Afrobasket 2013
Pra mim o favoritismo sempre passa por Angola. Gosto muito do núcleo com Eduardo Mingas, Olimpio Cipriano, Carlos Morais, Armando Costa e Joaquim Gomes. Pra mim é um dos quintetos mais ousados do basquete. Fez frente a muita gente grande já. Sendo que o 4 e o 5 tem cravados 2,00m. É um time bem sólido e com teamplay aguçado, entretanto, sinto que é hora de mudar um pouco.
Tem um garoto de 2,08m nascido em 1990 que tava no último Afrobasket e que precisa de minutos de jogo. Joaquim Valdelicio o nome, tinha feito um bom torneio em 2011 (6/6)! Felizardo Ambrósio é 87 e tem 2,02, é um cara que precisa de minutos também, ala 4. No Afrobasket de 2011 foram 10 ppg. Essa geração tá encerrando um ciclo e precisa ser bem reposta. Vamos ver se essa gurizada começa a assumir mais o jogo...
Nigéria também vem de um ciclo olímpico legal, mas agora sem Aminu e também sem Oguchi e Obasohan. Sobra o Ike Diogo e uma boa rapaziada no quesito físico. Sempre acho um time meio "largado" na defesa, mas pode surpreender novamente. Tem o gigante Alabi e nada mais de "conhecido"...
Tunísia tá no embalo da boa Olimpíada, Salah Mejri no Real Madrid e o caramba. Mas o time é muito mais que isso... Romdhane pontua muito bem, Rzig é muito da morte dos 3, Slimane é um ala forte e alto que ajuda muito contra times mais atléticos e Hadidane é aquele cara que fez dois putas jogos na Olimpíada justamente contra EUA e França. Se sabe pontuar contra esse nível de adversário, é um combo legal. Kechrid também mostrou algo na carreira, é um time digno. Não foi a toa o último campeão invicto.
Underdog pra título mas um time que eu vejo bem acima dos médios (pelo menos em nomes) é a República Centro Africana. Tentarei ver os jogos desse time além da Tunísia e torço por ambas no Mundial, será um bom agregado ao torneio. Junto com Angola talvez...
Patrick O'Bryant, James Mays, Romain Sato, Max Kouguere e Michael Mokongo. É um time muito sólido no papel. Essa era a relação não oficial até hoje, empolgante.
São três jogadores de carreira em alto nível (O'Bryant na NBA, Mays pedindo passagem na D-League e sempre quase furando roster na NBA e Sato em toda Euroleague). Kouguere é um ala 3 de 1,99m que tem carreira sólida na França (jogou com JP Batista inclusive) e Mokongo um armador que também fez seu nome na França (além de Espanha e Chipe). São três jogadores aí que são de nível NBA/Euroleague e outros dois que jogam Eurocup direto. É bastante rodagem...
Depois vem o pelotão médio (Costa do Marfim, Camarões e Senegal).
Costa do Marfim tem aquele Edi que era ou é de Gonzaga na NCAA. Sempre é cestinha dos caras... E o Kone, um pivô de 2,12m que jogava na França. São os únicos que eu conheço de cabeça... É um time com menos estatura que os atléticos mais fortes.
Senegal é um puta time alto. Faye (2,10m) que fez 22 ppg no último Afrobasket e o Moussa Seck de 2,23m já engolem muita gente. Seck é o mesmo que foi uma tragédia na D-League. Muito pouco técnico...
Camarões é um time bem uniforme, acho acima dos dois intermediários que coloquei aqui. Mas falta uns caras de 2,10m e tal. É tipo Angola, pivô tem no máximo 2,02, 2,03m. Times mais baixos até que o Uruguai, hahahaha.
Daí depois disso, só time com jogador doméstico. Não tem o que comentar...