Pois é Raoni, mas poucos tentam interpretar textos por aqui.
Mas a partir de que mais informações vão surgindo vamos vendo o que de fato aconteceu e o que motivou o ataque dos caras da Mancha. Parece que um cara (o Zeca Urubu) ficou xingando o Valdivia na hora do aquecimento, e o Valdivia respondeu fazendo uns gestos obcenos, o grupo achou que era pra todos e após o jogo foram cobra-lo, ainda mais com a derrota do time. Creio que mesmo se tivessemos vencido o jogo ontem, teria acontecido algum dedo na cara no aeroporto.
Enfim, já disse quando teve o caso do Fabinho Capixaba que a Mancha precisava dar uma maneirada no Zeca, o cara tem 10 parafusos a menos, e acho até que não bate muito bem da cabeça, você vê que ele não fala muito coisa com coisa, mas o cara é palmeirense e agita o jogo inteiro, e está em todos os jogos. É complicado você cobrar um cara que se dedica tanto a entidade.
Se foi isso que aconteceu mesmo, pra mim então está todo mundo errado, o torcedor (não sou hipócrita, disse aqui que não gosto de quem fica xingando durante o jogo, e foi isso que ele fez, antes do jogo até), o Valdivia por responder de maneira idiota e a Mancha por toda a confusão e por não ter controle sobre esse associado.
Acho que os erros foram esse e ponto. Quando começarem a falar que foi a mando de alguém, eu vou até desencanar, pois se for ver no vídeo da confusão, tem até cara da Tup. E todos sabem que ultimamente Mancha e Tup é tipo água e óleo.
Vou comentar alguns pontos do Sonic, como tinha falado antes.
sonicman escreveu:1- Em primeiro lugar, é engraçado ver caras que se dizem de esquerda usarem um discurso que legitima a violência contra o jogador (ou qualquer pessoa que seja) desta forma. Usando esse mesmo discurso, legitimo que o patrão explore fisicamente o empregado, ou que a homem explore fisicamente a mulher, apenas e tão somente por sentirem que a "performance destes" não tá boa. No caso de um torcedor bater no jogador, por mais apaixonado que seja o torcedor, no fim das contas a violência contra o jogador tem fins meramente metafísicos e egoísticos da psiquê do torcedor, razão pela qual, no fim das contas, pra mim o cara que faz isso tem tanta "legitimidade" pra isso quanto o machão que bate na mulher. Por mais que o torcedor seja apaixonado, no fim das contas o ato e seus objetivos são igualmente vis, e o tal do amor é absolutamente incapaz de mudar esse cenário (como bem sabem, o que não falta é homem espancando mulher e dizendo que fazem isso por amor).
Eu legitimo cobranças fortes por parte da torcida a jogadores, não por "má performance" de tal jogador, mas por safadeza. Jogador pilantra como o Valdivia foi até o começo desse ano (e ele mesmo admitiu isso, que está pagando pelo que fez no passado) vai ser cobrado de maneira dura mesmo...e ficaria somente nos xingamentos da arquibancada se ele não fosse cabaço e começasse a responder o torcedor. O Luan só foi cobrado de maneira ríspida porque era um cachaceiro filho da puta que quando o Palmeiras tomou de 6 lá do Coxa em Curitiba, no dia seguinte tava fazendo churrasco e enchendo a cara em Araras (isso confirmado até por torcedor comum que odeia a Mancha).
