inúmeras bolas certeiras da linha dos três pontos atrapalhavam qualquer tentativa russa. Nos momentos finais, a retomada russa surtiu algum efeito, porém, com 82% de aproveitamento nos lances livres, os australianos administraram bem a partida e ganharam por 95×80.
Bogut e CJ Bruton terminaram o jogo com 22 pontos. Andersen adicionou 11. Pelo lado dos atuais campeões europeus, Viktor Khryapa fez 21 pontos, JR Holden 20 e Alexei Savrasenko 16.
Raoni Moretto
raokiller@hotmail.com
Foto: FIBA