Super 4 – Brasil X Argentina – E o clima esquentou…
Nada como um Brasil X Argentina para esquentar o clima da gelada Foz do Iguaçu (PR) na noite de 5ª feira. Com autoridade e equilíbrio, a seleção de basquete nacional venceu o time argentino por 91X75 na final do torneio Super 4 – Eletrobrás, que contou ainda com as participações do Chile e da seleção da Espanha B.
A partida começou nervosa e após uma troca de empurrões entre Marcelinho e Léo Gutierrez – que foram expulsos – no 2º período, por pouco o confronto não se transformou em um evento do UFC. Mas com calma e consistência, o Brasil soube controlar o ritmo do último amistoso em solo nacional, antes de embarcar para Washington, onde enfrentarão os EUA no dia 16/07.
Apesar dos desfalques de Leandrinho e Marquinhos, a partida começou equilibrada. Com a liderança de Tiago Splitter, que terminou com 19 pontos, 8 rebotes e 5 assistências, o time da casa, comandado também por Anderson Varejão (17 pontos, 4 rebotes e 2 assistências), foi para o 2º período vencendo por 28X21.
Na 2ª etapa, os visitantes se recuperaram e chegaram a encostar no placar, diminuindo a vantagem dos brasileiros com uma excelente atuação de Luís Scola (19 pontos). O ponto alto deste quarto foi um lance no garrafão argentino, quando Marcelinho se desentendeu com Léo Gutierrrez, que empurrou e apertou o pescoço do brasileiro. A confusão se generalizou e as comissões técnicas precisaram intervir para acalmar os ânimos dos jogadores. Porém a equipe de Rubén Magnano aumentou o ritmo e foi para o intervalo vencendo por 47X37.
Na volta, os argentinos se recuperaram e chegaram a diminuir a vantagem para 1 ponto, com boas jogadas produzidas por Andrés Nocioni (13 pontos), mas o Brasil voltou a encaixar o jogo do 1º tempo, principalmente com a ajuda de Marcelinho Huertas (14 pontos, 5 rebotes e 7 assistências) e foi para o último período vencendo por 66X61.
Os brasileiros dominaram a etapa final. Com Larry Taylor (16 pontos, 1 rebote e 1 assistência) inspirado, o time colocou uma diferença de 15 pontos e com personalidade, garantiu o título do Super 4. O armador Marcelinho Huertas, um dos destaques da partida, foi eleito o MVP do torneio.