sonicman escreveu:2- Esse discurso de "eles são folgados mesmo", "é tudo igual", "só aprendem na porrada", entre outros, além de extremamente preconceituoso, parte de uma mentira já na proposição inicial. O jogador DEPENDE do bom desempenho de seu trabalho pra conseguir crescer na carreira, via de regra, essa é a sua única vitrine, então toda noite, quando ele entra em campo, podem ter certeza que a ideia inicial é sempre arrebentar, fazer o seu melhor e esperar que a conjugação de esforços iguais levará ao resultado positivo. Embora existam casos patológicos, via de regra, se o jogador tem uma série de jogos ruins em sequência, é ou por estar numa fase ruim (o que é perfeitamente aceitável, basta ver o número de artistas que já tiveram crise de inspiração na carreira - o discurso aqui me legitimaria a bater no F. Scott Fitzgerald só porque ele, no fim de carreira, escreveu obras ruins que não combinam com sua carreira magistral), ou porque ele é verdadeiramente ruim (e nesse caso, que combina com grande parte do nosso elenco, quem teria que ser cobrado é quem trouxe ele pra equipe, e não ele - ele não tem culpa de não ter talento). No fim das contas, esse é o mesmo discurso que ouço diariamente contra quem é formado em direito, contra quem é estagiário, contra médico, contra os professores em geral no Brasil, etc. - tudo ruim e faz braço curto, né? =P
Na realidade acho que você é muito inocente. Um exemplo recente, Mazinho. Veio por empréstimo do Oeste, tava jogando muito ai o Palmeiras o comprou e deu 5 anos de contrato pro cara...nunca mais jogou nada. Outro exemplo é o próprio Valdivia, que admitiu, que deixou muito a desejar desde que voltou, que não se cuidou direito, que não se comprometeu, é só ver as entrevistas dele. Agora parece que mudou, mas ainda não acredito, foram só 3 meses no ano. O cara garante 5 anos ganhando 200 pau por mês, muitos se acomodam.
Quanto a comparação com o músico ai e outras profissões, não gosto desse tipo de comparação pois jogador de futebol é uma profissão única, mexe com a paixão do torcedor, em muitos casos, é a única alegria do cara é ver seu time jogar, aonde há um fanatismo. Falo por mim, não há nenhum lugar que me faça tão bem e que eu me sinta tão vivo, quanto na arquibancada de um jogo do Palmeiras.
sonicman escreveu:3- Ligado ao 2: jogador (assim como qualquer trabalhador) não tem sangue de barata. Mesmo que o cara não consiga fazer o que ele gostaria no jogo, ele sempre vai achar que fez (ou pelo menos tentou fazer) tudo que podia pela equipe. Quando o torcedor contestar, é óbvio que vai revidar, o que é moralmente legítimo. Não é só o jogador que tem que ouvir o torcedor. A recíproca é verdadeira. Isso se chama democracia e liberdade de expressão. E se o torcedor não gosta do que ouve... senta e chora.
Acho besteira o cara devolver o xingamento, isso nunca dá certo. É melhor ele focar em jogar bola, jogar melhor e ai ter a torcida a seu favor. Marcio Araujo era execrado pela torcida do Palmeiras (torcida de modo geral, ninguem gostava dele mas nunca tocaram um dedo nele e nem chegou perto de sofrer ameaça pois apesar do momento ruim, sempre se preocupou apenas em jogar bola) e agora está indo bem, e ninguém mais fala nada dele.
sonicman escreveu:4- Preconceito de torcedor contra torcedor é a coisa mais imbecil (verdadeiramente boçal, aliás), que poderia existir. Esse negócio de "só a gente sabe torcer", "torcedor não pode vaiar no jogo", "esse cara não é torcedor" é tão absurdamente estúpido, que só abre margem pros preconceitos do lado contrário (o monte de palmeirense, por exemplo, que chamou o povo da Mancha de "gambá" e "bambi" ontem, dizendo que os manchistas torcem na verdade é pra Mancha Verde, e não pro Palmeiras). Dentro do estádio, cada um torce como quer. Vaiar a equipe por demonstrar nervosismo e falta de brio, aliás, é um expediente comum no mundo todo, e, por ironia, não são poucas as vezes em que isso dá resultado positivo, rs.
