Re: Torcidas organizadas
Creio que são indispensáveis, porém causam muita confusão...
existem torcidas e torcidas tbm... é diferente... eu qdo pivete fui membro, e saí pq não concordava com os acontecimentos durante um tempo, e hj não vejo necessária a minha associação, porém admiro e respeito, assim como critico e xingo as TO's... Posso falar das torcidas q eu conheço... A Gaviões da Fiel, hj em dia, apóia o tempo inteiro nos jogos... incentiva o time o tempo todo... eu admiro muito isso... só cobram, xingam ou vaiam (motivando a grande maioria da torcida corinthiana presente nos estádios) após q o jogo acaba... se vai jogar com o Fortaleza, normalmente, o torcedor "comum" de SP não vai ... mas com certeza lá encontrarão gaviões de são paulo, assim como de sub-sedes do nordeste... isso é um ponto válido tbm... tem músicas exaltando o Corinthians... e não só apra a torcida... (claro, tbm tem músicas sobre a torcida, mas a grande maioria cantada no estádio são para o time... "todo-poderoso timão", "corinthians minha vida", "eu nunca vou te abandonar", "bando de loucos" ... ) A Camisa 12, apesar de ter "criado" o "eu nunca vou te abandonar" é uma torcida fechada neles... cantam somente (quase) música da 12 e ficam fechados no "mundinho" deles assistem aos jogos, comparecem, gritam pro time, mas não interagem com o resto.... o mesmo vale para a Pavilhão 9...
mas tem muitos contras... muito "foge" um pouco da direção das organizadas, mas não duvido em um pouco que estejam diretamente ligadas... a parte da violência, é totalmente explicável por isso... junta uma galera... que passa a ver o adversário como inimigo mortal, e não como um adversário e motivados por álcool e outras substâncias, além da "emoção" acabam partindo para a violência... fazendo emboscadas para acabar com o inimigo e ser bem visto na quebrada... para defender a honra de seu pavilhão (que não é necessariamente o Clube de Futebol, mas muitas vezes a própria organizada)...
já estive nessa situação... não em organizada, mas em jogos universitários... onde, teoricamente, todos que estão ali possuem um nível intelectual acima da média, no meu caso, onde a grande maioria vive em uma classe social onde vive a grande minoria do povo brasileiro, mas motivado por esse "ódio e honra" vai pra briga, claro que em proporções menores do que as organizadas de futebol, mas o conceito é quase o mesmo...
eu acho sim elas indispensáveis... não "compactuo" com alguma delas... e penso que tenha que ser muito bem regulamentadas... " o cara que brigou, foi pego fazendo merda é gavião???" foda-se a Gaviões deve ser responsável judicialmente por isso... o cara está usando uma camisa da instituição Gaviões da Fiel Torcida, então a TO é responsáel... não pode "aceitar" qualquer pessoa como sócio... se ão seguir os regimentos internos da torcida tem que ser expulso e notificado junto aos órgãos responsáveis (PM, Federação de futebl...) penso que talvez essa seja uma forma de limpar os maus elementos e de passar um feedback para os competentes por isso...
Vai Corinthians, vai e não para de LUTAR
Vai torcida FIEL
Saravá SÃO JORGE ele vai nos ajudar!!!