Rookies X Sophmores: Hoje é dia de All-Star!
Começa hoje, em New Orleans, a partir da meia-noite e com transmissão ao vivo pela ESPN, o fim de semana das estrelas. Os novatos, liderados pelo ala Kevin Durant, do Seattle Sonics, enfrentam os jogadores de segundo ano, dos talentosos Brand Roy e LaMarcus Aldridge, ambos do Portland Trail Blazers.
Mais uma vez, o favoritismo dos Sophmores é evidente. Mais experientes e adaptados a NBA – a grande maioria dos atletas tem papel de destaque em seus times -, a equipe formada por jogadores no segundo ano de liga, entrará com a responsabilidade de ganhar o jogo contra os novatos.
Mas se engana quem acha que os Rookies entrarão apenas para participar da festa. Com uma equipe talentosa e forte fisicamente, os novatos prometem resistir bravamente ao favoritismo atribuído ao adversário. Basta os jogadores não se deslumbrarem com show que envolve a festa, e praticarem o basquete que estão apresentando em suas franquias.
Estrangeiros
Quatro estrangeiros participarão do evento, três pelo time dos novatos e um pelo time do segundo ano. São eles, Yi Jianlian, chinês do Bucks; o argentino Luis Scola do Houston Rockets e o espanhol Juan Carlos Navarro do Memphis Grizzlies defendendo os Rookies, o italiano Andrea Bargnani do Toronto Raptors completa o grupo de estrangeiros atuando pela equipe dos Sophomores.
Confira a análise das equipes:
Rookies
PG: Mike Conley – Grizzlies
8.8 ppg, 2.5 rpg, 4.6 apg
Apesar de sofrer com uma série de contusões, o armador do Memphis demonstrou muito talento para organizar e comandar um time na distribuição do jogo. Conley será um dos jogadores mais rápidos em quadra hoje, e deve terminar a partida como o líder em assistências.
SG: Kevin Durant – Sonics
19.4 ppg, 4.1 rpg, 2.2 apg
O líder em pontuação entre os Rookies terá toda liberdade do mundo nessa festa. Nada muito diferente do que ocorre em seu time, o Seattle Sonics. Resta saber se ele sofrerá da insistente inconsistência que o assola, ou se apresenta um basquete virtuoso e mortal que apresentava na NCAA – e em muitos jogos da temporada regular da NBA -, capaz de surpreender os Sophmores.
SF: Jamario Moon – Raptors
8.2 ppg, 6.1 rpg, 1.4 bpg
O ala do time de Toronto é a surpresa da temporada. O desconhecido Moon, além de apresentar um basquete produtivo para a equipe, é um verdadeiro espetáculo nas enterradas – ele foi chamado para o Slam Dunk Contest, que acontece amanhã. Espera-se dele muitas cravadas mirabolantes, além de uma incansável disposição.
PF: Yi Jianlian – Bucks
9.6 ppg, 5.7 rpg, 1.0 bpg
A China vai parar, mais uma vez, em um dia de All-Star. Dessa vez não será apenas para conferir o ídolo Yao Ming – que jogará no domingo. Yi é um jogador muito técnico, que poderá utilizar de todo seu enorme talento para fazer a diferença nesse jogo.
C: Al Horford – Hawks
9.3 ppg, 10.0 rpg, 1.0 bpg
O jogador mais forte entre todos que participam dessa festa, deverá comandar o garrafão defensivo e ofensivo com cravadas espetaculares e tocos desmoralizantes. Horford disputa o prêmio de calouro do ano com o ala Kevin Durant.
6° Homem: Luis Scola – Rockets
8.5 ppg, 5.3 rpg, 1.2 apg
O experiente ala-pivô argentino não decepcionou os fãs e está fazendo uma boa temporada de estréia na NBA. Nesse jogo, sua técnica apurada e toda a sua malícia devem fazer diferença para a equipe dos novatos.
Sophmores
PG: Rajon Rondo – Celtics
10.4 ppg, 4.5 rpg, 4.8 apg
Rondo afastou as dúvidas sobre sua efetividade como armador titular do Celtics e, com seu basquete rápido e vigoroso, deverá ser um pesadelo para a defesa adversária.
SG: Brandon Roy – Blazers (dúvida para o jogo)
19.7 ppg, 4.7 rpg, 5.8 apg
Roy é a estrela dos Sophmores, com seu jogo equilibrado e inteligente de infiltrações, passe e boa seleção de arremessos. O maestro do surpreendente Blazers também jogará o All-Star Game no domingo. Existem uma grande possibilidade do calouro do ano na temporada passada não participar do jogo, poupado para o confronto principal no domingo.
SF: Rudy Gay – Grizzlies
19.9 ppg, 6.2 rpg, 1.5 spg
É o jogador para se ficar de olho nesse jogo. Além do incrível talento e produtividade em quadra, o jovem ala do Memphis é um verdadeiro fenômeno atlético. Gay terá liberdade para enterrar a bola em cima de qualquer defensor, e fará os fãs irem ao delírio com seu jogo high-flyer.
PF: Andrea Bargnani – Raptors
10.3 ppg, 3.7 rpg, 1.1 apg
Apesar do péssimo começo de temporada, o jovem ala-pivô italiano finalmente encontrou o seu jogo, e vem em uma seqüência de grandes exibições. Deverá ser o gatilho de fora dos sophmores.
C: LaMarcus Aldridge – Blazers
17.0 ppg, 7.4 rpg, 1.3 bpg
Aldridge é um dos big-mans mais técnicos de toda NBA, e isso certamente será um fator primordial nesse jogo. Com um jogo dentro e fora do garrafão, o talentoso pivô não precisará se preocupar com a defesa – sua maior falha -, e assim, poderá brilhar em quadra.
6° Homem: Ronnie Brewer – Jazz
11.9 ppg, 2.9 rpg, 1.9 spg
O seu arremesso é estranho e pouco confiável, mas sua habilidade física e eficiência em quadra será muito importante se o time dos Sophmores pretende vencer o jogo. Brewer deve brilhar no jogo de transição que caracteriza essa partida
Palpite do editor
Vitória: Sophmores
Cestinha: Rudy Gay – Sophmores
Reboteiro: Al Horford – Rookies
Passador: Mike Conley – Rookies
Bloqueador: Jamario Moon – Rookies
MVP do jogo: Rudy Gay
por Paulo Passini Junior