TO: Liga Ouro - 2ª divisão do NBB, Caxias campeão (pág 3)
A competição começará em fevereiro de 2014, tem término previsto em maio do mesmo ano (pouco tempo, obviamente, mas é o começo) e deverá contar com a participação de oito a 12 clubes.
O campeão da segunda divisão ganha o direito de jogar o NBB7, com os dois últimos colocados do NBB desta temporada (2013/2014) descerão de divisão. Outra grande notícia sobre a segunda divisão vem da utilização de jogadores mais novos (como é feito na Argentina desde 2011 – releia aqui): para participar da segunda divisão, as equipes deverão ter um número mínimo, ainda a ser estipulado, de jogadores Sub-23. (para felicidade do Raoni e da nação, rs), mas esse pessoal precisa não só do espaço no roster, mas de seus minutos de quadra.
Ou seja: os jovens que se destacarem na atual edição da Liga de Desenvolvimento e não tiverem espaço em times do NBB poderão demonstrar talento (sendo emprestados por seus times NBB inclusive) para se manter em atividade na segunda divisão. De acordo com cálculos de um especialista na base, LDB e segunda divisão do NBB podem fazer com que um jovem jogador de basquete do país atue mais de 50 partidas em âmbito nacional e com bom nível em uma temporada – se pensarmos que há cinco anos este número não chegava a 20 é um crescimento absurdo, fenomenal mesmo.