TO: NBB 6/Playoffs - FLA vs PAU - Sábado às 10:15h

Discussão geral sobre o basquete brasileiro: Campeonato Nacional, Paulista, Liga de Desenvolvimento, CBB, Basquete de base e outros. Seja bem vindo(a)!

Moderadores: DwyaneWade3, What's Up, Doc?, Quinho, J-Rich

Esta enquete foi concluída em Qui Mai 29, 2014 10:58 pm

Quem vencerá a final de jogo único?

Paulistano
3
30%
Flamengo (Mandante)
7
70%

Total de votos : 10
<<

Henry

Nível 25: Reserva

Mensagem por Henry » Sex Mar 21, 2014 11:32 am

Re: TO: Novo Basquete Brasil 6

Segue o torneio:

Mar. 20: Basquete Cea. 78-75 Macae
Mar. 20: Brasilia 90-91 S.Jose/Unimed
Mar. 20: Vivo/Franca 81-82 Limeira
Mar. 20: Uberlandia 70-85 Bauru
<<

Gustavo Ganso

Nível 27: All-Star

Mensagem por Gustavo Ganso » Ter Mar 25, 2014 4:43 pm

http://lnb.com.br/

vejam no video top 5 da semana

vários times já estão com as quadras novas... tudo padronizado bem bacana, melhora muito o aspecto visual do jogo e do produto.
Imagem
<<

Henry

Mensagem por Henry » Sex Mar 28, 2014 2:47 pm

Minas ganhou do Super Paulistano e o Palmeiras do Pinheiros.

Já deu de NBB né ?

E ainda dizem maravilhas do trabalho (nada demais pra mim) do Gustavo ...
<<

Henry

Mensagem por Henry » Sex Mar 28, 2014 11:48 pm

Round 35

Mar. 27: Bauru 93-85 Brasilia
Mar. 27: Minas 75-65 Paulistano
Mar. 27: Flamengo 82-77 Uberlandia
Mar. 27: Macae 95-80 Vivo/Franca
Mar. 27: Espirito San. 70-81 Liga Sorocaba
Mar. 27: S.Jose/Unimed 92-79 Palmeiras
Mar. 27: Limeira 91-83 Universo/Goi.

Round 30
Mar. 27: Palmeiras 90-73 Pinheiros/Sky
<<

gustavosp

Nível 5: Diamante Bruto

Mensagem por gustavosp » Sáb Mar 29, 2014 7:11 pm

O Pinheiros tomando outro sacode, o Mortari eh muito lixo, o Caboclo que estava ascendendo, agora, está totalmente limitado.
<<

Henry

Mensagem por Henry » Sáb Mar 29, 2014 10:00 pm

Limeira 74 x 70 Brasília

São José 79 x 70 Pinheiros

Bauru 85 x 78 Goiânia

ES 84 x 99 Paulistano

Mogi 96 x 74 BC

Macaé 72 x 65 Uberlândia

Minas 75 x 77 Sorocaba, comi mosca, devia ter ido ver o espetáculo

Em andamento, Flamengo 44 x 37 Franca
<<

Raoni_19

Mensagem por Raoni_19 » Sáb Mar 29, 2014 11:32 pm

Flamengo e Franca, ótima partida. Creio ter sido a melhor do campeonato até aqui...

Por um lado o vigente campeão da América, com um elenco acima do nível doméstico. Marquinhos, Marcelinho, Washam são os perimetrais... Isso já diz muita coisa. Altura, chute, qualidade ofensiva. A rotação do garrafão é bacana e hoje sem o Laprovíttola o time pecou no controle do jogo, mas faz parte quando o Gegê é o armador encarregado.

Do outro lado um time pra lá de bacana.
Paulão é realmente de outro nível. Não tinha visto ele jogar muito esse ano... É craque. Pena que o físico atrapalha, se tornando um Michael Sweetney. Mas é igualzinho ao caso americano. Mesmo gordo, pesado, lento, é muita bola. Seja nos giros, seja na bola curta, seja na leitura. E de bônus vem uma parede defensiva, barrando os penetradores e apanhando todos os rebotes possíveis. O cara pegou 21 rebotes, jogando pendurado um bom tempo. Não é brincadeira! Acompanhou com 17 pontos (7-12 FG). Sua eliminação por faltas foi decisiva pro time francano se perder no fim. Acho que se não têm Nenê e Faverani, pode ser levado pro Mundial. Sinceramente... Pra jogar o que o Caio joga, ele é muito superior.

