Um giro pelos adversários do Pré-Olímpico

Escrito por
Publicado em: 2/07/2008

Confira como anda a fase de preparação dos nossos adversários no Torneio Pré-Olímpico:

GRUPO A

Brasil

Falaremos da seleção brasileira oportunamente, mas vale frisar que a equipe conta com pelos menos 5 desfalques importantíssimos (Valtinho, Leandrinho, Guilherme Giovannoni, Anderson Varejão e Nenê). Essa poderia, inclusiver, ser uma eventual formação titular da seleção. Neste quesito, estamos atrás de qualquer outra seleção do Torneio Pré-Olímpico.

Grécia

A equipe conta com importantes desfalques: Lazaros Papadopoulos, Nikos Hatzivrettas e o jovem pivô Kostas Koufos (recém draftado pelo Utah Jazz) ficarão de fora.

Quem está de volta a seleção é o pivô Sofoklis Schortsianitis, após ficar afastado da equipe para recuperar a forma física.

O time da Grécia não apresenta muita novidade. É um time com uma das melhores defesas do basquete mundial e costuma jogar coletivamente, razão pela qual dificilmente alguém se destaca ofensivamente na equipe.

A defesa é comandada por Dimitris Diamantidis, considerado por muitos o melhor defensor do basquete FIBA.

Papaloukas está de volta!

Além de Diamantidis, os anfitriões contarão com um excelente elenco formado por Vassilis Spanoulis, Nikos Zisis, Kostas Tsartsaris, Antonis Fotsis, Theo Papaloukas e cia.

Líbano

A equipe não deveria ser considerada um adversário a altura da seleção brasileira, mas os tempos são outros, e no ano passado nos encontramos numa posição de levar sufoco das Ilhas Virgens.

Nunca é demais lembrar que a seleção libanesa bateu a equipe da Venezuela no Mundial de 2006 e, na maior zebra daquele campeonato, surpreendeu a poderosa França.

O ala-armador Fadi El Khatib é disparadamente o maior destaque da equipe. Também é bom ficar ligado no veterano pivô Joseph Vogel.

Começaram a fase de preparação levando uma surra dos canadenses (89 x 67).

GRUPO B

Alemanha

Dirk Nowitzki é 50% do time e todos sabem, mas como não dá para levar um torneio sem um mínimo de elenco de apoio, é necessário avaliarmos o restante do plantel.

A equipe conta com dois significativos desfalques: Mithat Demirel e Johannes Herber.

No entanto, ao que consta, a quinta colocada do último Campeonato Europeu disputará o Torneio Pré-Olímpico com um elenco ainda mais forte. Isso porque acaba de ser divulgado que o processo de naturalização de Chris Kaman foi concluído, significando que o pivô do Los Angeles Clippers está liberado para defender a Alemanha no torneio.

Péssima notícia para o Brasil: Kaman é alemão!

Infelizmente, esta é uma terrível notícia para o Brasil, ainda mais considerando que Chris Kaman acaba de ter a sua melhor temporada na carreira.

Em fase de preparação, os alemãs bateram a seleção da Polônia por duas vezes (76 x 62 e 90 x 72).

A equipe ainda conta com Jan-Hendrik Jagla (DKV Joventut), um exímio arremessador de 3 pontos com 2,11 metros de altura (como se a Alemanha precisasse de outro) e o ala-armador Steffen Hamann.

Nova Zelândia

Quer um bom motivo para a seleção brasileira fazer um esforço descomunal para derrotar a Grécia na primeira fase do torneio? Enfrentar a Nova Zelândia na segunda fase.

Além de serem fregueses dos brasileiros, os neozeolandezes vivem uma péssima fase. Na fase de preparação, levaram 3 surras. Duas contra os rivais australianos (94 x 57 e 75 x 60), que não contaram com o pivô Andrew Bogut, e uma contra o Canadá (90 x 63).

Os destaques são Kirk Penney, Craig Bradshaw e o sempre fora de forma Pero Cameron.

Cabo Verde

Não há muito mais o que se falar a seleção de Cabo Verde, exceto que eles falam português e a sua capital se chama Praia.

De qualquer forma, é bom frisar que Cabo Verde surpreendeu a seleção da Nigéria na Copa Africana de 2007.

Existe ainda uma especulação de que o ala Ryan Gomes, do Minnesota Timberwolves, poderia ser juntar à seleção de Cabo Verde. Seria um grande reforço para a seleção comandada por Rodrigo Mascarenhas.

