Visitantes abusados
O 1º dia da rodada inicial dos playoffs da NBA foi bem movimentado e cruel – pelo menos para 3 dos 4 anfitriões. Das 4 partidas que foram disputadas, 3 delas foram vencidas por equipes visitantes, apenas a 2ª vez na história da NBA que 3 times jogando fora de casa ganharam o jogo 1 das séries de 1ª rodada no dia de abertura da pós-temporada – isto também aconteceu no dia 26/04/1996. Confira os melhores momentos e alguns fatos determinantes das equipes vitoriosas:
Toronto 87X94 Brooklyn
Os Nets provaram a importância da experiência nos playoffs na vitória por 94X87 contra o Toronto na partida de abertura da série. Deron Williams e Joe Johnson anotaram 24 pontos cada um, mas foi Paul Pierce quem fez a diferença. Apesar das dificuldades no início da partida, Pierce marcou 9 dos seus 15 pontos no último período, sendo 7 deles contra a fraca marcação de Patrick Patterson.
Uma das peças fundamentais da surpreendente campanha dos Raptors neste ano, DeMar DeRozan entretanto desapontou na sua estréia dos playoffs. Um dos melhores ‘jump-shots’ da temporada, ele registrou um aproveitamento de 3-14 nos arremessos, totalizando 14 pontos. Por outro lado, Kyle Lowry marcou 22 pontos e Jonas Valanciunas somou 17 pontos e 18 rebotes pelo Toronto. Valanciunas é o 2º jogador dos Raptors a produzir um ‘double-double em sua estréia na pós-temporada (Tracy McGrady estabeleceu 25 pontos e 10 rebotes contra o New York em seu 1º jogo nos playoffs em 2000).
Los Angeles 105X109 Golden State
Os Warriors começaram a partida contra os Clippers a fim de um único objetivo: a derrota. Ao desperdiçar os 8 primeiros arremessos e ficar a 11 pontos de desvantagem no placar, Stephen Curry e companhia tiveram que se re-estabilizar após os vários pedidos de tempos. Graças a incrível performance (defensiva) de Klay Thompson, muitas vezes usado de forma inadequada como arremessador, o Golden State roubou o mando de quadra dos Clippers depois do triunfo por 109X105. Thompson anotou 22 pontos e somou 7 rebotes e 5 assistências para suprir os problemas de faltas de Curry (14 pontos) e Andre Iguodala (8 pontos).
Chris Paul foi o cestinha do jogo 1 com 28 pontos, além de 7 rebotes e 8 assistências, mas sofreu com a marcação de Thompson ao longo da partida. Paul errou seus primeiros 8 arremessos quando foi defendido por ele, além de cometer 3 dos seus 6 desperdícios contra ele. Provavelmente, Doc Rivers e os Clippers não devem querer que Paul pontue bastante nos próximos jogos. Eles tiveram um retrospecto de 7-5 nesta temporada quando CP3 marcou 25 pontos ou mais, comparado à campanha de 37-12 quando Paul registra menos de 25 pontos.
Indiana 93X101 Atlanta
A cada infiltração produzida, Jeff Teague dos Hawks demolia os planos de uma boa estréia nos playoffs dos Pacers. Teague ajudou o Atlanta a interromper uma seqüência de 8 derrotas fora de casa nos playoffs (desde o jogo 1 da série contra o Chicago em 2011), anotando 28 pontos – sua melhor marca na carreira nos playoffs – na vitória por 101X93 contra o Indiana. 78 % das suas tentativas de arremesso aconteceram em infiltrações, totalizando 20 pontos neste tipo de jogada. Com mais 25 pontos de Paul Millsap, a dupla combinou para 53 pontos não dando nenhuma chance de resposta para os Pacers.
Mesmo com os 24 pontos, 10 rebotes e 5 assistências de Paul George, a crise instaurada no Indiana ao final da temporada regular parece não querer acabar. Que o diga Roy Hibbert, que registrou 8 pontos, 8 rebotes e um péssimo aproveitamento de 4-9 nos arremessos, não acertando sequer uma tentativa fora do garrafão. Até o 3º quarto, o pivô tinha totalizado somente 2 pontos e cometido 3 erros.
Oklahoma City 100X86 Memphis
Quando os Grizzlies esboçaram uma reação contra o Thunder no jogo 1, Kevin Durant apareceu com o seu “balde de água fria”. O Memphis conseguiu tirar boa parte dos 25 pontos de diferença no placar antes de Durant dar conta do recado. O cestinha da temporada marcou 13 dos seus 33 pontos no último período, ajudando o Oklahoma City a vencer por 100X86 o Memphis no jogo 1 da série. Além dos 33 pontos, ‘KD’ estabeleceu 8 rebotes e 7 assistências, marcando a 9ª partida seguida nos playoffs que ele produziu 20/5/5 – empatado com a 4ª seqüência mais longa da história da NBA.
O único jogador dos Grizzlies que conseguiu “segurar” Durant no confronto foi Tony Allen. Ele limitou Durant a 13 pontos – um aproveitamento de 5-14 (36 %), mas o ala do Thunder anotou 20 pontos contra outros defensores – aproveitamento de 8-11 (73 %). Zach Randolph liderou o Memphis com 21 pontos e 11 rebotes, mas acertou apenas 7 das 21 tentativas de arremessos e teve problema com faltas ao longo do 2º tempo.