Fazem anos que pontuo um fato que é muitas vezes ignorado por conta dos resultados "mentirosos".
Mas queria retomar o assunto, afinal, qual é a real densidade do nosso basquete?
Que nossa seleção repleta de NBA's vai pra cabeça, já sabemos. Mas fora isso, saindo do núcleo principal de jogadores, qual nosso real nível? Lembrando que hoje somos potência econômica da América e temos uma população de 200 milhões de brasileiros.
Em 2008, quando levamos uma seleção de terceiro escalão ao Sul-Americano, com Fernando Coloneze e outros jogadores que eram "bons" na liga doméstica, ficamos a alguns minutos de ser eliminados da Copa América, afinal, perdíamos para o Chile e ganhamos com as calças na mão uma classificação para a semifinal. Em 2013, com uma seleção do NBB mais alguns reforços europeus, perdemos feio pra Jamaica e Uruguay, o segundo aos pedaços, com três desfalques enormes (Granger, Osimani e Aguiar) e ficamos de fora do Mundial dentro de quadra.
Outros exemplos se dão nos clubes. Quando com investimento muito maior, rotação maior, acabamos derrotados por times menores. Alguém aqui se esqueceu que o Pinheiros e Flamengo se enrolaram com o Mavort do Equador??? E que esse ano, em quatro confrontos contra times uruguaios, os brasileiros perderam três??? Tendo que o Bauru em casa, ganhar sufocado do Defensor pra salvar a pátria??? E que durante muito tempo tomávamos espanco de times argentinos???
A discussão é: Tirando o grosso (núcleo) "classe A" do Brasil... O que sobra?
Ricardo Fischer é hoje o armador nacional que alguns pedem na seleção. Me parece muito inferior ao Marcos Cabot e ao Federico Bavosi que jogaram essa LSB e em algum momento passaram por cima de times brasileiros. Ambos são o quinto e sexto armadores do Uruguay.
E o sexto armador brasileiro, é equivalente ao que? Ao décimo argentino??? Um Stanic veterano chega no NBB e vira referência. Taboada que mal vai pra seleção do Uruguay, chega no NBB e vira cestinha do torneio.
Quantas seleções competitivas montamos? Uma? Porque a nossa seleção B/C se enrolou contra o Chile não fazem 10 anos.
Parece as vezes que somos os maiores em população, os com mais $ e os mais vulneráveis. Esqueçam 10-12 jogadores e nosso basquete é patético.
Enquanto argentinos parecem poder formar 4-5 seleções competitivas. E os uruguaios com 3 milhões de habitantes, parecem que tirando os NBA's, são quase do nosso nível, tirando jogadores em cada posição, com muito sofrimento, mas que alcançam uma qualidade pra somar em alto nível, nem que seja em apenas um ou dois fundamentos.
E México/Venezuela que com muito menos formaram times muito mais sólidos que os nossos em torneios latinos???
Só estou jogando as perguntas. A minha convicção é clara: Temos 18-19 jogadores. E sem 3/4 já pode acontecer qualquer coisa. Nosso basquete é muito frágil, muito volátil. Sobrevivemos de sermos 200 milhões, com todos os biotipos e tirar volta e meia um superstar, um cara que vai pra NBA, etc. Caboclo e Bebê são a bola da vez... Como uma vez foram Nenê, Barbosa e Tiago.
Re: Profundidade do Basquete Brasileiro
Enviado: Qui Out 23, 2014 12:20 am
por Gustavo Ganso
Cara acho que tirando os principais armadores do Brasil, tem uns quantos num mesmo patamar, e ai esses caras se equivalem a outros estrangeiros, sem muita diferença de nível entre eles.
naquela seleção da Copa América faltou de longe os melhores do NBB
não tivemos Marquinhos, Machado, Murilo e Jefferson. Outras figuras carimbadas que já garantiram boas exibições em nível américas: Nezinho, Fúlvio e Valtinho.
Paulão Prestes.
sem botar em ordem de idade, só pegando os melhores mesmo.
vendo pelo jogo das estrelas de 2014, a seleção brasileira do NBB foi essa:
Alex Garcia
Jefferson W
Paulão Prestes
Olivinha
Marcelinho Machado
Murilo
Nezinho
Léo Meindl
Valtinho
R.Fischer
G.Giovannoni
Cipolini
não é um time ruim. Ainda da pra citar vários outros nomes como Caio Torres, Marquinhos, Larry e Benite.
será que essa seleção NBB ai comandada e treinada seriamente por Magnano faria feio? confesso que eu ficaria bem curioso pra ver.
Re: Profundidade do Basquete Brasileiro
Enviado: Qui Out 23, 2014 12:40 am
por Raoni_19
Gustavo Ganso escreveu:Cara acho que tirando os principais armadores do Brasil, tem uns quantos num mesmo patamar, e ai esses caras se equivalem a outros estrangeiros, sem muita diferença de nível entre eles.
naquela seleção da Copa América faltou de longe os melhores do NBB
não tivemos Marquinhos, Machado, Murilo e Jefferson. Outras figuras carimbadas que já garantiram boas exibições em nível américas: Nezinho, Fúlvio e Valtinho.