Cara, se o cara quiser vaiar durante o jogo, eu vou achar ele um bosta...mas beleza, é o jeito dele. Agora só não me venha ESSE MESMO cara, dizer que cobrar jogador atrapalha a equipe. O que atrapalha mais o Wesley, ter saído vaiado por praticamente 20 mil pessoas contra a União Barbarense (a Mancha não vaiou) ou ser cobrado no aeroporto pelo ex-presidente da torcida? E cobrado é "Wesley, você não tá jogando nada, porra! Honra essa camisa, caralho!'. Pra mim o jogador sente mais a primeira...você ser vaiado por um estádio inteiro praticamente não deve ser muito estimulante.
Lógico que uma confusão do jeito que acabou acontecendo no aeroporto prejudica bem mais...mas em relação ao Wesley, a cobrança foi só essa, por parte de um torcedor apenas.
sonicman escreveu:5- No caso específico da Mancha, como a reação ao que aconteceu no aeroporto demonstrou, o fato é que o torcedor do Palmeiras, de forma amplamente majoritária, se colocou de maneira firme e definitiva CONTRA a Mancha, cansou, não aguenta mais. E pouco importa o que a Mancha acha deles, a verdade é que eles se denominam palmeirenses e são majoritários, e querem ações de um jeito diferente. Por muitos anos essa massa majoritária gostou muito da Mancha, tenho a certeza que todos sempre admiraram a devoção desses caras que viajam Brasil e mundo afora em nome da equipe (muitos, como eu, só não devotam mais tempo ao time porque não nasceram em berço de ouro, e precisam lutar diariamente por seus outros objetivos). Mas a postura recente tem sido totalmente refutada por eles, e chegou num ponto que se tornou politicamente insustentável pra Mancha manter essa postura. TODOS esses fãs estão unidos em torno de uma ideia, testar uma abordagem diferente do "terror" e da cobrança cara-a-cara (física e verbal). E pouco importa o que a Mancha acha desses fãs, e de suas ideias. Politicamente, se não fizer isso, sua credibilidade será reduzida a pó (já tá beeem baixa aliás), e creio que as consequencias contra si poderão ser bem sérias (basta ver que o Nobre pretende discutir a questão das organizadas até com o governo federal, tendo um canal fácil de comunicação no Rebello, que imediatamente após os fatos na Argentina soltou nota de repúdio...). A hora, politicamente, é da Mancha ter a humildade de baixar a cabeça e aceitar fazer o que a maioria dos palmeirenses tá dizendo pra ela fazer agora: baixar a cabeça, sentar no cantinho, e conduzir a situação como A GENTE tá dizendo pra fazer. Se der tudo errado, aí a Mancha vai poder dizer "a culpa é de vocês".
Aqui eu concordo em relação de que a Mancha tem que rever alguns de seus conceitos. Tem que cobrar mais alguns caras que nem são diretores e vivem fazendo merda e denegrindro a imagem da torcida (o Zeca é o mais claro) e tem sim que tentar se aproximar do torcedor comum. Essa pra mim é uma falha gritante da Torcida.
Não concordo que o torcedor comum sempre gostou da Mancha, sempre foi muito dividido. E não acho que essas atitudes podem causar alguma coisa muito diferente na arquibancada. A Mancha vai continuar sendo a voz mais ouvida durante um jogo, se ela tem uma qualidade, é a união de todos, nesses momentos de dificuldade, muitos que nem colavam mais, começam a voltar pra fortalecer.
E tem muito povão que não tá nem aí com nada, se teve confusão ou não. Chega na hora do jogo o cara quer ficar na Mancha.
