República Dominicana arrasa a Argentina
De forma confortável, a República Dominicana estreou na Copa América da Venezuela vencendo, ninguém mais, ninguém menos do que a poderosa Argentina pelo placar de 91X72. A equipe treinada por Orlando Antigua foi superior ao longo de toda a partida, chegando a abrir uma vantagem de 25 pontos sobre os ‘hermanos’ no quarto final.
Arrasadores desde o início, os dominicanos foram liderados pelos armadores, James Feldeine (cestinha da partida com 21 pontos) e Jose Coroado (18 pontos). Outro destaque dos caribenhos foi o ala, Jack Martinez, que terminou com um ‘double-double’ (12 pontos e 13 rebotes). Pelo lado argentino, os maiores pontuadores foram Nicolas Laprovittola e Luis Scola com 13 pontos cada. Scola, por sinal, foi bem anulado pela defesa adversária não sendo páreo ao excelente aproveitamento das bolas de 3 pontos dos dominicanos (11-18).
O próximo compromisso da República Dominicana (1-0) será contra os anfitriões do torneio, a Venezuela (1-1). Já a Argentina (1-1) descansa na próxima rodada.
Uruguai 68X66 Jamaica
Na partida mais equilibrada – e emocionante – da rodada, o Uruguai estreou na Copa América com uma vitória apertada sobre a Jamaica por 68X66. O triunfo só foi garantido nos últimos segundos, devido a um tapinha decisivo do pivô Esteban Batista.
Batista foi o grande nome do jogo, ao finalizar com 22 pontos e 14 rebotes. Ao lado dele, o armador Leandro Garcia anotou outros 20 pontos e mais 4 assistências. Do lado jamaicano, o destaque ficou por conta do ala e jogador do Cleveland Cavaliers, Samardo Samuels, que marcou 19 pontos e 6 rebotes.
O Uruguai (1-0) terá como adversário a seleção de Porto Rico (2-0) na próxima rodada enquanto a Jamaica (0-2) folga na rodada seguinte.
Canadá 67X83 Porto Rico
Quando tudo parecia que teríamos um 4º período muito equilibrado entre Canadá e Porto Rico, aconteceu o inesperado: os porto-riquenhos resolveram liquidar a fatura. Com uma seqüência incrível de 24X9, os caribenhos derrotaram os canadenses pelo placar de 83X67.
A seqüência de pontos porto-riquenha foi originada graças às performances de Carlos Arroyo (20 pontos e 4 assistências), Larry Ayuso (19 pontos) e Renaldo Balkman (18 pontos e 11 rebotes). Pelo Canadá, os destaques ficaram a cargo da dupla de alas da NBA, Andrew Nicholson (21 pontos e 7 rebotes) e Tristan Thompson (20 pontos e 9 rebotes).
Líder isolado do grupo A, Porto Rico (2-0) enfrentará o Uruguai (1-0), enquanto o Canadá (1-1) mede forças contra o Brasil (0-1) na próxima rodada.
Paraguai 70X75 Venezuela
Na partida que fechou o 2º dia de ações pela Copa América 2013, a Venezuela derrotou de maneira dramática o Paraguai por 75X70. Apesar de manter a liderança sempre sob o controle no último período, os venezuelanos sofreram com as reações paraguaias, deixando a torcida da casa com os nervos a flor da pele.
Os destaques do time da casa foram o ala Axiers Sucre, que marcou 15 pontos e 8 rebotess, além do armador Gregory Vargas e do ala Donta Smith, que somaram 14 pontos cada. Pelo Paraguai, o ‘pivozão’ Guillermo Araujo foi o maior anotador do jogo com 22 pontos.
O Paraguai (0-2) tentará a reabilitação contra o México (1-0) na próxima rodada do grupo B, enquanto a dona da casa Venezuela (1-1) contra a República Dominicana (1-0).