Vitória mais elástica em 5 anos
A título de curiosidade, a seleção brasileira masculina adulta de basquete quebrou um tabu na vitória por 94 x 54 contra o Líbano, em sua estréia no Torneio Pré-Olímpico Mundial.
Isso porque o Brasil não derrotava um adversário por uma vantagem de 40 pontos (ou mais) desde 22/07/2003, isto é, há quase 5 anos.
A vítima naquela ocasião foi a seleção do Paraguai, no Campeonato Sul Americano, e o placar foi ainda mais dilatado: 93 x 48 (45 pontos de vantagem).
De lá para cá, foram disputadas 117 partidas, entre oficiais e amistosas, sem que a seleção conseguisse impor uma vantagem de 40 pontos no placar. Neste período, a seleção enfrentou seleções como Qatar, Colômbia, Chile (7 vezes), Nova Zelândia (5 vezes) e Ilhas Virgens (3 vezes).
Aliás, desde aquela partida contra o Paraguai realizada em 2003, a seleção não permitia tão poucos pontos ao seu adversário como nessa vitória contra o Líbano.
Ainda no campo da curiosidade, 3 jogadores que disputaram a partida de 5 anos atrás continuam no elenco que bateu o Líbano: Tiago Splitter, Marcelinho Machado e Alex.
Se os números valem de curiosidade, é bom ficar atento à realidade. Um dos placares mais expressivos da seleção brasileira nestes 5 anos foi contra o Qatar (97 x 66), veio a ser a única vitória em cinco jogos na desastrosa campanha brasileira no Mundial 2006.
É esquecer o placar contra o Líbano e focar das próximas partidas…