Vivo/Franca vence Universo/Brasília em partida de tirar o fôlego

Escrito por
Publicado em: 27/02/2010

Foi de faltar ar. O jogo entre o Vivo/Franca e o Universo/Brasília, um rival antigo, tirou o fôlego dos mais de dois mil torcedores que assistiram de perto o confronto válido pela terceira rodada do returno do NBB (Novo Basquete Brasil) 2009/2010. Marcado para às 20 horas a partida aconteceu no templo do basquete francano, o Ginásio Pedrocão, com resultado final favorável para a equipe da casa. No placar, 98 a 89.

A partida foi disputada do início ao fim. No primeiro quarto Franca abriu vantagem, mas Brasília encostou no placar com ajuda dos lances livres. 24 a 24 para começar. No segundo quarto, muita confusão. Mineiro se machucou depois de disputar bola com Ricardo. Alterou-se e foi expulso. A partir daí o jogo para o adversário foi amarrado e cheio de erros. Nezinho foi o segundo a deixar a quadra; expulso também por questionar insistentemente a arbitragem. A torcida não perdoou. Franca aproveitou a energia do ginásio e a falta de equilíbrio emocional do Brasília e abriu vantagem. 58 a 40 no primeiro tempo (34 a 16), diferença importante para a decisão.

Depois do intervalo a disposição foi renovada, mas o clima de rivalidade ainda tomava conta do Ginásio. Alex e Ricardo Probst se desentenderam e também tiveram que terminar o jogo no vestiário. Mesmo sem três jogadores, Brasília reagiu e fechou o terceiro quarto com vantagem de quatro pontos (20 a 24). No último quarto também ficou na frente (20 a 25), mas não o suficiente para vencer a partida.

No primeiro turno o Franca Basquete foi quem ficou na desvantagem perdendo de 88 a 80 para o time de Lula. Desta vez, a equipe deu o troco. Com a vitória, Franca, que estava em quinto na tabela de aproveitamento, voltou ao G4 com 68,75%. Agora o time de Hélio Rubens soma 16 jogos e 11 vitórias, saltando do quinto para o terceiro lugar na tabela.

O time do distrito federal ainda permanece na primeira posição, mas com 87,50% de aproveitamento (estava com 93,33%). O cestinha da partida foi Helinho, que marcou 26 pontos além de ter anotado quatro rebotes e seis assistências. Pelo time adversário destaque para o camisa 12, Guilherme. Ele converteu 23 cestas e pegou oito rebotes.

O próximo desafio do time é vencer o jogo contra o Pitágoras/Minas marcado para este domingo, dia 28, às 11 horas. A partida também será em casa.

———————

O Vivo/Franca BC quebrou a seqüência favorável do líder Universo/BRB/Financeira Brasília, vencendo, nesta sexta-feira (26 de fevereiro), o duelo válido pela terceira rodada do returno da fase inicial da segunda edição do Novo Basquete Brasil (NBB) – 2009/2010, por 98 a 89 (58 a 40 no primeiro tempo), atuando no ginásio Municipal Pedro Murilla Fuentes (Pedrocão), na cidade de Franca (SP).

Com a vitória, o time francano chegou aos 68,75% de aproveitamento – 11 vitórias e 05 derrotas. Já a equipe do Distrito federal, mesmo perdendo, segue isolada na primeira colocação, agora com 87,50% de aproveitamento – 14 vitórias e 02 derrotas.

Para Vitor Benite, da equipe paulista, esta foi uma vitória muito importante para a seqüência do campeonato. “O jogo foi truncado, com algumas expulsões, mas conseguimos um rendimento bom e saímos de quadra com uma vitória muito importante, pois foi conquistada diante do líder da competição, que só havia perdido uma vez em toda a competição. Temos a meta de fechar este returno na melhor colocação possível e demos um passo importante nessa direção”, analisa o ala/armador, que anotou 11 pontos.

O time brasiliense, que teve três jogadores desqualificados – Alex, Nezinho e Mineiro –  não atuou da forma como está acostumado. “O jogo foi atípico, com lances conturbados, paralisações e muitas faltas técnicas, aliado ao fato de não termos apresentado o nosso melhor desempenho. Nos lances de quadra, tivemos uma produção melhor, o que pode ser verificado na estatística da partida, mas o lance livre acabou sendo determinante para o resultado final”, analisa Aluísio Ferreira, o Lula, técnico do Universo/BRB/Financeira Brasília.

Já os maiores pontuadores da partida foram Helinho, 26 pontos, e Williams, 17 pontos, pelo time da casa; Guilherme Giovannoni, 23 pontos, e Estevam, 21 pontos, em favor do visitante.

O Vivo/Franca BC volta à quadra no domingo (28 de fevereiro) para enfrentar o Pitágoras/Minas Tênis, às 11h00, no ginásio Municipal Pedro Murilla Fuentes (Pedrocão), na cidade de Franca (SP). Já o Universo/BRB/Financeira Brasília buscará a recuperação encarando o Palmeiras/Lupo/Araraquara, na mesma data e horário, atuando no ginásio Municipal Presidente Castelo Branco (Gigantão), na cidade de Araraquara (SP).

Foto: Newton Nogueira


Fatal error: Uncaught Exception: 190: Error validating application. Application has been deleted. (190) thrown in /var/www/draftbrasil.net/blog/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/facebook/base_facebook.php on line 1273