J-Rich escreveu:Jumpman23 escreveu:Sem uma politica de esporte no pais isso ai é coisa de outro planeta, ou outra galáxia quem sabe
Estou contigo. Não li todos os textos, mas a diferença é brutal.
Da forma como a verba é distribuída no basquete brasileira, não tem a mínima condição de organizar um trabalho como o do Unicaja ou dos clubes lituanos.
Falando nesses dois projetos, muito interessante a forma como eles administram o dinheiro. Todos o lucro co venda de garotos é revertido em investimentos no clube. Além da existência de profissionais altamente capacitados para trabalhar com os jovens. De outra galáxia mesmo. Deu muita vontade de conhecer uma estrutura dessas.
Thierry Henry escreveu:Minas, acho que antes dos 10 não tem nada,
somente escolinha de coordenativos gerais mas para todos os esportes, etc.
Este é um ponto de discussão também. Começamos tarde demais a treinar aqui no Brasil ?
Eu sempre achei que sim.
Biju, conheço um profissional gabaritado que me disse que antes dos 10 anos o ideal é que a criança trabalhe somente coordenação. Mas você tem mais bagagem que eu pra discutir o assunto rsrs.
A princípio sou contra essa ideia de trabalhar muito cedo. Acredito que antes dos 10 anos o garoto deveria ter contato com todos os esportes. Difícil saber qual a aptidão do garoto ou qual esporte lhe agrada mais. Além disso, treinamentos profissionais como esses podem forçar o garoto a "enjoar" do esporte antes da hora não (mesmo que a didática do professor seja fora de série)?
Desculpe amigos, mas por questões pessoais não tinha como ler nada mais denso faz um mês já.
Voltei hoje aqui (feriado em BH) e pude ler não somente os comentários mas também outros textos que o Gustavo deixou.
Por partes:
I - Difícil mesmo conseguir realizar algo no Brasil sendo que esbarramos nas coisas de sempre: desorganização, falta de recursos humanos e até mesmo físicos, como espaço para treinamento, pois os que existem quando tem que alugar são caríssimos.
II - Felipe, eu também vejo por aí, mas quando disse treinamento não expressei bem que seria algo mais lúdico do que propriamente um treinamento mais específico. Eu e o Nandes fizemos juntos o trabalho de conclusão do nível I da ETNB
e nosso tema era especialização precoce.
Vou deixar o arquivo aqui para quem quiser ler:
http://www.crocko.com/CE95C3B7DB2F4C549 ... BALHO.docx
Eu acho que a gente começa tarde demais com os fundamentos que poderiam ser treinados de forma lúdica, o que possibilitaria a criança de gostar da modalidade mas adaptada à sua realidade.
O que eu sou totalmente contra é treinar uma criança de 8 anos como se ela tivesse 16, 18 anos, com sistemas
táticos, cobranças e claro, o que estamos cansados de ver: jogadas + especialização na posição X ou Y.