Torcida do Universo/BRB não sabe para qual ginásio ir
Sabemos que o NBB está apenas começando e que há uma notória correria contra o tempo, mas as primeiras impressões passadas pelos dirigentes da liga aos torcedores não podem deixar de ser criticadas.
Afinal, um dos maiores problemas das últimas edições do Campeonato Nacional se repete no início da competição organizada pela Liga Nacional de Basquete: a falta de informação.
E estamos falando aqui de uma informação extremamente básica, pois faltando menos de 48 horas para a estréia da competição, os torcedores simplesmente ainda não foram informados sobre o local dos jogos.
Em cidades pequenas, onde há apenas uma opção de ginásio, a falta dessa informação não chega a ser tão relevante. O problema ocorre principalmente nas capitais, como Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo, onde nem sempre há um padrão de local de jogos.
E a pergunta tem total cabimento, pois desde que o ginásio Nilson Nelson foi reformado, passou a ser uma opção para o Universo/BRB, razão pela qual inclusive foi indicado como “ginásio oficial do Universo/BRB” no extinto site provisório da LNB.
Como o site do NBB somente será inaugurado no dia 28 de janeiro, mesma data da estréia do torneio, os torcedores não têm como buscar as informações mais básicas, que também não podem ser obtidas no “padrinho oficial do NBB”, o site Globoesporte.com.
Depois não se lamente que “o público não comparece” ou que “o basquete não é um esporte rentável no país”.
Abaixo, apenas alguns dos dispositivos legais, da lei 10.671/2003 (Estatuto do Torcedor) que já estão sendo descumpridos pela LNB:
“Art. 5o São asseguradas ao torcedor a publicidade e transparência na organização das competições administradas pelas entidades de administração do desporto, bem como pelas ligas de que trata o art. 20 da Lei no 9.615, de 24 de março de 1998.
Parágrafo único. As entidades de que trata o caput farão publicar na internet, em sítio dedicado exclusivamente à competição, bem como afixar ostensivamente em local visível, em caracteres facilmente legíveis, do lado externo de todas as entradas do local onde se realiza o evento esportivo:
I – a íntegra do regulamento da competição;
II – as tabelas da competição, contendo as partidas que serão realizadas, com especificação de sua data, local e horário;”
“Art. 20. É direito do torcedor partícipe que os ingressos para as partidas integrantes de competições profissionais sejam colocados à venda até setenta e duas horas antes do início da partida correspondente”.
cc. Iniciada a competição, não poderá haver troca de arenas pelas equipes”.