WADA faz duras críticas ao programa anti-dopagem da NBA

Escrito por
Publicado em: 21/10/2012

Parece que o cerco ao uso de doping na NBA está aumentando. Nessa semana, o diretor geral da Agência Mundial Anti-Dopagem (WADA), David Rowman, fez duras críticas ao programa de combate ao doping na NBA.

“Existem falhas no programa deles, entre o que é executado e o que nós sugerimos que seja feito”, afirmou Rowman. “Eles sabem qual foi a nossa sugestão”, complementou o diretor que foi chamado pela liga para realizar testes e descobrir o uso do hormônio de crescimento (HGH) entre outras coisas. “Esperamos que a NBA esteja discutindo estes pontos ao invés de deixá-los apenas no papel.” A NBA não quis comentar sobre o assunto.

Como o próprio slogan do site oficial da WADA diz: "Jogue limpo!"

Como o próprio slogan do site oficial da WADA diz: “Jogue limpo!”

Em 2005, em depoimentos diante do Congresso norte-americano, os oficiais da liga defenderam a tese de que as drogas para o aumento da performance dos atletas provavelmente não são eficientes no basquete. “Eles não percebem que têm o mesmo problema como a das outras ligas profissionais dos EUA e, portanto, não têm tratado isto exatamente da mesma maneira”, disse Howman. “Eu acho que se deve tomar muito cuidado quando você afirma que substâncias dopantes não são benéficas em qualquer esporte, porque você vai ter que provar o contrário. E você provará o contrário quando você não está esperando por isso. ”

Atualmente, o HGH é proibido na NBA, mas a liga não realiza exames de sangue nos jogadores para isso. A WADA recomenda enfaticamente este tipo de teste, já implantado em muitas organizações esportivas como no COI e, de maneira limitada, na MLB. A NFL já demostrou interesse na implantação destes testes, mas assim como na NBA, nenhum avanço foi publicado.

Vamos aguardar as cenas dos próximos capítulos desta novela envolvendo doping X WADA, para que isto não manche a imagem da NBA e que ela continue como uma das ligas esportivas mais “limpas” ao redor do mundo.

Warning: array_merge(): Argument #1 is not an array in /var/www/draftbrasil.net/blog/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/seofacebook.php on line 559 Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /var/www/draftbrasil.net/blog/wp-content/plugins/seo-facebook-comments/seofacebook.php on line 561