Paulão Prestes.
sem botar em ordem de idade, só pegando os melhores mesmo.
vendo pelo jogo das estrelas de 2014, a seleção brasileira do NBB foi essa:
Alex Garcia
Jefferson W
Paulão Prestes
Olivinha
Marcelinho Machado
Murilo
Nezinho
Léo Meindl
Valtinho
R.Fischer
G.Giovannoni
Cipolini
não é um time ruim. Ainda da pra citar vários outros nomes como Caio Torres, Marquinhos, Larry e Benite.
será que essa seleção NBB ai comandada e treinada seriamente por Magnano faria feio? confesso que eu ficaria bem curioso pra ver.
A seleção que jogou a Copa América 2013 tinha quatro jogadores da ACB, além de Guilherme e Alex que são dois dos mais fortes nomes do basquete nacional pós NBB. Inclusive o Alex sendo um cara com passado NBA. E um dos quatro ACB é o Huertas que foi considerado em seu auge dos melhores armadores do mundo. Ainda tinha o Larry (americano naturalizado), JP Batista que joga Euroleague e Caio Torres com quase 100 jogos na ACB. Basicamente eram 9 jogadores com larga trajetória internacional com três stand-in (Felício por juventude, Arthur por experiência e Benite sabe-se lá porque).
Sério que tu cogitou que uma seleção com Fischer, Meindl, Valtinho aos 40 anos e Nezinho (eu li isso mesmo) seria melhor que essa com Alex, Huertas, Raulzinho e Rafa Luz? OMG. Viramos a ACB e eu não tô sabendo...
Destaque do NBB por destaque do NBB, o Taboada que foi convocado por esse Uruguay que nos ganhou somente pela lesão do Aguiar, foi cestinha do NBB. Nesse Uruguay, era backup depois de três lesões perimetrais... não ficaria nem entre os 12 ideais.
E se tu acha que Fischer, Gustavinho, Elinho, tão no nível dos Cabot/Bavosi/Treise/Stanic, não tá vendo os jogos.
Na LSB, tanto Fischer quanto Gustavinho foram engolidos por Bavosi, Cabot e até Bola Silvarrey (que é cara que teve ter um outro emprego além de jogar basquete).
Isso tudo, com 200 milhões de habitantes e o nosso $.
Ah, por sinal: Bavosi e Cabot, esses que tu diz que tem o mesmo nível dos armadores brasileiros, eram os backups desse Uruguay que bateu um Brasil com Huertas, Raulzinho e Rafa Luz. Tem algo errado, não???
Porque os caras de fora do eixo do Uruguay, ganharam de três ACB brasileiro no perímetro. Com um Fitipaldo de 22 anos...
Re: Profundidade do Basquete Brasileiro
Enviado: Qui Out 23, 2014 1:07 am
por Gustavo Ganso
Que babaquice sua cara, não cogitei ela como melhor da copa américa não.
só que vc está completamente errado em dizer que era uma seleção do NBB reforçada por jogadores ACB, simplesmente porque vários dos melhores do NBB sequer jogaram. Marquinhos é o melhor ala brasileiro da atualidade (como você mesmo viu no Mundial), jogador de 20 pontos por jogo em nível américas e lesionado não pode participar, Machado que até então estava "aposentado" foi só o MVP da Ligas das Américas desse ano. Só esses 2 caras já dariam um upgrade muito bom ao time e muito mais variedade e qualidade ofensiva, num time que era baixo e fraquíssimo nas alas.
lembre-se que Caio Torres jogou com 1 perna só, no sacrifício. Que Hettsheimeir vinha de temporada que pouco jogou. Que Huertas seja por que motivos que foi, jogou bem abaixo do que vinha apresentando.
enfim se vc ler direito verá que o post está em duas partes, na primeira eu cito isso acima de forma mais superficial, e na segunda parte eu cito uma seleção só de jogadores do NBB e deixo um questionamento no ar do que esse time poderia fazer em ambito internacional.
seu post teve boas ideias e concordo com alguns pontos, os nossos jovens armadores internos podem ser mais fracos? podem, mas não acho que seja todo esse abismo que seu post deu a entender, nem sei de onde vc tirou Gustavinho e Elinho, nem citei eles.
e não acho que o trio de armadores Huertas-Raul-Luz seja pior que o trio uruguaio.
Re: Profundidade do Basquete Brasileiro
Enviado: Qui Out 23, 2014 1:37 am
por Raoni_19
E quem falou que o trio uruguaio é melhor?
Eu falei que esse trio que tu comparou aos brasileiros que estão no mesmo patamar (se referindo ao escalão abaixo).
Como estão no mesmo nível, se tu pede Fischer na seleção, vive falando do Gustavinho e esses caras foram entubados pelos mesmos dois que citei na LSB?
E os mesmos dois, que são quinto/sexto no Uruguay, foram os que ganharam dos nossos três melhores hoje.
