Universo/BRB bate Assis/Basket na estréia

Escrito por
Publicado em: 29/01/2009

Em Brasília, o Novo Basquete Brasil (NBB) começou bem para os donos da casa, os atuais vice-campeões do Universo/BRB, que venceram o Assis/Basket pelo placar de 88 x 75 na frente de cerca de 1.500 espectadores. Os destaques do time brasiliense foram Alex e Valtinho, com 19 e 15 pontos, respectivamente. Pelo lado dos paulistas, Nilo Jr, com 13 pontos e três assistências, e o pivô Rodrigo Bahia, com 12 pontos e 6 rebotes foram os melhores em quadra.

Logo no primeiro quarto, o Universo mostrou mais força e organização em quadra e abriu 23 x 12 ao fim do período. Enquanto os brasilienses eram claramente mais organizados no ataque e na defesa, o time de Assis, com apenas duas semanas de treinamento, mostrou que ainda terá muito trabalho pela frente para atingir o nível das principais equipes da Liga.

“Foi o nosso primeiro jogo, com uma equipe completamente reformulada. Muitos destes jogadores eu nem conhecia há duas semanas, quando eles chegaram na cidade para começar os treinamentos”, contou o técnico do time, Marco Antônio Aga. “Basquete é entrosamento, é conjunto, precisamos de mais tempo para treinar. Nosso time vai evoluir ao longo da competição”, prometeu ele.

No segundo quarto de jogo, liderados pelo veterano Ratto, os brasilienses passaram a marcar pressão na quadra do adversário, evidenciando ainda mais as dificuldades da equipe paulista, que cometeu 16 erros durante o jogo. “Precisamos de mais tempo juntos, falta entrosamento. Ainda assim, o resultado não foi ruim, foram só 13 pontos”, apontou o camisa 8 de Assis, Nilo Jr.

Mantendo a pressão, o Universo chegou no último quarto com uma boa vantagem, 71 x 51, podendo administrar a partida e descansar seus titulares. Entre eles o cestinha do jogo, Alex, que havia machucado o tornozelo no primeiro quarto e sequer entrou em quadra no último período.

Sem Arthur, Valtinho e Alex, o Assis ameaçou reagir e acabou vencendo a última etapa por 24 x 17, mas não conseguiu se aproximar mais e acabou derrotado. “Já era difícil esta estréia por estarmos apenas começando um trabalho, ainda jogamos com uma boa equipe como o Universo, sabíamos que seria muito complicado vencer”, desabafou Aga ao fim da partida.

Do outro lado, o técnico Lula Ferreira afirmou que espera melhores atuações do time nas próximas rodadas, mas se disse satisfeito com o resultado. “Há uma ansiedade natural por se tratar de uma estréia. Além disso, nós usamos todos os 12 atletas disponíveis, até por isso houve falhas na nossa defesa”, explicou o treinador. “Na próxima rodada, contra Bauru, teremos que jogar melhor, eles fizeram um ótimo Campeonato Paulista, é um adversário duro”, previu.

Na próxima rodada, o Universo/BRB recebe o GRSA/Itabom Bauru, também no ginásio da Asceb, às 20h, na sexta-feira, dia 30 de janeiro. Vale lembrar que alguns dos jogadores que participaram do time campeão mundial em 1959 estarão no ginásio e serão homenageados. O Assis/Basket terá folga e só volta a jogar na terça-feira, dia 3 de fevereiro, em casa, também contra a equipe de Bauru.

Fatal error: Uncaught Exception: 190: Error validating application. Application has been deleted. (190) thrown in /var/www/draftbrasil.net/blog/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273