Rodada quase perfeita para os mandantes na NBA
Oito jogos agitaram a noite desta segunda-feira na NBA. E o que chamou a atenção foi o domínio das equipes mandantes, com algumas delas registrando placares elásticos, como foi o caso do Oklahoma City Thunder, que venceu o Dallas Mavericks por 112 a 91, mesmo com Kevin Durant não estando em uma noite inspirada ofensivamente, e com a equipe comandada por Scott Brooks dando uma relaxada após segurar o adversário em 44 pontos nos 24 primeiros minutos de partida. Dos oito jogos da noite, em sete os mandantes saíram de quadra como vencedores. Confira abaixo o resumo da rodada:
(Foto: AP Photo/Michael Conroy)
Logo no primeiro jogo da noite, o Indiana Pacers, que vinha de vitória sobre o Miami Heat na última rodada, não quis nem saber do Chicago Bulls e seu jogo coletivo, com sete atletas anotando 10 pontos ou mais, e venceu, em casa, por 111 a 101, não só conquistando a terceira vitória seguida, mas como empatando a campanha com o time de Illinois, com 29-19 e assumindo a terceira posição nos critérios de desempate, já que nos dois encontros entre essas equipes, a franquia de Indiana levou na melhor.
É bem verdade que o Bulls estava desfalcado, sem o francês Joakim Noah (problema no pé direito) no garrafão, além do armador Derrick Rose, que ainda não entrou em quadra nessa temporada. Mas os comandados de Tom Thibodeau conseguiram fazer jogo duro, sendo superados pelo poderio ofensivo de Paul George, que fez 21 pontos e deu cinco assistências, além de pegar 11 rebotes, todos na defesa; David West, que superou suas médias de 17 pontos e anotou 29, aproveitando a ausência de Noah para não atrapalhar seu jogo; e George Hill, que mais uma vez mostrou sua regularidade e minou o adversário alternando bolas de três pontos (3-5) e bom aproveitamento de quadra, com 7-10FG, terminando a partida com 22 pontos e seis assistências.
Os números monstruosos de Joakim Noah, um dos melhores gringos da NBA na atualidade, com médias de 12.1 pontos e 11.30 rebotes, realmente fizeram falta ao Chicago Bulls, principalmente nos rebotes, já que a equipe levou um pequeno baile no quesito, com 35 a 47.
Orlando Magic @ Philadelphia 76ers
Se Bulls e Pacers tiveram alta pontuação, a partida entre Orlando Magic e Philadelphia 76ers foi muito ruim ofensivamente, com 76ers, jogando em casa, chutando 45.6% de quadra e 15% de três, enquanto os visitantes tiveram horrorosos 33.8% FG e 8.3% na linha de três pontos, com incríveis um de 12. Josh McRoberts foi o cara que matou a bolinha de três do Magic, mas precisou de cinco tentos para converter um.
Com uma produção ofensiva muito abaixo do nível da NBA, o resultado não poderia ser diferente: Philadelphia 76ers 78 x 61 Orlando Magic, no jogo em que os 28 pontos dos donos da casa, no primeiro período, foi o único quarto com 20 pontos ou mais.
Quem não deve ter gostado nada foi o astro Will Smith, que esteve presente no Wells Fargo Center. Mas pelo menos ele viu essa bela enterrada de Nick Young.
Jogo ruim a parte, Spencer Hawes e Jrue Holiday tiveram uma grande noite. O primeiro anotou 21 pontos e pegou 14 rebotes, já o segundo teve 13 pontos e 14 assistências. O resultado manteve os comandados de Doug Collins na cola do Boston Celtics pela oitava vaga no Leste, enquanto o Magic, sem pretensões na temporada, perdeu a 10° seguida.