Que lógica é essa? Ela só faz sentido se tu tá dizendo que esses armadores do NBB são do nível do Raulzinho, Huertas e Rafa Luz.
E se tu não nota uma queda de nível secundário quando o Brasil quase perde pro Chile em 2008, não sei o que seria queda de nível pra ti.
Re: Profundidade do Basquete Brasileiro
Enviado: Qui Out 23, 2014 9:18 am
por Guimartz
Eu acho que a Copa América de 2013 não é parâmetro, aquilo foi muito abaixo de qualquer expectativa por uma série de razões: lesões (inclusive dentro da competição), jogadores em um nível muito mais baixo que seu habitual, jogadores com problemas estomacais na competição, convocação falha do Magnano, psicológico dos jogadores muito afetado depois do atropelamento do Canadá, rotações muito equivocadas, etc.
Não que fosse um grande time, mas o fiasco foi de certa forma uma casualidade que nem os nossos adversários esperavam.
Re: Profundidade do Basquete Brasileiro
Enviado: Qui Out 23, 2014 7:49 pm
por Raoni_19
Raoni_19 escreveu:Em 2008, quando levamos uma seleção de terceiro escalão ao Sul-Americano, com Fernando Coloneze e outros jogadores que eram "bons" na liga doméstica, ficamos a alguns minutos de ser eliminados da Copa América, afinal, perdíamos para o Chile e ganhamos com as calças na mão uma classificação para a semifinal.
Outros exemplos se dão nos clubes. Quando com investimento muito maior, rotação maior, acabamos derrotados por times menores. Alguém aqui se esqueceu que o Pinheiros e Flamengo se enrolaram com o Mavort do Equador??? E que esse ano, em quatro confrontos contra times uruguaios, os brasileiros perderam três??? Tendo que o Bauru em casa, ganhar sufocado do Defensor pra salvar a pátria??? E que durante muito tempo tomávamos espanco de times argentinos???
A discussão é: Tirando o grosso (núcleo) "classe A" do Brasil... O que sobra?
Simplificando, porque pelo visto o parâmetro virou Copa América!
Re: Profundidade do Basquete Brasileiro
Enviado: Seg Out 27, 2014 4:55 am
por Raoni_19
Essa nem eu lembrava... Perdendo pros caras por dois pontos antes do Sul-Americano.
E aqui ganhando por 1 ponto pra ser Top4 do torneio. Briones 25 pontos, Arteaga 17. Drudi salvando a pátria com 16, Arthur 14, Caio Torres 10.
Re: Profundidade do Basquete Brasileiro
Enviado: Qua Nov 19, 2014 8:03 am
por Henry
Nenhuma profundidade, Raoni.
Se tem, é a mesma profundidade de um pires.
Serve de exemplo para muita coisa ... mas no geral, é só mais um dia no basquetebol brasileiro
Vi ontem Minas x Flamengo, no ginásio.
Dois lances capitais do jogo:
Alex, ele mesmo, corta o Cristiano Felício como alguém corta manteiga fora da geladeira no verão do Rio e recebe a única coisa que não podia,
falta idiota por trás e a cesta.
Bola pra empatar faltando 24 segundos pro final do jogo, Cristiano recebe a bola na cabeça do garrafão, em um time que tem
Marquinhos, Laprovitola, Hermann, Marcelinho, etc.
Este é o nosso nível de prospect, nosso nível de defesa, nível de tomada de decisão pelo (melhor !!??!) técnico que temos aí pra tomar conta seleção
pós-2016 e por ai vai
Re: Profundidade do Basquete Brasileiro
Enviado: Qui Nov 20, 2014 3:27 am
por Raoni_19
Henrique sempre presente.
PORQUE, eu REPITO, PORQUE, sempre no ataque final e decisivo de um jogo no Brasil, a bola para na mão do pivô na cabeça do garrafão?
Quantas vezes vimos isso, Henrique? HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA
Re: Profundidade do Basquete Brasileiro
Enviado: Qui Nov 20, 2014 12:53 pm
por Henry
Sobre a questão conversei fiquei sabendo que os times estão com duas plataformas para fazer análises táticas
que não existiam por aqui até um dia destes.
Exemplo ... você quer saber quantas vezes o Laprovitola fez tal ação após receber um bloqueio direto. Aí no programa sai tudo ...
E mesmo assim, os caras apresentam rendimento tático tão ruim.
O Flamengo, por exemplo, poderia ter explorado outras possibilidades melhores do que enfiar a bola pro Cristiano.
Não tenho os números do Cristiano aqui comigo, porém, vamos supor que ele mete não sei quantos por cento
daquela posição ...e já meteu uns buzzers na vida por aí.
Ainda assim .. melhor ele ou o Marquinhos chutando a bola do jogo ? Ele ou o Hermann ? Ele ou o MM ?
Ele ou o Laprovitola ?
Pra mim, fica claro que não adianta ter OS RECURSOS todos se quem operar e quem tomar a decisão não tiver noção
do jogo.
Mas, é campeão do Mundo né ? Aí tem que engolir este argumento agora, Raoni ...