Uberlândia e Limeira estão confirmadas no NBB3. Carioca pode ser a terceira nova equipe
Kouros apontou e na sequência o senador Wellington Salgado confirmou, ainda no sábado, a volta de Uberlândia, sede do Jogo das Estrelas do NBB 2, ao mais alto nível do basquete profissional do país. Balassiano promete, para esta segunda-feira, o nome do treinador, além de outras informações, em seu blog. O senador, em ano eleitoral, terá duas franquias sob o seu comando e, quando perguntado sobre o fato, minimizou, falando que adquiriu duas franquias logo no lançamento do NBB.
Quem esteve em Uberlândia neste fim-de-semana sabe, sem dúvida alguma, que as chances de Valtinho voltar a jogar lá são gigantescas. O armador é um ídolo local (muito mais do que vocês podem imginar) e seria um pilar fundamental para a montagem de um time de alto nível para a estréia do time mineiro no campeonato da LNB. Além dele, Estevan, outro jogador com boa passagem, também pinta como nome. São, no entanto, ainda especulações e, quando perguntei a Salgado algo neste sentido, ele preferiu ser vago e manter as opções em aberto. A informação ainda que atrasada, aqui está: Uberlândia está mesmo de volta.
A novidade que aqui trago é o retorno do campeão paulista do ano passado, o Limeira, ao NBB. Após um ano afastado por problemas financeiros, a estrutura diretiva da equipe mantém o mesmo núcleo, com Cássio Roque no comando. No banco de reservas, uma estréia: Demétrius, antes auxiliar e técnico da base, agora promovido ao posto principal. Amanhã, aqui no Draft Brasil, publico uma entrevista exclusiva com Demétrius contando do projeto. Não é especulação, mas uma informação confirmada por Kouros Monadjemi e Demétrius: Limeira jogará o NBB 3.
Uma terceira possibilidade para o ano que vem seria o Nova Iguaçu, outro que tem direito de fundador de participação mas ainda não conseguiu montar uma equipe. Muito se fala de uma possível associação com algum clube carioca de futebol, mas isso não parece muito promissor no momento. O presidente da liga também não acredita em debandada. Segundo ele, a verba anual repassada às franquias tem aumentado e não faria sentido abandonar o barco justo agora, num momento de crescimento.
Seguindo as expectativas postas, é provável que o número de participantes do NBB 3 seja de 16.
Foto: LNB