GRUPO C

Eslovênia

A equipe conta com 7 jogadores dos 12 que surpreenderam na primeira fase do último Campeonato Europeu, dentre os quais Radoslav Nesterovic, Jaka Lakovic e Uros Slokar.

Se não formos contar com aqueles que sempre estão fora (Beno Udrih e Primo Brezec, por exemplo), são apenas 2 os desfalques importantes: Matjaz Smodis e Erazem Lorbek.

Contudo, a equipe conta com um reforço importantíssimo que ajuda a superar os desfalques: Sani Becirovic (draftado pelo Denver Nuggets e campeão da Euroliga pelo Panathinaikos em 2007).

Sani Becirovic é mais uma pedra em nosso caminho.

É candidatíssima a uma das 3 vagas para os Jogos Olímpicos.

No último dia 27, disputou um jogo treino (sem uniformes) contra a Croácia, sendo derrotada por 70 x 66.

No dia seguinte, as duas equipes voltaram a se enfrentar, dessa vez num amistoso “oficial”. A Eslovênia levou a melhor por 73 x 70. Uros Slokar acertou a cesta de 3 pontos que definiu o placar com menos de 1 segundo para o fim.

Canadá

A base da seleção canadense é praticamente a mesma daquela que disputou o Torneio Pré-Olímpico das Américas.

Os canadenses contarão também com Andy Rautins da Universidade de Syracuse. Vem a ser aquele armador, filho do técnico canadense, que sofreu uma grave lesão justamente na estréia contra o Brasil. A lesão simplesmente afastou Rautins da temporada 2007/08 da NCAA. Além dele, o veteraníssimo Rowan Barrett se junta ao elenco.

Quem também anda fazendo barulho por lá é o ala-pivô Joel Anthony, que ganhou uma chance no time do Miami Heat que só fez perder nesta temporada.

O maior destaque, no entanto, é o pivô haitiano/canadense Samuel Dalembert, do Philadelphia 76ers. É outro que vive o melhor momento da carreira.

Nesta fase de preparação, a equipe canadense trucidou as seleções do Líbano (89 x 67) e da Nova Zelândia (90 x 63). Olho vivo em Carl English, Jermaine Anderson e Levon Kendall.

O Canadá do Torneio Pré-Olímpico Mundial é definitivamente uma equipe mais bem preparada do que aquela que disputou o Torneio das Américas.

Coréia do Sul

O destaque da seleção da Coréia do Sul é o alto e lento pivô Ha Seung-Jin.

Com 2,21 metros, o pivô disputou algumas partidas pelo Portland Trailblazers em duas temporadas. Serviu de motivo de gozação, e só…

GRUPO D

Croácia

Sexta colocada no último Campeonato Europeu, a Croácia conta com um dos elencos mais fortes do Torneio Pré-Olímpico, formada por excelentes arremessadores de 3 pontos.

Marko Popovic, Mario Kasun, Zoran Planinic, Davor Kus, Roko-Leni Ukic, Damir Markota são apenas alguns dos nomes de um elenco que não sofreu qualquer alteração significativa do Campeonato Europeu para cá.

Como foi dito acima, a Croácia disputou duas partidas amistosas contra a Eslovênia, vencendo uma partida e perdendo a outra.

Planinic não disputou as duas partidas, pois estava finalizando a sua transferência do Tau Ceramica para o CSKA de Moscou.

Porto Rico

Velhos conhecidos e agora já na posição de carrasco dos brasileiros, os porto-riquenhos vão com força máxima para o Torneio Pré-Olímpico Mundial.

Larry Ayuso = chuva de 3 pontos

Até o pivô Daniel Santiago que andava afastado da seleção voltou. Carlos Arroyo, José Juan Barea, Larry Ayuso, Carmelo Lee, Angelo Reyes, Ricky Sánchez, prometem uma verdadeira chuva de três pontos.

E se você é fã do desengonçado pivô Peter John Ramos, ele também estará na Grécia…

Camarões

Bem, sobre Camarões não dá sequer para afirmar que eles falam português ou que a capital se chama Praia.

Os camaroneses foram vice-campeões africanos em 2007 e, por falta de verbas, quase deixam de disputar o Torneio Pré-Olímpico.

Warning: array_merge(): Argument #1 is not an array in /var/www/draftbrasil.net/blog/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/seofacebook.php on line 559 Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /var/www/draftbrasil.net/blog/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/seofacebook.php on line 561