TO: Seleção Brasileira - Feliz dia do Gol da Alemanha!!!!

Área destinada a discussões sobre todos os outros esportes.

Moderadores: jaogui, Quinho

Qual deve ser o novo técnico da Seleção

Tite
8
22%
Muricy
3
8%
Felipão
5
14%
Guardiola
21
57%
Outro
0
Não há votos registrados

Total de votos : 37
<<

fabiofa

Nível 13: Seleção Brasileira

Mensagem por fabiofa » Ter Mai 25, 2010 9:25 am

Re: Tópico Oficial da Seleção Brasileira

Não é só a defesa, mas o sistema defensivo do Brasil é muito sólido. Robinho é um bosta, mas ele sempre foi de dar um gás pra marcar na saída de bola, por exemplo.

A zaga em si ainda tem o privilégio do entrosamento. Lucio e Juan jogaram um tempo juntos no Leverkusen e já há alguns anos são titulares indiscutíveis. Isso sem contar com a qualidade individual de ambos.

Enfim, acho que o Brasil tem sim uma defesa forte e muito confiável.
<<

stalinjah

Nível 12: Seleção Estadual

Mensagem por stalinjah » Ter Mai 25, 2010 1:27 pm

Acredito que o Brasil tenha na Defesa o seu ponto forte, porém, ter que aturar um Brasil jogando 'no contra-ataque' vai de encontro com tudo o que oferecemos de conceito durante nossa história...

Dunga como treinador, não surpreende, montar um time que é focado na postura defensiva...

O nosso maior problema é enfrentar times fechados, que não ofereçam o contra-ataque, dae sim teremos mais problemas...

Por isso, durante as eliminatórias, enfrentamos mais dificuldades para vencer a bolívia do que a Argentina..
JAH - JARDIM AMÉRICA HEMPERS
CAMPEÃO CONFERÊNCIA AIR 2013/14
TRI-CAMPEÃO DIVISÃO EWING 2008/09, 2009/10 e 2011/2012
CAMPEÃO COPA LAKERS 2012
CAMPEÃO DO MENDIGÃO 2012/13!
JAMAIS SOZINHO... JAH ESTÁ AO SEU LADO
Imagem
"Se Leonardo da Vinci, porque é que eu não posso dar "Dois"?
<<

claudio__

Nível 17: MVP

Mensagem por claudio__ » Ter Mai 25, 2010 1:44 pm

a bolívia meteu 6 na argentina :valca:

a gente ficou no 0 a 0 pelo menos...
<<

stalinjah

Nível 12: Seleção Estadual

Mensagem por stalinjah » Ter Mai 25, 2010 3:09 pm

^

Depende Taleco, tu não tem como comparar o Brasil com a Alemanha em termos de qualidade individual, o Brasil só é o "Brasil" pq sempre tivemos playmakers nos nossos esquadrões...

O Dunga reduziu isso levando a cambada de cabeça de bagre...

Que é sempre difícil enfrentar um time fechado, concordo, mas que o Brasil deveria enfrentar menos dificuldades que a Alemanha, me parece óbvio.
JAH - JARDIM AMÉRICA HEMPERS
CAMPEÃO CONFERÊNCIA AIR 2013/14
TRI-CAMPEÃO DIVISÃO EWING 2008/09, 2009/10 e 2011/2012
CAMPEÃO COPA LAKERS 2012
CAMPEÃO DO MENDIGÃO 2012/13!
JAMAIS SOZINHO... JAH ESTÁ AO SEU LADO
Imagem
"Se Leonardo da Vinci, porque é que eu não posso dar "Dois"?
<<

Eduardo_BH

Localização: na cama com a eva langoria, enquanto tony parker treina...

Mensagem por Eduardo_BH » Ter Mai 25, 2010 4:49 pm

Robinho tava uma merda nos ultimos jogos pela seleção, inclusive Copa das Confederações e tal.

Mas esse ano ele ta jogando muito bem. Muito se fala de Ganso e Neymar no Santos, mas acho que o Robinho tem jogado tao bem quanto os dois. A diferença é que ele tem atuado com mais inteligencia, sabendo que tem grandes jogadores em sua volta e que o melhor a ser feito é unir o talento de todos, e não cada um querer fazer tudo sozinho pra aparecer.
#freegeorge

Imagem
<<

TheNicolau15

Nível 22: MVP

Mensagem por TheNicolau15 » Ter Mai 25, 2010 5:14 pm

stalinjah escreveu:Acredito que o Brasil tenha na Defesa o seu ponto forte, porém, ter que aturar um Brasil jogando 'no contra-ataque' vai de encontro com tudo o que oferecemos de conceito durante nossa história...

