Um belo aperitivo em Madrid

Escrito por
Publicado em: 22/07/2008

Num ginásio completamente lotado, a Espanha derrotou a Argentina, por 90 x 88.

A partida foi amistosa, nenhuma das equipes jogou com vigor máximo durante boa parte da disputa, mas mesmo assim as duas equipes proporcionaram um verdadeiro espetáculo, tanto para quem estava no ginásio, quanto para quem assistiu a partida pela televisão, através das belas imagens transmitidas pela TV espanhola.

A Espanha venceu a partida, mas saiu de quadra assustada com um fulminante reação da seleção argentina, que desperdiçou algumas chances de empatar e até de virar a partida nos segundos finais.

Grande parte da vitória espanhola foi construída num início arrasador dos atuais campeões mundiais. Os espanhóis aparentavam maior ritmo de jogo, enquanto os argentinos penavam para tentar segurar o ataque adversário. Só conseguiam parar com (muitas) faltas.

Como o sistema defensivo argentino funciona na base de trocas rápidas para implementar a dobra no jogador com a bola, a falta de ritmo da equipe gerou vários buracos na defesa e o ataque espanhol, um dos mais eficientes do mundo, não perdoou.

Aliás, chama muita atenção a variedade de opções ofensivas dessa esquadra da Espanha. Os irmãos Gasol (Marc e Pau) formam uma dupla de pivôs que toda seleção gostaria de ter, ao menos no setor ofensivo. Se os argentinos apertavam a marcação no garrafão, Rudy Fernandez, Jose Calderon e Jorge Garbajosa não perdoavam do perímetro, com precisos arremessos de 3 pontos.

No entanto, o que causou um verdadeiro estrago na seleção argentina foi a imensa quantidade de rebotes ofensivos permitidos. Temporariamente sem Fabricio Oberto, lesionado, e definitivamente sem Walter Hermann, nossos hermanos levavam nítida desvantagem nas disputas no garrafão.

No entanto, contando com um segundo tempo exepcional de seus ídolos e comandada pelo maior deles, Emanuel Ginobili, a argentina conseguiu tirar uma vantagem de dois dígitos no placar.

Nos segundos final, caprichosamente Luis Scola e Emanuel Ginobili desperdiçaram arremessos livres que teriam empatado a partida. Ainda assim, Paolo Quinteros arremessou uma bola de 3 pontos que daria a vitória aos argentinos no estouro do cronômetro.

A bola caprichosamente não entrou, mas os espanhóis que vinham num clima de festa nesta fase de preparação, assustaram-se. E nós, basqueteiros, órfãos da seleção, não vemos a hora dos Jogos Olímpicos começarem…

Warning: array_merge(): Argument #1 is not an array in /var/www/draftbrasil.net/blog/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/seofacebook.php on line 559 Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /var/www/draftbrasil.net/blog/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/seofacebook.php on line 561