SALARY CAP - 6ª parte - CAPs máximo e mínimo e exceções.
CAP mínimo - D$ 100.000
REGRAs BÁSICAs:
1 - Quem estiver acima do CAP só poderá trocar para baixo.
2 - Quem estiver abaixo do CAP só poderá trocar para cima.
O valor da troca para o sistema aceitar será o total, então trocas 2-1, 3-1, 1-picks(não possuem valor na troca enquanto a ordem do draft não foi definida, como critério de datas, até a trade deadline imediatamente anterior ao draft),
3 - Quem estiver abaixo do CAP por 2 temporadas consecutivas terá seu CAP máximo diminuido em D$ 30.000 para a season seguinte. (as datas para essa captura de valores de CAP será na offseason, imediatamente antes de serem aberto os FAs). porque o cap das equipes vai variar durante o ano com trocas, assinatura de FAs do lixão, etc.
Exceções para quem tem CAP máximo.
ROOKIES: todo GM tem direito de ser assinar seu rookie, sendo que o valor do contrato seguirá uma escala fixa de acordo com a posição no nosso draft. Mesmo que ultrapasse o limite do CAP. Desde que seja o próprio GM que tenha draftado. caso seja feito alguma troca, terá de haver uma sign and trade, e seguirmos as regras 1 e 2.
Mid Level (MiL): qualquer jogador que esteja no FA, e que não tenha nenhuma oferta de contrato no seu valor mínimo. independente da idade do jogador. Durante as 2 semanas dos FAs, o vencedor da mid level (que levará o jogador) será a equipe que teve a melhor campanha no ano anterior (FPG) durante a season. depois das duas semanas dos FAs a primeira oferta levará o jogador. A mid level poderá ser de 1 a 4 anos de duração, com ou sem restricted no ano anterior ao término (respeitando o limite de 1 por temporada de cada equipe). e o MID Level poderá ultrapassar o CAP sem problemas.
Toda equipe terá direito a 1 contrato nestes termos por season. o valor será de D$ 10.000 (jogador 10+fps) ou D$ 5.000 (jogador 10-fps) por temporada.
Lixão-level (LiL): salário de D$ 0.500 por temporada toda equipe terá direito a assinar qualquer jogador do lixão (à partir da pré-temporada da NBA, pelo valor mínimo, com duração de acordo com a vontade do GM, mesmo que a equipe esteja acima do CAP. Quando algum jogador é dispensado, ele fica por 3 dias no mínimo nos FAs, indo para a equipe que propor melhor contrato ou depois dos 3 dias para a primeira equipe que propor um LiL pra ele.
buyout: Caso a equipe queira se livrar de algum peso morto, poderá utilizar-se desse critério para limpar o CAP antes da trade deadline.
com os seguintes critérios:
jogador encerrou a carreira na superliga: (por contusão, idade, foi pra europa, morreu...) o CAP contará até o final da season somente, independente de quantos anos ainda restam.
jogador ainda continua na superliga, o cap contará por mais por mais 1 temporada caso o contrato ainda tenha mais de 1 ano de duração.
Player Option (P.O.): Começará a valer em 12-13. Mesmo acima do CAP o GM poderá entrar na Free Agency, concorrer de igual com todos os outros GMs, assinar por no mínimo 2 anos e o valor que bem entender. Porém a duração do contrato só será válido após a primeira temporada se o time for campeão, caso perca, o jogador entrará na FA novamente após a primeira season.
Cada equipe terá direito a 1 P.O a cada 2 temporadas.
O contrato com essa opção deverá obrigatoriamente ser o primeiro contrato assinado (caso o GM opte por essa opção) pela franquia na offseason.
Resumindo:
Cada equipe poderá fazer no máximo 2 contratos com clausula de FArestrict este ano. após apenas 1.
Esceção: Rookies.
Cada equipe poderá fazer 1 contrato MiL por season.
Cada equipe poderá fazer quantos contratos LiL quiserem. Mesmo que estejam acima do CAP.
Cada equipe poderá fazer apenas 1 contrato PO a cada 2 temporadas, não sendo acumulativo.
ou seja. se fizer em 12-13 não poderá fazer em 13-14. se fizer em 13-14 não poderá fazer em 14-15...
sei que aqui iremos ter várias duvidas. ou não?
uma delas: em uma disputa por jogador, vence quem propuser um valor maior por temporada, se empatar pela maior quantidade de anos, e se empatar vence a equipe que tiver feito melhor temporada anterior. (FPG)