Dunga como treinador, não surpreende, montar um time que é focado na postura defensiva...

O nosso maior problema é enfrentar times fechados, que não ofereçam o contra-ataque, dae sim teremos mais problemas...

Por isso, durante as eliminatórias, enfrentamos mais dificuldades para vencer a bolívia do que a Argentina..
Falou tudo, se ao menos tivessemos um dos dois volantes saindo mais pro jogo, e mais criatividade no complemento do meio, além da correria que o Ramires e o Kaká fazem, iriamos ter mais facilidade contra seleção retrancadas e um futebol mais vistoso...
Imagem
Healers FDB Roster:
Esquadra:
David Moorer, El Mago del Oeste™ (C)
Arron Augustin Afflalo, Triple A Franchise (VC)
Christopher Emmanuel Paul
Gregory Keith Monroe, Jr.
James Khristian Middleton

Rotação:
Reginald Shon Jackson
Greivis Josué Vásquez Rodríguez
Marvin Gaye Williams
Edward Adam Davis
Christopher Claus Andersen, Mr. Birdman

Garbage:
Lieutenant Ray McCallum, Señor
Jared Armon Cunningham
Darrun Zurdino Hilliard II
Rasuavel Butler
Jarell Notty Martin
<<

The Garden

Mensagem por The Garden » Ter Mai 25, 2010 6:30 pm

ESPN vai reprisar hoje 21h a final da Copa 98.
Imagem
<<

marlonks

Nível 20: Titular

Mensagem por marlonks » Ter Mai 25, 2010 7:03 pm

Eu não sei que conceito é esse de "jogar brasileiro" que vocês estão falando. Vocês podem me dar uma referência objetiva e concreta?

O Brasil tem vários times que as pessoas esquecem que não se encaixa nesse imaginário que muita gente imbecil e que não sabe escrever criou: 1990, 1974, 2006, 1994, 1966, 2010 (?). Vencedores ou não, são times que são o oposto desse conceito (ou o que eu imagino que ele seja). Não me parecem exceções. Acho que fazem parte dessa nossa cultura também. Entendo rejeitar esse futebol do Dunga, mas rejeitar ele com base em "nossa história gloriosa" é de fazer rir..

Eu tenho só 20 anos e acho um horror dizer isso. Querem me impor uma cultura futebolística que eu não tenho. Eu nasci em 1990 e o que eu cresci vendo não tem nada desse discurso de "futebol brasileiro"... vejo um, mas não com essas características bobas, esvaziadas, formalistas..

Futebol não é matemática e não engulo essa coisa de dificuldades contra times muito fechados. Cada jogo é um jogo, Bolívia adotou certos procedimentos que ,DEFINITIVAMENTE, NÃO SE REDUZEM SOMENTE A DEFENDER e conseguiu empatar, ganhar, não lembro. Os EUA são uma seleção bem melhor que a Bolívia e ao não ofereceu um contra-ataque ao Brasil em 45 minutos, numa final de competição. O Brasil virou esse jogo.
Imagem
Like, I have no idea what you guys are talking about.
<<

fabiofa

Mensagem por fabiofa » Ter Mai 25, 2010 8:05 pm

Eu não sei que conceito é esse de "jogar brasileiro" que vocês estão falando. Vocês podem me dar uma referência objetiva e concreta?

O Brasil tem vários times que as pessoas esquecem que não se encaixa nesse imaginário que muita gente imbecil e que não sabe escrever criou: 1990, 1974, 2006, 1994, 1966, 2010 (?). Vencedores ou não, são times que são o oposto desse conceito (ou o que eu imagino que ele seja). Não me parecem exceções. Acho que fazem parte dessa nossa cultura também. Entendo rejeitar esse futebol do Dunga, mas rejeitar ele com base em "nossa história gloriosa" é de fazer rir..
O "jogar brasileiro" faz muita referência ao que o torcedor e a imprensa esportiva gostariam de assistir num jogo de futebol. A meu ver, remete-se fundamentalmente aos times anteriores à década de 70. As seleções de 58 e 70 são exemplos formidáveis.

Claro que o futebol depois de 70 mudou muito. Regras, globalização, conceitos novos... As seleções que não se adequam ao "jogar brasileiro" não são exceções, são casos que simplesmente não agradaram ao público, tendo ganhado ou perdido.

