Venezuela bate a Argentina
Depois das vitórias de Uruguay e Brasil nos primeiros jogos do dia, Argentina e Venezuela se enfrentaram em San Juan, Porto Rico. O time de Sergio Hernández entrou em quadra para tentar apagar a má fase de preparação mas não conseguiu. No final, os venezuelanos conseguiram confirmar a primeira surpresa da Copa América 2009.
No primeiro período os argentinos começaram mal (Román González se complicou em faltas) e a seleção venezuelana tomou conta do marcador. Ao final do primeiro quarto os venezuelanos ganhavam por 2 pontos (18×16). Porém, a seleção da Argentina não melhorou na segunda parcial e continuou assistindo a Venezuela jogar. No intervalo o placar apontava 39×30 em favor da Venezuela.
No segundo tempo, a fraca defesa argentina do perímetro permitiu que a seleção de Oscar Torres e companhia continuasse a liderar o jogo. Apesar de Luis Scola jogar em bom nível, os argentinos apresentaram um fraco basquete durante todo o decorrer da partida (perderam todos os períodos de jogo). Sem reação, os comandados por Hernández assistiram à Venezuela fechar o jogo em dilatados 85×69.
Oscar Torres com 22 pontos foi o cestinha venezuelano. Héctor Romero fez 19. Pelo lado argentino, Scola contribuiu com 25 pontos (cestinha do jogo).
Raoni Moretto
raokiller@hotmail.com
Foto: FIBA Americas