Mas não é só ele não: Eddie Basden é de outro nível também. Tem um arsenal ofensivo repleto pro nosso nível, cortes, giros, penetrações, jumps. Pena que o Lula restringiu seu jogo pra 20 minutos nessa temporada, ou seja, suas médias são aquém do que joga (7ppg). Mas hoje, com minutos que merece, 18 pontos e 10 rebotes com apenas 1,96m e marcando o Olivinha que apanhou poucos rebotes. Eu já tinha falado dele: Quando focado, é dos melhores defensores que existem pra nível brasileiro e provou isso hoje. O ataque nem é seu forte e ele tem qualidade muito boa... É um combo 2/3 que pode jogar de falso 4 aqui, justamente pela força defensiva.

De resto essa molecada de Franca é bem interessante:

Lucas Mariano se lesionou, creio que torção de tornozelo forte. Mas é um belo jogador pro futuro. 2,05m e chutando muito bem de média e longa distância. Mete fade-away e tudo. Fez 7 pontos rápido hoje, gostei. É projeto pro futuro!

Léo Meindl é bom, fez 14 pontos. Mas ainda é "verde" nas decisões. Faz coisas inaceitáveis com a bola na mão... E tem 21 anos, não é tão jovem assim. Mas com 2,00m será um ala 3 que servirá pro futuro... Só precisa ler melhor a partida! E acreditar mais no seu corte e penetração.

O Socas é outra surpresa. Como jogou bem, 1,95m e pode ser combo 1/2. Arma com qualidade quando precisa, penetra bem e marca legal. Pena que não tem chute, acho que faltará isso pro nível internacional. Mas hoje ele é um Betinho sem grife... Como eu peço Betinho na seleção, creio que o Socas pode se desenvolver e virar algo perto disso, claro, se assimilar o arremesso qualificado. (Os números dele são bons nos chutes, tirando LL que é 55%, mas vendo o jogo tu vê que falta a bola sólida, é sempre peleado o chute dele).

Figueroa bem abaixo do que eu esperava. E realmente não entendo o Lula, faz ótimo trabalho, mas como falei: Basden pede passagem. E ele deixa o cara no banco pra jogar o tal de Jhonathan que é fraquinho, fraquinho. Precisava corrigir isso, seria um ótimo time.

Por fim, só um adendo: Mesmo no melhor jogo, SEMPRE tem MERDA no nosso basquete.
O jogo foi decidido num escorregão do Socas ao cortar e infiltrar na OT, faltando 30-40 segundos. É inadmissível que isso decida um jogo. Cadê os pisos de qualidade que iam instalar? Teve umas dez derrapadas no jogo e uma delas acabou com a partida. Vi o jogo com minha namorada, que nem manja nada de basquete. Ela tava empolgada e quando o cara resbalou só disse: "Que palha o jogo ser decidido numa escorregada pela umidade da quadra!". Esse é o nosso produto...

E no fim, Basden recebe falta chutando de três com 4,4 segundos por jogar. O relógio desce até 1,6 segundos e na "correção" da arbitragem volta pra 3,0 segundos. Ou seja: COMERAM 1,5 segundos de jogo. O placar era +4 pro Flamengo, ou seja, podia ser um caso que acarretaria em erro grosseiro pro jogo.

Temos muito que melhorar... Até na hora boa. Uma pena!
<<

Henry

Mensagem por Henry » Sáb Mar 29, 2014 11:43 pm

Curti muito Raoni.

Análise de quem não faz circo né ? Uma pena que não vamos ler análises assim nos "meios". Um Sormani gritando por aí que X, Y e Z TEM QUER CONVOCADOS ou outro site qualquer falando merda e elevando jogar A,B e C pra levar uma graninha por fora de agente, etc. Análises serenas, precisas, indo direto no ponto !

Não vi o jogo. Logo, nada a declarar sobre.

Só uma coisa.

Paulão demonstra o lado bom e o lado ruim de todo NBB.