O futebol brasileiro sempre primou por ser inventivo, por ser dinâmico. Acho que mesmo essas seleções que vc citou tinham um pouco disso. Em menores doses que as de 58, 70 e 82, é verdade, mas tinham...

Enfim, acho que o "jogar brasileiro" não é uma marca dos times brasileiros, mas simplesmente o que o torcedor espera dos times brasileiros. Não é uma qualidade de todos os times, mas um potencial desses times.
Eu tenho só 20 anos e acho um horror dizer isso. Querem me impor uma cultura futebolística que eu não tenho. Eu nasci em 1990 e o que eu cresci vendo não tem nada desse discurso de "futebol brasileiro"... vejo um, mas não com essas características bobas, esvaziadas, formalistas..
E qual seria o futebol brasileiro que vc vê?

Pra mim, a característica principal do bom jogador é a inventividade. Como no Brasil temos mais bons jogadores do que em qualquer outro lugar do mundo, é provável que tenhamos uma probabilidade maior de formar uma seleção mais inventiva que as outras.
Futebol não é matemática e não engulo essa coisa de dificuldades contra times muito fechados. Cada jogo é um jogo, Bolívia adotou certos procedimentos que ,DEFINITIVAMENTE, NÃO SE REDUZEM SOMENTE A DEFENDER e conseguiu empatar, ganhar, não lembro. Os EUA são uma seleção bem melhor que a Bolívia e ao não ofereceu um contra-ataque ao Brasil em 45 minutos, numa final de competição. O Brasil virou esse jogo.
Futebol não é matemática, mas pode ser estudado. No caso do Brasil a coisa é um pouco mais difícil por causa da tal inventividade. É muito mais fácil prever o que o Bayern de Munique vai fazer durante um jogo do que o Santos. A final da UCL foi assim. Mourinho marcou o Robben pela esquerda e a defesa se preparou para possíveis bolas alçadas à área. Por que não mudar o Robben de lado? Por que não tentar alguma coisa diferente?

A seleção não é assim. Não foi com Parreira em 94, não foi com Zagallo em 98 e nem mesmo com o Lazaroni em 1990. E não será assim com o Dunga.
<<

Ginóbili

Mensagem por Ginóbili » Ter Mai 25, 2010 9:03 pm

tô meio com preguiça de defender minha tese, mas vou tentar ser rápido

acho que o fabio foi até boa parte da resposta.

e mesmo marlon tem um pouco de razão.

a questão é que o futebol não se resolve apenas em 4 e 4 anos. Claro que os times de Copa que realizaram esse "ideal brasileiro" do futebol são bem raros, talvez exclusivos de 58-70-82 (2002 não!). Mas desde quando acompanho futebol diariamente, há dezenas de equipes que realizaram isso e há centenas de jogadores que em algum momento reproduziram esse momento artístico que chamamos de "nossa tradição"

diferente do Raoni, eu aprendi a aplaudir muito mais a arte que os huevos. Acho bacana ter jogadores raçudos e tudo mais, mas um chapéu me convence mais do que um carrinho. Não porque nossa seleção fez isso de quatro em quatro anos, mas porque no nosso imaginário, o que me foi ensinado e assim tenho repetido foi que isso é o que devemos buscar à todo custo.

E aí a seleção entra com a simples capacidade de poder unir todos os jogadores que realmente conseguem fazer coisas que nem todos podem. E aí que imagino, pelo menos, que a seleção brasileira, por ter, como disse o Fábio, a chance de aglutinar tanta gente que realmente produza esse momento máximo de catarse, é que a gente espere que ela seja a exibição deste nosso ideal que é o de ganhar jogando bem e bonito.

SP de Telê, Palmeiras de Luxemburgo dos 100 gols, Vasco de 2000, Corinthians de 98-99, Santos de 2002, Santos de 2010, são alguns dos vários exemplos de times que mostraram o que nós achamos tão glorioso, que é se apoiar em um diferencial que ninguém mais consegue repetir, que é o da técnica à todo custo.

A minha maior frustração não é exatamente com o Dunga, mas com essa noção que apesar de nossas possibilidades, nós abrirmos mão de poder fazer aquilo que sempre aprendemos como maravilhoso, simplesmente porque aquilo "não é realizável". É o fim do sonho.

e você, Marlon, por isso, é um stalinista.
Imagem
<<

marlonks

Mensagem por marlonks » Ter Mai 25, 2010 9:21 pm

Mas que porra é essa de "pensamento indireto transmitido por osmose" dessa imprensa esportiva (??????, nome aos bois. que imprensa esportiva segue levantando esse pensamento?) aos torcedores?

