Splitter joga bem e Tau Ceramica vence na Euroliga
Na noite desta quinta feira, cinco jogos movimentaram a principal competições de clubes da Europa.
Em uma partida que terminou, mas não terminou, o Fenerbahce da Turquia conseguiu vencer o Lietuvos Rytas da Lituânia, por 95 – 91.
A curiosidade do jogo ficou por conta do último lance do último período, quando um arremesso certeiro de Willie Solomon deu a vitória para o time da casa, o Fenerbahce. No entanto, minutos após o lance, os juízes da partida foram revisar a jogada e concluiram que o tempo havia acabado, antes do arremesso.
Com isso, as duas equipes foram chamadas de volta para a quadra, tiveram 20 minutos para se aquecerem e jogaram a prorrogação.
Somente nela, o Fenerbahce conseguiu se impor novamente e saiu com a vitória.
Willie Solomon foi o cestinha com 27 pontos, enquanto que pelo lado dos lituanos, Chuck Eidson foi o melhor com 20.
Com isso, o Fenerbahce chega a duas vitórias e uma derrota no grupo E, ocupando a segunda posição.
Jogando pelo grupo F, o Real Madrid perdeu a sua invencibilidade fora de casa, ao ser derrotado pelo Maccabi de Israel.
Atuando no Nokia Arena lotado, com mais de 10 mil espectadores, o time do brasileiro Alex Garcia foi superior durante todo o tempo, conseguindo construir sua vitória, em especial no segundo e no terceiro período, com parciais de 25 – 13 e 20 – 13.
Alex começou o jogo como titular e permaneceu em quadra por pouco mais de 18 minutos, nos quais conseguiu anotar 6 pontos, além de 4 rebotes e 4 assistências. Will Bynum, com 22 pontos, Terrence Morris com 16 e o uruguaio Esteban Batista, com 14, foram os maiores pontuadores do lado israelense, na vitória por 94 – 75.
Pelo lado merengue, o espanhol Felipe Reyes e Louis Bullock, foram os destaques com 16 e 15 pontos, respectivamente.
Além da vitória, o Maccabi também assume a liderança do grupo que era do Real Madrid, ambos tem duas vitórias e uma derrota.
Zalgiris Kaunas e Olympiacos completam a tabela, com uma vitória e duas derrotas.
Em outra partida da noite, o Partizan não teve dificuldades para derrotar o outro time turco no torneio, o Efes Pielsen.
A partida também ficou marcada por um fato curioso, já que na noite que antecedeu a partida, quatro jogadores do time turco decidiram não viajar para a Sérvia, alegando que o país vive uma séria crise política e que seria muito arriscado.
Sem a presença de Drew Nicholas, Loren Woods, Andre Hutson e Rashad Wright, os turcos tiveram apenas oito jogadores a disposição durante a partida e acabaram derrotados por 78 – 65.
Nikola Pekovic, com 20 pontos e Milt Palacio com 14 foram os destaques do time da casa e principais responsáveis pelo triunfo.
Foi a primeira vitória do Partizan em três jogos no grupo D. Os sérvios se igualam ao Efes Pielsen e ao Panathinaikos e todos seguem bem atrás do Montepaschi Siena, que tem 3 vitórias.
Mais um time espanhol atuando esta noite, o Tau Ceramica derrotou o Aris TT Bank, por 87 – 69.
Mesmo sem poder contar com Igor Rakocevic, um dos principais jogadores do elenco espanhol, o time de Tiago Splitter garantiu a invencibilidade e a liderança isolada no grupo E.
Em contra partida, o time grego tem uma campanha sem nenhum triunfo nesta fase do torneio. Foram três derrotas nos três primeiros jogos.
Sergi Vidal foi muito bem em seus arremessos de longa distância, finalizando o jogo com 16 pontos, enquanto Tiago Splitter saiu do banco de reservas para ser dominante no garrafão. Foram 16 pontos e 7 rebotes em apenas 21 minutos na quadra.
Fechando a noite, jogando em seu ginásio, diante de pouco mais de 4 mil pessoas, o Barcelona não encontrou a mínima dificuldade e atropelou os italianos do Lottomatica Roma.
Com um ataque inspirado, liderado pelo italiano Gianluca Basile, o time azul-grená chegou aos 30 pontos, nos 10 primeiros minutos de jogo.
Daí em diante, foi só manter o ritmo e esperar a vitória por 86 – 57.
Basile com 19 pontos e Jaka Lakovic com 17 foram os grandes jogadores do Barça, no triunfo que garantiu a liderança do grupo G, a frente do CSKA Moscou, ambos com duas vitórias e uma derrota.
Os italianos, que tiveram em David Hawkins seu único destaque, com 18 pontos, seguram a lanterna do grupo, com uma vitória e duas derrotas, mesma campanha do Unicaja.