O bom: tem gente que tem qualidade, claro. Não são em dezenas, mas tem gente que é capaz, que poderia fazer carreira fora e agregar muito por aqui, como vem fazendo o pivô. Ao menos acertei uma pro NBB deste ano ! Achei que ele teria uma boa temporada e teve ! Errei o resto toda rsrsrs

O ruim: Ao mesmo tempo, o cara pesando uma tonelada não pode dominar um torneio. Jogar bem, ok. Ser útil. Mas dominar de ser o cara que alavanca
o time inteiro e mais do que isso, que faz a diferença real e causa tumulto nas defesas, pânico ... não dá né ?

Ainda mais, no caso, contra o "melhor time da América".

No final, acho que temos tanta coisa para resolver, que o Paulão deitando, gordo ou não, correndo ou se arrastando, é secundário.

O caso da quadra é mesmo importante. O Gustavo sempre bate na tecla. Os jogos com aquelas 2000 linhas dos ginásios de 240 anos atrás não dão mais.

São detalhes que a liga peca e que no final das contas fazem diferença. É um piso que é ruim aqui, um aro mal colocado ali, um ginásio com goteira acolá ...
E quem perde é o próprio basquetebol, como sempre ...
<<

Raoni_19

Mensagem por Raoni_19 » Sáb Mar 29, 2014 11:51 pm

Henry escreveu:Curti muito Raoni.

Análise de quem não faz circo né ? Uma pena que não vamos ler análises assim nos "meios". Um Sormani gritando por aí que X, Y e Z TEM QUER CONVOCADOS ou outro site qualquer falando merda e elevando jogar A,B e C pra levar uma graninha por fora de agente, etc. Análises serenas, precisas, indo direto no ponto !

Não vi o jogo. Logo, nada a declarar sobre.

Só uma coisa.

Paulão demonstra o lado bom e o lado ruim de todo NBB.

O bom: tem gente que tem qualidade, claro. Não são em dezenas, mas tem gente que é capaz, que poderia fazer carreira fora e agregar muito por aqui, como vem fazendo o pivô. Ao menos acertei uma pro NBB deste ano ! Achei que ele teria uma boa temporada e teve ! Errei o resto toda rsrsrs

O ruim: Ao mesmo tempo, o cara pesando uma tonelada não pode dominar um torneio. Jogar bem, ok. Ser útil. Mas dominar de ser o cara que alavanca
o time inteiro e mais do que isso, que faz a diferença real e causa tumulto nas defesas, pânico ... não dá né ?

Ainda mais, no caso, contra o "melhor time da América".

No final, acho que temos tanta coisa para resolver, que o Paulão deitando, gordo ou não, correndo ou se arrastando, é secundário.

O caso da quadra é mesmo importante. O Gustavo sempre bate na tecla. Os jogos com aquelas 2000 linhas dos ginásios de 240 anos atrás não dão mais.

São detalhes que a liga peca e que no final das contas fazem diferença. É um piso que é ruim aqui, um aro mal colocado ali, um ginásio com goteira acolá ...
E quem perde é o próprio basquetebol, como sempre ...
Lucas Mariano, Meindl e Socas. Olho nos três e nessa ordem... Vamos ver até onde vão. Socas tem 23 anos, tem mais 2 anos pra bater uns 25 e chegar numa plenitude total. Meidl tem 21, precisa crescer porque tem muito mais expectativa internacional que esse Socas que se virar algum bom nome doméstico já é bacana. O Mariano tem recém 19, ou seja, muita água. Mas na técnica, ESMAGA o tal de Felício que é tenebroso realmente. Não sabe nem quicar a bola direito...
<<

Henry

Mensagem por Henry » Dom Mar 30, 2014 9:33 am

Raoni, só não acredito por aquelas questões: quem treina estes caras ? Lula ? Ah
<<

Gustavo Ganso

Mensagem por Gustavo Ganso » Seg Mar 31, 2014 4:34 pm

Bons textos!

acho que o Gegê até pela idade não faz feio, mas ta longe de ser esse super experiente que a mídia global ta tentando impor a nós, incrível como caiu nas graças dos comentaristas, do Sportv, do Fox Sports... apesar que o Sportv tem de exagerar nos elogios pra prender o público e valorizar seu produto, e o Fabio Sormani até entende algo de basquete, só que é muito parcial e fala boas asneiras tbm!