Los Angeles Clippers @ Washington Wizards
Fora de casa, o Clippers, sem Chris Paul e Blake Griffin, dois pilares da equipe, perdeu a terceira seguida, desta vez para o Washington Wizards, por 98 a 90. Nem mesmo os 29 pontos de Jamal Crawford e os 22 rebotes de DeAndre Jordan conseguiram fazer os angelinos voltarem a vencer e evitar assim mais um bom resultado dos times mandantes na rodada.
Detroit Pistons @ New York Knicks
Nem com a estreia de José Calderón, que teve boa atuação, sendo o cestinha da equipe com 15 pontos, evitou mais uma derrota feia do Detroit Pistons, desta vez sofrendo o revés para o New York Knicks, que venceu jogando no MSG, com extrema facilidade, por 99 a 85, em mais uma noite endiabrada de Tyson Chandler nos rebotes, conseguindo 20 rebotes pela terceira partida seguida, feito que não era alcançado por um jogador da franquia de 1969, com Willis Reed.
Em mais um bom resultado dos mandantes na rodada, o quarto em quatro jogos, o Knicks contou com mais uma grande noite de Carmelo Anthony, que teve 10-17FG e terminou com 27 pontos.
Uma das principais armas da franquia da Big Apple, os chutes de três novamente apareceu, com 14 bolas convertidas, demostrando mais uma vez o poder de fogo de longa distância da equipe comandada por Mike Woodson.
Stoudemire foi de grato auxílio vindo do banco de reservas. Em 28 minutos, o ala/pivô fez 20 pontos e ajudou o time de Nova Iorque a se manter na cola do Miami Heat.
Charlotte Bobcats @Miami Heat
Falando em Miami Heat, o líder da Conferência Leste enfrentou o lanterninha Charlotte Bobcats. Tudo dava a entender que esse seria um jogo tranquilo, principalmente pelo fato de LeBron e companhia atuarem em casa, mas não foi. Suando a camisa e com 31 pontos, oito rebotes e oito assistências de “The King”, que teve uma noite praticamente perfeita, com 13-14 FG, os comandados de Erik Spoelstra venceram, nos minutos finais, por 99 a 94 e mantiveram a liderança em sua conferência, além de ter mantido os 100% dos mandantes até então.
Outros mandantes que também entraram em quadra em venceram foram os times do Oklahoma City Thunder, que derrotou o Mavericks por 112 a 91 e o Utah Jazz, que na prorrogação passou pelo Sacramento Kings, que teve DeMarcus Couins expulso com duas faltas técnicas, por 98 a 91.
No jogo entre Thunder e Mavs, Russell Westbrook mais uma vez deu um daqueles seus passes inexplicáveis, só para se livrar da bola, passando ela para Kevin Durant, que a soube tratar com carinho e deu um passe de gênio para Kevin Martir fazer uma bandeja livre, como vocês podem conferir no vídeo abaixo:
A única equipe que atuou em casa e não conseguiu comemorar a vitória foi o Minnesota Timberwolves, que nem com um último quarto monstruoso, anotando 40 pontos, e com Ricky Rubio fazendo 15 pontos e dando 14 assistências, conseguiu bater o Portland Trail Blazers, que venceu por 100 a 98. Mas quem precisa de vitória quando Greg Stiemsma dá um toco humilhante, como foi na noite de ontem, em Lillard, que certamente vai estar entre os tocos mais bonitos da temporada.
Brincadeiras a parte, esse toco foi simplesmente sensacional!
Depois dessa rodada praticamente perfeita dos times que atuaram em casa, a rodada desta terça-feira contará com os seguintes jogos:
Atlanta Hawks @ Indiana Pacers – 22h (horário de Brasília)
Los Angeles Lakers @ Brooklyn Nets – 22h30 – (horário de Brasília)
Phoenix Suns @ Memphis Grizzlies – 23h (horário de Brasília)
Golden State Warriors @ Houston Rockets – 23h (horário de Brasília)
Milwaukee Bucks @ Denver Nuggets – 00h (horário de Brasília)