HETTSHEIMEIR É RIBEIRÃO
AGORA VAIRessurreição após cinco anos depende dos atletas: ‘só se os meninos voltarem’, diz Chaim Zaher ao A Cidade
O esporte mais bem-sucedido em Ribeirão Preto nos últimos anos está prestes a retomar a trajetória. Paralisado em 2006 após divergências com a CBB (Confederação Brasileira de Basquete), o COC/Ribeirão estuda voltar às atividades a partir de janeiro do próximo ano para se tornar mais um integrante do LNB (Liga Nacional de Basquete), criada em 2009 em substituição ao Campeonato Brasileiro.
Presidente do Sistema COC de Ensino, Chaim Zaher confirmou nesta quinta-feira (15) ao A Cidade que tem feito reuniões para definir a volta do time. Foi a primeira vez em cinco anos sem basquete que o dirigente sinalizou positivamente sobre a possibilidade da volta do COC/Ribeirão, pentacampeão paulista, campeão brasileiro e vice-campeão sul-americano.
"Há um pensamento sobre a volta, sim. Mas agora está um pouco tarde, isso seria para a próxima temporada. A própria Liga já está nos apoiando e já temos o nosso lugar garantido", revelou Zaher, que evita confirmar desde já o retorno do time, mas demonstra a sua paixão pelo esporte. "Gosto de basquete, tenho vontade [de voltar com o time] e a possibilidade existe. Mas ainda não é uma coisa concreta."
O basquete ribeirão-pretano só voltará às atividades, porém, caso grande parte dos jogadores que formaram o maior time da história do COC aceite retornar. Ala-armador da Seleção Brasileira, Alex Garcia faria parte do novo projeto de Chaim Zaher.
"Já estou conversando com os meninos e, se não for para ter um time competitivo, não vou voltar. Se coincidir daquele time voltar, aí as chances são grandes. Estou conversando com o Alex, o Nezinho...", contou o presidente do COC.
Em 2005, quando conquistou o quinto título paulista seguido, Ribeirão formou um dos melhores elencos em nove anos, com os alas Arthur e Alex, o armador Nezinho e o pivô Márcio Cipriano, entre outros.
Sem basquete
Em julho deste ano, o COC/Ribeirão completou cinco anos de paralisação. O time deixou as quadras sem que fosse conhecido o campeão brasileiro de 2006. Ribeirão vencia a série sobre Franca por 1 a 0, mas o campeonato foi paralisado pela CBB.
Lula quer voltar
Técnico responsável por comandar as diversas vitórias e títulos do COC/Ribeirão, Lula Ferreira se demonstrou disposto a comandar o time novamente.
"A gente tem mantido contato, já mandei e-mail para o Chaim mostrando a estrutura da Liga. É um desejo de todos que o COC volte. E a possibilidade de eu voltar é inevitável. Foi um projeto inesquecível", afirmou Lula, atual gerente técnico da LNB.
De acordo com o ex-treinador do COC, Chaim Zaher está animado e as chances do time ribeirão-pretano voltar à ativa são grandes.
"O sentimento de todos os jogadores sempre foi de um dia poder estar de volta ao COC. Todos gostariam de jogar aí", finalizou.
Ribeirão Preto Pinguins - Campeão SL 07/08 e FDB 13/14