sonicman escreveu:6- Uma coisa que a Mancha vai ter que perceber é que ela, no atual futebol, é um anacronismo. Ela teria sentido se fizesse apenas a parte de cantar e torcer no estádio, e nada mais. Explico melhor: no atual futebol, qual o sentido econômico de um agrupamento de torcedores com símbolos próprios, bandeiras próprias, camisas próprias, etc? Esse agrupamento só dá prejuízo, oras. Um dos grandes méritos financeiros do Palmeiras é justamente o fato de ter, tradicionalmente (e aqui temos que ser sinceros, doa a quem doer), uma torcida de maior poder aquisitivo, que coloca as compras de material esportivo no nível de Bayern, Real Madrid, etc (não é a toa que a Adidas tem tanto apreço pelo Palmeiras), e que paga bem caro também pra ver o produto televisivo (não é a toa também que, mesmo basicamente ignorado em canal aberto, o Palmeiras ainda ganha bastante em TV, já que é o time que mais aparece em Sportv e Pay-per-view, um público prime que paga bem mais por cabeça). Nesse sentido, volto ao começo do parágrafo, a Mancha só teria sentido se se limitasse a cantar no estádio. Se não se limita a isso, melhor apagar sua presença, cortar todas as regalias e ingressos mais baratos, etc. O Nobre, que é um cara habilidoso, percebeu isso. Ele sabe, acima de tudo, que com a nova arena, vai ter mais um produto prime pra vender, e o perfil de torcedor que vai querer colocar na arena é o mesmo que compra todas as camisetas oficiais da equipe e que consome Sportv e pay-per-view. Idem pras iniciativas de marketing que tão sendo planejadas: elas não se direcionam ao torcedor da Mancha, elas se direcionam ao torcedor do dinheiro. Por tudo isso, nada mais justo que o Nobre cortar todas as regalias da Mancha - quem quer comprar ingresso dentro e fora de casa, que compre pagando seu valor integral, e se vire pra pagar no estádio. Acho, aliás, que ele deve estar cogitando a medida do Coxa que o PVC sugeriu: proibição imediata de quaisquer símbolos de organizadas no estádio.
Nem vou comentar muito esse ponto, pois muito é verdade mesmo, é a tendência...e eu me enojo disso. Quanto a essa ação do PVC...dos últimos 2 anos, a Mancha não esteve punida por uns 3 meses no máximo. De resto esses últimos sempre teve alguma confusão que fez a torcida ficar punida pela Federação Paulista. Então não acho que esse medida seja efetiva, vai continuar do jeito que tá.
sonicman escreveu:7- É notório que a Mancha e sua atitude atrapalharam a contratação de jogadores nos últimos anos. Isso é bem relatado por jornalistas palmeirenses com acesso fácil aos bastidores do clube, como PVC e Avallone. O PVC parecia verdadeiramente envergonhado ontem com a postura dos manchistas - ele até falou que a Mancha só tem atrapalhado o Palmeiras, com propriedade. Engraçado, os caras dizem "queremos jogadôoo", saem no tapa com "jogadôoo", e depois não assumem o ônus de não conseguir contratar as melhores opções do mercado por sua conduta. Pior: o Palmeiras está tendo que overpaidar jogadores medianos por conta do "risco Palmeiras".
Esse PVC é um imbecil! Disse que a Mancha que expulsou o Diego Souza...e na verdade o Diego saiu porque tava jogando pessimamente mal, e os amendoins da numerada tavam xingando ele quando estava sendo substituido em um jogo e ele foi lá e mostrou o dedo do meio pra esses caras...a partir daí nunca mais jogou. Não tem nada a ver com a Mancha. PVC pode até ser bom de tática, mas quando ele fala de torcida, de arquibancada, ele fala muita merda.
sonicman escreveu:8- Diante de todo esse cenário, fica claro que a bola tá com a Mancha agora. Eles podem fazer o que me parece razoável, baixar a cabeça e aceitar o que a maioria da torcida quer. Se não fizerem isso, vão colocar sua credibilidade a zero, e ainda correm o risco de levar o Palmeiras junto. A outra opção é aceitar a faxina que o Nobre vai fazer, e virar peça de museu, já que, no modelo atual, as organizadas são um anacronismo, e se a Mancha não aceitar se reformular, vai perder o ônibus da história.
Concordo que uma atitude mais humilde assumindo que errou no episódio é o mais correto. Até porque dessa vez não vai dar pra falar que foi um torcedor isolado, no vídeo você vê várias figurinhas carimbadas.