Caio Torres em temporada fraquíssima né, 10 pontos 6 rebotes em 22 minutos. Deve ter lesionado pra cair tanto nos minutos e números.

eu sou daquela opinião que ele e o Paulão tem de fazer no mín o que o Paulão vem fazendo nessa temporada, porque são caras que poderiam estar jogando na ACB como role-players. A cobrança em cima deles tem de ser maior sempre. 20 pontos e 10 rebotes de média são números que definem esses caras como dominantes por aqui. O que torna eles como convocáveis pro Brasil. Então o Paulão hoje é convocável e o Caio apesar de não merecer pela temporada fraca, tem a experiência, então pode ser que pinte na lista.

o Léo praticamente não evoluiu nessa temporada, tá com os mesmos números do ano passado. Precisa ser convocado pra treinar com a seleção principal pra ver se quem sabe ajude ele a melhorar seu basquete.

o Lucas Mariano é o mais americanizado dos nossos jovens daqui. Pelo estilo de jogo. Ele foi cortado muito cedo da seleção ano passado.
Imagem
<<

Henry

Mensagem por Henry » Seg Mar 31, 2014 5:44 pm

Gustavo, eu discordo de alguns trechos.

Primeiro, o Caio IDEAL talvez pudesse ser role player lá fora. Mas ele está LONGE DEMAIS disso aí. Não dá mais tempo na carreira para sonharmos.

E outro detalhe, novamente, sou contra e eu treinador jamais levaria Lucas, Léo e qualquer outro para ir para seleção.

Seleção é não é parque de diversão. Não é entra quem quer. Aliás, por ter virado isso aí que está esta zona total.

Tem que vir no dia-a-dia, treinar MUITO, viver na quadra, estudar o jogo, enfim, fazer por onde para depois sonhar em ser convocado.

Não dá para achar que ser convocado, seja em treino, seja no que for vai melhorar alguém que não faz a parte que negritei. Estas, para mim,
são condicionantes que andam junto com o fato de ser selecionado.

SE tivéssemos um padrão de jogo definitivo (hum, 10 anos falando disso e contando), quem sabe ... mas não temos nem time A,
logo, isso não ajuda aos mais novos NESTE NOSSO CONTEXTO, pelo contrário, cria falsas ilusões.

Cristiano melhorou algo por ter ido pra Copa América passear ? Não. Não melhorou porque ele não faz o que deveria ser feito,
viver na quadra.

Se ele tem deficiências, ele tem que tratar NO DIA-A-DIA de corrigir.

Seleção não é e nunca foi clube. Exclui o voleibol que cara fica 6 meses por conta da seleção, nenhum esporte coletivo
tem tempo para dar atenção pra isso pelas cifras envolvidas.

Seleção é chegar, pegar a filosofia com velocidade e aplicar o basquetebol que já se sabe.

Então sou contra, totalmente, passarmos esta lição: ''Ei, você é talentosinho, mete bola em Paulista,
joga bem um ou outro no NBB e tem menos de 21 anos ?! Então fica calmo que você em julho está na Seleção
porque aí sim, você ganha incentivo pra treinar".

É o contrário .. é assim: "Aí guri, você quer pisar na Seleção ? Então trata de aposentar de vez Marcelinhos,
Alex, Guilhermes ... mas lá dentro da quadra ... passa por cima destes caras todos ... treina e treina sério
e aí, você tem chance."

Enquanto Marcelinho com 40 anos estiver deitando nestes guris, fica difícil queimar etapas.

Não podemos queimar etapas e reverenciar só "o possível talento".

Aliás, se tem uma coisa que eu prezo em todas as coisas que o Oscar diz (90% bobagem),
é colocar na cabeça dos outros que ele só virou um monstro arremessando (podemos discutir o resto do jogo dele)
porque ficava na quadra mais do que qualquer cara por aí ... ou seja, não vem fácil ... tem que ralar mesmo.

E não se pode jamais tratar PROJETOS pois estes guris são apenas isso como SALVAÇÃO e vejo muito deste teor
em alguns textos aqui e principalmente destes babacas tipo Sormani ...
<<

Raoni_19

Mensagem por Raoni_19 » Seg Mar 31, 2014 6:02 pm

Henrique, concordo 100% quanto ao Caio. Já era, não tem qualidade alguma. Só nível doméstico...