A galera com quem eu cresci, com quem eu me relacionei a vida inteira, que gosta-gostava de futebol nunca tratou o futebol assim. Sinto que há um descolamento entre o que se imagina e o que há, de verdade. Quem conhece a molecada da minha idade sabe que a relação de moral & valor deles no futebol tem pouco ou nada ver com esse "jogar brasileiro".

O futebol brasileiro, inventivo, não sei, acho que sim, em certos momentos. Mas como regra geral, acho complicado. Diria que o jogador brasileiro é, historicamente, inventivo. OK, mas aí: O Dunga não é jogador brasileiro? É o ser da derrocada e da glória (90/94). O Chicão metendo um pontapé no Kempes não é uma coisa extremamente brasileira, também? É preciso se distinguir do que realmente é evidência de um futebol brasileiro do que você(s) gostariam que ele fosse. Dar um pontapé é inventivo? Nem sempre, mas a respota é: sim!

A arte de você, Guilherme, não é arte (p mim, evidentemente). Há momentos para o chapeu, momentos para o carrinho. Dado no momento errado o chapeu não é arte. Dado no momento errado o carrinho não é arte. O "dado no momento errado" não tem nada a ver com a efetividade daquilo (se produz um gol, se evita um gol). Se fosse fazer um esqueminha, entre o vida (Raoni) e a forma (Guilherme), penderia mais para o lado da Raoni, mas seria um meio termo. Bola = intuição (técnica, solução) + sentimento (nosso tão conhecido HUEVOS). O sentimento é aquilo que dá (in)coerência e unidade a técnica. Sem ele,a bola num é bola.

Acho que, por isso, você, Guilherme, meu velho, é um vermelinho ortodoxo.
Imagem
<<

The Garden

Mensagem por The Garden » Ter Mai 25, 2010 9:22 pm

PVC falou ontem no Linha de Passe que o título europeu da Espanha em 2008 mostrou que o sonho é realizável.
Imagem
<<

custodio

Nível 40: Aprendiz de Chad Ford

Mensagem por custodio » Ter Mai 25, 2010 9:25 pm

voces parecem um monte de armando nogueiras escrevendo (quero deixar claro que isso neo eh um elogio)
<<

claudio__

Mensagem por claudio__ » Ter Mai 25, 2010 9:42 pm

vcs falam como se o melhor time sempre ganhasse no futebol...
<<

Ginóbili

Mensagem por Ginóbili » Ter Mai 25, 2010 9:49 pm

marlon

eu acho que nós dois, pelo menos, pensamos bem parecido o que é futebol.

a minha pergunta é: qual é a sua compreensão do que é seleção brasileira?

porque eu duvido que, do ponto de vista da execução do que você considera arte (mesmo havendo aí essa dialética de huevos e gansismo), o time de Dunga é o que há de mais possível.

por isso entendo que discordamos do ponto de vista do que gostaríamos e pedimos que fôssemos a seleção.

Portanto, não desvirtua a discussão para um sofisma barato, seu filólogo traíra.

a discussão, e é essa a pergunta, é: o que deve ser, pra você, a seleção? sim! essa discussão se pede a abstração.

Porque se fôssemos exclusivamente materialistas, seríamos extremamente tristes e constataríamos: a seleção é um todo de atletas que fazem parte de uma elite burocratizada que corresponde, no final das contas, o tipo de poder que exerce a CBF, e o corpo diretivo/técnico que nela comanda, o stalinismo, ou dunguismo, como quiser.

Me recuso, juro, a acreditar que é essa a discussão. Pq se excluirmos desejos, sim, é a morte do sonho!
Imagem
<<

marlonks

Mensagem por marlonks » Ter Mai 25, 2010 10:05 pm

tentando ser sintético: eu acho que a seleção tem se constituir enquanto equipe. se não se consituir e virar "selecionado daqueles jogadores especiais" (por mais especiais que esses sejam) não serve. e essa equipe não precisa ter como missão agradar/identificar-se c/ o povo brasileiro (é claro, a lógica contária, de criar ódio no público tb não é uma necessidade da seleção). deve rejeitar tanto o puro ornamento quanto a pura raça. o esforço deve ser no sentido de uma combinação entre paixão e lucidez.

