Final Four da Liga das Américas: na prorrogação, Peñarol é campeão invicto

Escrito por
Publicado em: 4/02/2010

A decisão da competição mais importante do basquete FIBA das Américas começa a ser decidida hoje, em um empolgante Final Four na belíssima cidade de Mar del Plata, na Argentina sem a presença do basquete brasileiro. Minas, Flamengo, Joinville e o atual campeão, Universo, foram eliminados na primeira fase.

O Peñarol de Mar del Plata, de Sergio Hernandez, atual vice-campeão argentino, larga com certo favoritismo. Além de ter feito uma boa primeira fase, quando destronou o time de Lula Ferreira por 73-70 (veja o box aqui), tem a vantagem de hospedar a fase final, quando a torcida promete pressão absoluta. Em busca da sua segunda conquista nesta competição, a esperança dos anfitriões está sobretudo nas mãos do trio Kyle Lamonte, Léo Gutierrez (aquele mesmo das bolas de 3 da seleção argentina) e Tato Rodríguez.

Os Espartanos de Margarita chegam como os azarões. Se classificaram em um grupo poderosíssimo, que tinha Flamengo e Capitanes de Arecibo (com Bonzi Wells e Elias Ayuso) e isso os credencia como potência latina. Falta, porém, profundidade no elenco. O seu maior destaque é o ótimo jogador venezuelano, Hector Pepito Romero, jogador chave em todas as movimentações ofensivas dos venezuelanos.

O Quimsa de Santiago é, talvez, o time que melhor se reforçou para a Liga das Américas. O clube argentino montou um elenco com profundidade, tem grande poder de garrafão (em todos os sentidos) personificado em Román Gonzalez além de ótimas opções como Tintorelli. No banco, um técnico experiente: Carlos Romano.

Os Halcones Xalapa, buscam a redenção depois da dolorosa derrota em casa no ano passado, quando caíram perante a um jogo incrível de Valtinho e Alex. O time que costuma se reforçar com vários estadunidenses  apostou as fichas, nesta temporada, no excelente pontuador uruguaio Leandro García Morales. A surra de quase 30 pontos que aplicou no Joinville (ver aqui as estatísticas) deixou marcado o poder de fogo dessa equipe.

O Sportv deve transmitir todas as partidas do Final Four, ou ao vivo ou em VT.

Atualizando após a primeira rodada:

Os argentinos saíram na frente e na noite da sexta-feira decidem quem só dependerá de si na rodada final de amanhã para conquistar o principal título do continente. Abrem a rodada os dois derrotados, pela sobrevivência na competição.

Placares da 1ª rodada:

Peñarol 92 X 73 (clique aqui para as estatísticas da partida)

Quimsa 101 X 99 Halcones Xalapa (clique aqui para as estatísticas da partida)

Atualizando após a segunda rodada:

Pra quem esperava equilíbrio e quem sabe uma surpresa no clássico argentino, viu um vareio histórico dos donos da casa, que em alto nível, atropelou o Quimsa do início ao fim. No jogo que abriu a rodada, vitória do Halcones de Xalapas por 4 pontos, o que os mantém em uma briga matemática pelo título.

Para ser campeão, o Peñarol precisa somente vencer. O Halcones tem que vencer e torcer para uma improvável derrota do Quimsa para o Espartanos de Margarita (e evitar que assim a decisão vá para o saldo de cestas, o que favorecia os de Mar del Plata em grande medida). O Quimsa pode até vencer e forçar o empate triplo com Peñarol e Halcones, mas o terrível saldo contra da segunda rodada o afasta de qualquer possibilidade de título. Os venezuelanos, que chegaram no Final Four como a única equipe não invicta, tentam voltar pra casa com pelo menos uma vitória.

Espartanos de Margarita 78 X 82 Halcones Xalapa (veja aqui as estatísticas)

Peñarol de Mar del Plata 87 X 58 Quimsa (veja aqui as estatísticas)

Finalíssima:

A vitória dos Espartanos no jogo de abertura acabou deixando o melhor da festa pra grande partida decisiva. Sem combinação de resultados, o vencedor da partida seria o campeão da Liga das Américas. E então Peñarol e Capitanes de Arecibo fizeram um grande jogo. Depois de um jogo com várias trocas de placar no tempo normal, a decisão ficou para a prorrogação, quando os donos da casa garantiram o título. O Peñarol de Mar del Plata foi campeão invicto da competição, e os Halcones Xalapa, novamente vice-campeões. 93 a 91.

Espartanos de Margarita 71 X 62 Quimsa (veja as estatísticas aqui)

Peñarol de Mar del Plata: 93 X 91 Halcones  Xalapa (veja as estatísticas aqui)

Warning: array_merge(): Argument #1 is not an array in /var/www/draftbrasil.net/blog/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/seofacebook.php on line 559 Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /var/www/draftbrasil.net/blog/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/seofacebook.php on line 561