Quanto aos jovens, eu também concordo eu um universo perfeito. Como estamos numa zona, discordo. Tem que levar alguns pra ir pegando rodagem.
Mas pra mim o pior é justamente esse lance do Cristiano: Como que o Magnano me levou esse Cristiano, que é muito fraco e cortou o Mariano? Erro grosseiro hein?

Se ele queria jovem, que leve o melhor, com maior potencial de fundamentos e evolução. Levou um outro que não será nada...
<<

Henry

Mensagem por Henry » Seg Mar 31, 2014 6:22 pm

Raoni_19 escreveu:Henrique, concordo 100% quanto ao Caio. Já era, não tem qualidade alguma. Só nível doméstico...

Quanto aos jovens, eu também concordo eu um universo perfeito. Como estamos numa zona, discordo. Tem que levar alguns pra ir pegando rodagem.
Mas pra mim o pior é justamente esse lance do Cristiano: Como que o Magnano me levou esse Cristiano, que é muito fraco e cortou o Mariano? Erro grosseiro hein?

Se ele queria jovem, que leve o melhor, com maior potencial de fundamentos e evolução. Levou um outro que não será nada...

Eu não tenho a menor ideia de como se leva um Cristiano para uma Seleção.

Não vou falar que é coisa de agente. 1 - Porque não sei quem é o agente do menino / 2 - Pq quero ser ingênuo de achar que isso não ocorrer / 3 - Seria uma decepção se isso ocorresse na gestão Magnano.

Agora, você assiste cinco jogos aí do Cristiano e sabe que não tem condição.

Limite com a bola nas mãos, ruim nos bloqueios (dir/ind), fraco no passe, etc ..

Enfim ... não é possível que num universo como o nosso, ele seja o melhor que temos depois do Caio Torres.

Óbvio que não é ... óbvio que um Olivinha/Murilo/Felipe qualquer um que seja faria um papel ...

Com ele e Luz, foi o mesmo que ir com 10 pra um torneio ...
<<

Gustavo Ganso

Mensagem por Gustavo Ganso » Seg Mar 31, 2014 6:47 pm

Citei o Caio ideal como parâmetro pra jogar lá fora. E falei que ta jogando abaixo do normal.

concordo que deveriam evoluir no dia a dia, mas como não evoluem, acho que vivenciando o ambiente de seleção pode sim acrescentar algo pra eles.

enfim, não discordo do que foi dito, mas tenho esse ponto de vista.
Imagem
<<

dkv

Mensagem por dkv » Seg Mar 31, 2014 8:06 pm

Claro que o Léo teve uma evolução, na temporada 12/13 a média dele foi 9.8pts,nessa é 12.3 e com aproveitamento de 47.9%!
<<

Quinho

Nível 18: Hall da Fama

Mensagem por Quinho » Seg Mar 31, 2014 10:12 pm

O Flamengo atropelou o São José na casa do adversário. O Neto tá alternando o time a dando mais ritmo de jogo aos reservas, o GG e o Felício aproveitaram a oportunidade, principalmente o segundo (17 min com 13 pts e 8 reb). O Washam e o Shilton juntos, como sempre, dando muito consistência à defesa.
<<

Raoni_19

Mensagem por Raoni_19 » Seg Mar 31, 2014 10:48 pm

dkv escreveu:Claro que o Léo teve uma evolução, na temporada 12/13 a média dele foi 9.8pts,nessa é 12.3 e com aproveitamento de 47.9%!
Bem lembrado. Mas precisa evoluir nas decisões com a bola na mão.
<<

dkv

Mensagem por dkv » Seg Mar 31, 2014 11:13 pm

Você tem razão raoni! mas eu acho que a convivência com o magnano é fundamental pra ele nessa parte. Nessa temporada ele melhorou em todos quesitos, ele ainda ficou quase 4 meses parado, com a mão quebrada!
<<

Henry

Mensagem por Henry » Seg Mar 31, 2014 11:35 pm

São José fez 7 pontos num período ...

7 ptos num período contra times que com muito esforço fazem duas defesas certas seguidas ...

Desce o pano

Obs: Mas depois que vi naquela pelada contra o Palmeiras, torna tudo mais factível viu ...

Torcendo pro NBB acabar logo e vir a Seleção ...