Sem maiores surpresas
Os quintetos ideais defensivos da temporada 2015/2016 da NBA foram anunciados na última 4ª feira (dia 25/05) e para a alegria dos torcedores, sem maiores surpresas. Ao lado do jogador defensivo do ano, o ala do San Antonio Spurs, Kawhi Leonard, que foi eleito de maneira unânime (130 1º votos) está o ala Draymond Green do Golden State Warriors (123 1º votos), o pivô DeAndre Jordan do Los Angeles Clippers (47 1º votos) e os armadores Chris Paul também do Los Angeles Clippers (59 1º votos) e Avery Bradley do Boston Celtics (62 1º votos), que efetivamente rebaixou o armador do Memphis Grizzlies, Tony Allen, para o 2º quinteto ideal. Confira a votação final abaixo:
Estreante do All-Star Game nesta temporada, Leonard ajudou os Spurs a limitar os adversários à mais baixa pontuação da liga com 92,9 pontos sofridos por jogo. Também foi o 1º jogador sem atuar como pivô a receber o prêmio de jogador defensivo do ano por 2 temporadas seguidas desde Dennis Rodman há 25 anos atrás, tendo estabelecido médias de 1,78 roubadas, 5,5 rebotes defensivos e 0,99 tocos. Green, escolhido para o All-Star Game também pela 1ª vez nesta temporada, ficou na 2ª colocação na eleição do prêmio de jogador defensivo da temporada pelo 2º ano consecutivo, tendo registrado 635 rebotes defensivos e produzido médias de 1,47 roubadas e 1,40 tocos pelos Warriors.
Já Bradley, o mais votado entre os armadores para o prêmio de jogador defensivo do ano, produziu sua maior marca na carreira com 1,54 roubadas pelos Celtics. Enquanto isso, Jordan liderou a NBA em rebotes defensivos (média de 10,3 por partida) e foi o 2º melhor em tocos (média de 2,3 por partida) e Paul, seu companheiro de time, foi o 3º melhor na liga em roubadas de bola (média de 2,05 por partida). O armador dos Clippers foi nomeado para o 1º quinteto pela 5ª temporada consecutiva e a 6ª no geral, fazendo dele o 12º jogador em toda a história a receber a condecoração por pelo menos 6 vezes. Já Leonard, Green e Jordan foram escolhidos pela 2ª temporada seguida, enquanto Bradley herdou a vaga pela 1ª vez.
O 2º quinteto ideal defensivo consiste dos alas Paul Millsap do Atlanta Hawks (11 1º votos) e Paul George do Indiana Pacers (5 1º votos), do pivô Hassan Whiteside do Miami Heat (44 1º votos) e dos armadores Tony Allen do Memphis Grizzlies (44 1º votos) e Jimmy Butler do Chicago Bulls (18 1º votes).