Mensagem
por Rodrigo Marbury » Qui Out 09, 2008 6:14 pm
Achei uma analise do jogo em um forum:
1) Jogabilidade: Esse certamente foi o item que mais evoluiu. O contato físico está mais forte e real (se bobear no garrafão, toma pregada na hora), os movimentos dos jogadores melhoraram muito e o jogo em si está mais divertido. Como alguém já disse por aí, a quadra está aparentemente menor, o que leva o jogo a ficar um pouco propenso ao "run and gun" (talvez seja apenas uma primeira impressão), principalmente no último quarto.
Outra coisa que me agradou bastante: Ao contrário do 2k8, agora você consegue produzir algo mais decente com seus reservas, até mesmo com os "perebas" do seu time. Exemplo: Jogando com o Boston no 2k8, para matar uma bola de meia distância com um jogador como Eddie House ou TONY Allen, mesmo completamente livre, só fazendo reza braba e dando um banho de arruda no cara.
Já no 2k9, desde que você encontre o jogador bem posicionado, o índice de acerto melhorou bastante, o que condiz totalmente com a realidade.
No geral, acho que o índice de acerto de chutes melhorou, deixando o jogo mais intuitivo e menos pragmático, mecânico. Grande evolução nesse sentido.
Também vale assinalar que os jogadores agora se movimentam mais, buscam espaços por conta própria. Não fica mais todo mundo estático olhando para a cara do armador e esperando você puxar a página de jogadas e escolher alguma coisa.
É possível escolher a opção de "escolha de jogadas automáticas", ou seja, se você não escolher uma jogada do playbook, o time automaticamente se posiciona para uma delas por conta própria.
Achei muito legal, até mesmo porque você pode esperar para o time se posicionar de um jeito e depois escolher uma jogada diferente, mudando o posicionamento rapidamente e confundindo a defesa.
À primeira vista, alguns podem achar apelação usar esse "playbook automático", mas - acreditem - realmente não ficou forçado e o jogo flui mais naturalmente, sem precisar de ficar fuçando aquela paginazinha de jogadas a todo ataque e defesa.
Continuando... pontos positivos
2) Jogadores: Os atributos agora não são mais baseados em dados numéricos (shooting close 98, offensive rebound 80, etc...), mas sim em notas alfabéticas (como nas escolas americanas, A, B, B+, B-, C, etc...). Isso elimina aquele aspecto de "ciência exata", condizendo com o que acontece em quadra, já que no 2k9 um jogador mediano - se bem utilizado - pode fazer grande estrago.
Exemplo: Dei uma brincada com o Knicks para sentir como é um time ruim. Fiz ótimas jogadas com o Danilo Gallinari!!! Logo se vê que é um jogador limitado, mas é alto e relativamente rápido. Fiz belas jogadas com ele.
Apenas a rate global (a "nota final" do jogador) continua numérica, sendo que Kobe e LeBron agora têm avaliação 101!!!!
Os rosters e quintetos titulares precisam de alguns ajustes e é preciso puxar alguns caras que ainda estão como free agents, mas ainda não mexi em nada.
Vou dar uma checada na Live hoje para ver se já há algum arquivo disponível, sendo que a atualização ocorrerá praticamente a cada rodada, inclusive dos atributos dos jogadores, acompanhando seu rendimento na temporada (segundo a 2k Sports).
Essa atualização realmente promete ser uma grande novidade.
Outra coisa: o cansaço dos jogadores não é mais baseado em atributos numéricos. Cada um tem uma barrinha de energia (também achei melhor). Os times também têm avaliações em barrinhas, não mais em números (acabou aquele negócio de "offense 90, defense 80, overall 85". Também gostei.)
3) Apresentação: Apesar de algumas falhas (vide pontos negativos a seguir), a apresentação e ambientação do jogo melhorou substancialmente. A transmissão esportiva está legal, os comentários seguem a mesma linha do 2k8, houve grande evolução nos replays, highlights, entrada na arena, torcida, técnicos.
Tudo está bem melhor.
Os jogadores estão mais parecidos e os gráficos apresentam boa melhora.
4)Agora você tem total controle sobre oi jogador, INCLUSIVE QUANDO ESTÁ NO AR.
A grande mudança ocorre no seguinte lance:
Você infiltou, saltou para a cesta e lá veio um gigante voando para te dar um toco.
Mexendo novamente na alavanca quando o jogador está no ar, você tenta se defender do toco e lançar a bola por outra direção desobstruída.
Guardadas as devias proporções, é mais ou menos como aquela clássica jogada do Jordan saltando sobre a defesa do Lakers e trocando de mão para colocá-la na cesta, ou mesmo aquela jogada que o próprio Jordan fazia muito, vindo lateralmente, pulando e passando por debaixo do aro girando os braços em sentido horário ou anti-horário (dependendo do lado) e jogando a bola na tabela depois de passar por debaixo do aro.
Pontos negativos
1) Uniformes/textura: eu esperava bem mais.
2) Câmeras: mudaram, não sei por quê. Usava a "SIDE" com bastante zoom, mas agora está irreconhecível. Mas não é nada que comprometa o jogo: ajustei a câmera "BROADCAST" com mais zoom e meia altura, ficou parecido com o que jogava antes. Agora, é acostumar.
3) Escolha de uniformes: está horrível. Uma pena.
4) Placar: prefiro na parte de baixo da tela. Agora está na parte superior. As tarjas que saíam lateralmente com informações (fulano, 20 pontos; falta de fulano; time out, etc) ficaram vermelhas com letras cinza. Antes era melhor e mais legível (preta com letras amarelas).
5) Piso da quadra: praticamente não houve evolução nesse quesito.
6) Faixa "headband": Não sei se foi apenas primeira impressão, mas está parecendo que o jogador enrolou na testa uma daquelas bexigas modeláveis para criança (daquelas que o Máskara transforma numa metralhadora e sai atirando, hehehe)