Saldanha vai a São José enfrentar o campeão dos Jogos Abertos do Interior na abertura do NBB
Chegou a hora dos arremessos e enterradas do Novo Basquete Brasil e o Guaraná Antarctica/Vitória/Saldanha já está no estado de São Paulo para encarar o São José/Unimed/Vinac neste domingo (1º de novembro), às 11 horas, no ginásio Lineu de Moura, em São José dos Campos. A equipe viajaria neste sábado de avião, mas por causa do mau tempo em Vitória que impede pousos e decolagens no Aeroporto Eurico Salles, a equipe embarcou de ônibus para não correr o risco de não chegar em tempo para a estreia.
O clima na equipe é dos melhores. O técnico Aldo Machado Júnior sabe que o adversário irá impor limites às investidas do ataque alvirrubro, mas espera que o jogo da equipe capixaba encaixe conforme o combinado durante os treinos.
“O São José foi o campeão dos Jogos Abertos de São Paulo e não enfrentaremos um time inocente, mas a nossa equipe ganhou uma identidade, evoluímos. Vislumbramos uma característica de jogo e isso se concretizou durante os amistosos. Isso me dá confiança. Saímos daqui para jogarmos bem e se o jogo encaixar, temos chance de uma vitória”, destacou o técnico Aldo Júnior, bastante confiante.
O capitão do Guaraná Antarctica/Vitória/Saldanha, Lucas Costa, salientou as mudanças ocorridas na equipe paulista desde a última temporada.
“O São José é outra equipe. Muito mais experiente, com mais bagagem. São jogadores com passagem pela Seleção Brasileira e também com experiência internacional. Todos merecem bastante atenção de nossa equipe. Por outro lado, o Saldanha está bastante fortalecido e acredito que será um belo jogo de estreia”, disse o ala/pivô Costa.
Quando falou da experiência dos adversários da estreia, Lucas Costa se referia aos armadores Fulvio e Matheus, ao ala Renato e ao pivô Wanderson.
“Precisamos deixar o nosso sinal de alerta completamente ligado”, orientou o capitão.
Com um visual diferente e trançado por uma africana, o ala/pivô Casé embarcou cheio de otimismo. E na bagagem, além dos tênis e uniformes, ele levou a esperança de uma boa atuação.
“A expectativa é boa. Temos um único objetivo: a vitória. A equipe se comportou nos amistosos. Temos que ficar atentos nos rebotes, nos contra-ataques e a preocupação em uma boa transição”, frisou.
O cubano Amiel destacou o comportamento da equipe nos jogos preparatórios. Segundo ele, foi um início de temporada bastante proveitoso.
“Tivemos dois testes muito bons. Sentimos que o time está com muita disposição de começar e nosso objetivo é ganhar”, afirmou o também ala/pivô.
De acordo com o novo regulamento do Novo Basquete Brasil, apenas os quatro primeiros colocados têm vaga garantida nas quartas-de-final. A partir de 8 de abril, as equipes classificadas da quinta à 12ª colocações disputarão uma fase classificatória para definir as quatro vagas remanescentes, com os seguintes cruzamentos: 5º x 12º, 6º x 11º, 7º x 10º e 8º x 9º.
Após a reclassificação dos times, será definido o cruzamento das quartas-de-final. O pior colocado na fase de classificação que vencer nesse playoff enfrentará o primeiro colocado (da fase classificatória). Todos os playoffs serão definidos em melhor-de-cinco jogos. As quartas-de-final começam dia 21 de abril. As semifinais têm início em 4 de maio e a final, no dia 17 do mesmo mês.
São parceiros da equipe o Guaraná Antarctica, Governo do Estado do Espírito Santo, Prefeitura Municipal de Vitória e Centro Capixaba de Referência ao Esporte Alarico Duarte Lima (Cecre).