Terceiro dia do Sul-Americano 2010

Escrito por
Publicado em: 29/07/2010

Chegou ao fim a primeira etapa do Sul-Americano de Neiva. Após uma primeira fase disputada e com vários bons jogos não tivemos surpresas entre os semifinalistas. A Colômbia que apontava como principal novidade acabou derrotada para a Argentina e eliminada da competição. O Uruguay por alguns instantes se complicou contra o Chile, todavia, acabou se classificando com um bom segundo tempo de partida.

Na primeira partida do dia tivemos mais um massacre contra os fracos equatorianos. Dessa vez foram os venezuelanos que não tomaram conhecimento do fraco time formado com muitas dificuldades. 104×43 com 17 pontos de Gregory Vargas e 14 de Hector Romero.

Brasil e Paraguay fizeram a segunda partida do dia. O resultado foi a vitória brasileira (93×81) com grande aproveitamento do perímetro (44% – 14/32) e ótimas atuações de Murilo e Jonathan Tavernari. Os dois por enquanto estão ajudando e muito o Brasil nesse Sul-Americano. Fúlvio com 15 pontos e Duda com 14 também tiveram boa presença ofensiva. Cabe ressaltar a luta guaraní, afinal, fazia tempo que não víamos um time paraguayo lutando de igual pra igual contra uma seleção brasileira. Tirando o segundo período, todos os outros foram muito parelhos com os vizinhos chegando a ganhar o último (19×18). Javi Martínez foi destaque mais uma vez com 18 pontos. Guillermo Araújo e Bruno Sanotti também mostraram seu ótimo valor com 16. Com a vitória a seleção brasileira foi a única a terminar a primeira fase invicta (3 vitórias).

Uruguayos e chilenos jogaram logo após a partida do Brasil e travaram um bom duelo. Tentando de forma heróica se classificar, os chilenos partiram pra cima na base da vontade e apoiando muito do seu jogo em Patricio Briones. Sem resposta por muitos momentos e com um Reque Newsome apagado, os celestes chegaram a ficar 10 pontos atrás no placar. Todavia, o segundo tempo foi talvez o primeiro momento iluminado do time de Gerardo Jauri em todo o Sul-Americano. Pouco mas suficiente, afinal, Martín Osimani (de volta), Fernando Martínez, Mauricio Aguiar, Esteban Batista e Joaquín Izuibejeres foram demais para os andinos. Izuibejeres e Martínez em especial começaram a reação no terceiro período com boas bolas do perímetro. Osimani (11 pontos e 6 assistências) mostrou todo seu nível nos dois lados da quadra. Com ele os celestes tiveram organização ofensiva e uma defesa forte. No final o placar foi 75×64, Martínez anotou 23 pontos, Izuibejeres 14 e Batista 13. Briones foi o cestinha chileno com 19 unidades.

O último duelo do dia foi talvez o mais esperado. Colombianos e argentinos disputavam uma vaga para a semifinal nesse embate. Os donos da casa buscavam essa condição de semifinalistas pela primeira vez na história (vale lembrar que desde 1981 o Final Four do Sul-Americano é o mesmo: Argentina, Uruguay, Brasil e Venezuela). Mais uma vez na base da empolgação e com grande apoio da torcida os colombianos partiram pra cima. Stalin Ortiz e Edgar Moreno foram essenciais e no primeiro quarto os locais venciam por 2 pontos. Porém, a qualidade técnica e organização tática falaram mais alto. Com um segundo período forte e um início de segundo tempo afiado os argentinos garantiram a vitória e eliminaram os bravos colombianos. Leonardo Mainoldi foi o cestinha com 17 pontos e Juan Gutiérrez fundamental com 12 pontos e 11 rebotes. Román González também foi bem com 10 pontos e 11 rebotes. Ortiz com 23 pontos e Moreno com 17 foram os nomes colombianos.

Nessa quinta-feira há o descanso oficial, entretanto, sexta-feira (30) já temos agenda cheia. Primeiramente acontecem os jogos entre os eliminados (Paraguay vs Equador e Colômbia vs Chile). Logo após temos as semifinais (Uruguay vs Argentina, Brasil vs Venezuela).

Raoni Moretto
raokiller@hotmail.com

Foto: FIBA Americas

Fatal error: Uncaught Exception: 190: Error validating application. Application has been deleted. (190) thrown in /var/www/draftbrasil.net/blog/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273