é evidente que o Dunga conclui só uma dessas coisas. (constituir uma equipe). no resto, passa longe. e por isso é uma seleção ruim ao meu ver.
Imagem
<<

Raoni_19

Nível 25: Reserva

Mensagem por Raoni_19 » Ter Mai 25, 2010 10:16 pm

Esse "jeito brasileiro" é a coisa que mais me faz rir em discussões esportivas. A mim e a todos os meus amigos. Convido-os para virem ao Beira-Rio rir junto conosco a respeito desse jeito. E somos mais de 50. Vou explicar mas sei que não vou ser entendido. Mas mesmo assim, vou falar.

O jeito brasileiro é a maldita "ginga". Essa ginga que os cariocas amam... que a imprensa fluminense vive recordando com lágrimas nos olhos e que cada vez que eu vejo eu solto um grito: "QUE MERDA É ESSA DE GINGA, CARALHO?". Esse jeito brasileiro de jogar, do drible, dos 5 atacantes e nenhum volante (não são dados exatos!). É a recordação do Calazans, do Trajano, do Maurício Prado e do Helena... recordação dos anos 50-60, recordação de Leônidas da Silva e da inventividade do brasileiro com seu gingado que deixava os adversários malucos. É esse sentimento do malandro... essas coisas que um gaúcho passa a vida inteira tentando entender o que é e nunca consegue.

Quando eu digo carioca, cito porque foi aí que tudo começou, entretanto, sou consciente que hoje são mais tantos os afetados que é difícil citar algo diferente (talvez somente os gaúchos das curvas de seus times e aqueles mestres do futebol que habitam o estado (Ostermann, Cabral, e os pais dos gaúchos das curvas).

Enfim, esse jeito carioca que foi COPADO pelo URUGUAY em 50 e que seria fracassado até 58 (quando tinha Pelé + Garrincha, ou seja, ROUBO). A ginga perdeu em casa, perdeu um jogo em que eram 200.011 vs 11. Esse gingado é o jeito brasileiro? Pois bem, fico com o tiki-tiki do Uruguay de 30 e 50, fico com a qualidade dos passes curtos, o domínio do meio campo e a velocidade pelas pontas aliada ao oportunismo. Claro, aliados a muitos HUEVOS. E os brasileiros inteligentes (leia-se Scolari e Parreira em 94) também ficam. Afinal, o gingado voltou com tudo em 82 e 86 e o que vimos? Derrota! Derrota para um time ITALIANO (leia-se, tremendo HUEVOS também). Mas não só HUEVOS... marcação, oportunismo sempre presentes.

Aos que falam de 70, não discuto. O time de 70 era o maior exemplo do tiki-tiki. Bola no pé, passes certos, lançamentos precisos, velocidade, oportunismo e claro, marcação. Isso não tem nada de gingado... nada de inventivo. Isso é a receita simples do futebol + Pelé. O que podia sair de resultado? Título épico.

94 e 2002 estão aí para provar que o gingado e o maldito jeito brasileiro de jogar são um fracasso e apenas recordações na mente de alguns cronistas doentes. 2006 e o talento brasileiro está aí. O "oba-oba" não ia fracassar, afinal, o jeito brasileiro aliada a malandragem ia dar resultados. É, eu vi. Uns italianos retranqueiros com 3 culhões cada (Lippi tem uns 6) coparam a porra toda. E a taça tá no armário.

Depois tem gente que ainda tem a audácia de perguntar como eu consigo não torcer nem um pouquinho pra CBF. Ora amigos, como vou torcer pro gingado, pra malandragem e o caramba se eu nem consigo entender o que é isso? Daonde eu venho, marcação no meio campo é vida. Três volantes é lei, carrinho é colírio e sangue é água. Pescoço é canela, torcida é jogador e gingado amigo, gingado é atestado de óbito.
<<

custodio

Nível 40: Aprendiz de Chad Ford

Mensagem por custodio » Ter Mai 25, 2010 10:21 pm

Raoni, sei que deve ser dificil, mas por favor discorra sobre Ronaldinho GAUCHO
<<

fabiofa

Mensagem por fabiofa » Ter Mai 25, 2010 11:18 pm

custodio escreveu:Raoni, sei que deve ser dificil, mas por favor discorra sobre Ronaldinho GAUCHO
Post do século!
<<

claudio__

Mensagem por claudio__ » Ter Mai 25, 2010 11:19 pm

custodio escreveu:Raoni, sei que deve ser dificil, mas por favor discorra sobre Ronaldinho GAUCHO
vai dizer que é craque. tem velocidade pelas pontas e é oportunista :valca: