Blog do Zanquetta: Quem será o patrocinador do SPFC?
Blog do Alexandre Zanquetta
No final de 2008 acaba o contrato de patrocínio entre a LG Eletronics e o São Paulo Futebol Clube. Ao que tudo indica esta parceria não será renovada. A multinacional coreana não está disposta a pagar os 40 milhões de Reais por ano pedidos pelo São Paulo. A LG cresceu muito no mercado brasileiro com esta parceria, mas teve também atritos com o clube paulista. No começo de 2007 deixou de pagar por dois meses o Sampa, pois não estava satisfeita com a camisa de treino do São Paulo. Por isto mesmo o São Paulo prefere uma parceria nova e não falta interessados. Nos bastidores da equipe são paulina se fala em nomes como Coca Cola-FEMSA, Emirates Airlines, Samsung e pasmen, Unimed. Vamos analizar cada uma:
Coca Cola FEMSA
Quem é: FEMSA (Fomento Económico Mexicano S.A.) teve sua origem no México em 1890, quando 4 amigos fundaram a cervejaria Cuauhtécmoc Moctezuma. Hoje o grupo é a maior companhia de bebidas do México e América Latina. É o fabricante das cervejas Tecate e Sol e adquiriu as Cervejarias Kaiser no Brasil. É também a segunda maior engarrafadora de Coca Cola do mundo e opera em nove paises da América Central e América Latina. Tem ao todo 56 mil funcionários.
Boatos: Parece que a melhor proposta atual é a da FEMSA. Eles estariam dispostos a pagar 35 a 40 milhões de Reais por ano.
Pró: O São Paulo já fez uma parceria que deu certo com eles. Foi este grupo que fez o Santo Paulo Bar. Inclusive a FEMSA tem a preferência de patrocinio, caso não houver acordo entre a LG e o SPFC.
Contra: Como a FEMSA é grupo que distribui várias marcas de bebidas, pode ocorrer um “rodizio” de marcas na camisa do São Paulo. Está é uma tática muitas vezes usada na Europa. Por exemplo o Wolfsburg da Alemanha (time de Josué e Grafite) que é patrocinado pela Volkswagen. O Logo na camisa do clube muda de acordo com o desejo do patrocinador.
Emirates Airlines
Quem é: A Emirates Airlines é pertencente ao The Emirates Group e foi fundada em 1985. Na época tinha apenas um Airbus A300 e um Boing 737. Hoje tem 122 aviões e 226 encomendados, inclusive 58 A380s. Com isto é a maior companhia aérea do Oriente médio e faz ligação aérea entre essa região e todos os continentes (55 paises) . A empresa tem experiência como patrocinadora espotiva, foi patrocinadora oficial da Copa do Mundo de 2006 e patrocina clubes como Arsenal, Hamburgo e Paris Sait Germain.
Boatos: A companhia está disposta a patrocinar um time grande de São Paulo, pois acabou de abrir uma linha aérea OrienteMédio/São Paulo.
Pró: A empresa estaria disposta a trazer equipes estrangeiras para jogar no Morumbi e a criar uma linha aérea especial com desconto para o sócio-torcedor em jogos da libertadores.
Contra: A Emirates quer começar a negociação em janeiro, o que atrapalharia o planejamento para 2009.
Samsung
Quem é: Samsung foi fundada em 1938 por Byung-Chull Lee e era originalmente uma empresa de exportação de alimentos na Coréia do Sul. A partir de 1969 começou a fabricar produtos eletrônicos. Hoje é a 7 maior corporação transnacional do mundo. Se fosse uma nação, teria um PIB maior do que a Argentina. Tem 254mil empregados.
Boatos: Samsung vem forte para a briga pelo patrocínio do São Paulo, pois viu que sua concorrente sul coreana teve muito sucesso com esta parceria.
Pró: Uma parceria bem feita com uma empresa eletrônica traria vários beneficios numa futura reforma do Morumbi, principalmente na área da imprensa.
Contra: A Samsung já fez parceria com um arquirival do São Paulo e isto não agradaria os torcedores. O logo azul da empresa não combinaria com as três cores do Tricolor.
Unimed
Quem é: Unimed é a maior rede de assistências no Brasil. A primeira Unimed foi fundada em Santos em 1967. Hoje a corporação é formada por 377 cooperativas médicas e conta com 106 mil médicos. A Unimed patrocina no futebol o Grêmio, o Internacional, o Avaí, o Linense-SP e Fluminense.
Boatos: Existem dois boatos. O primeiro diz que a Unimed ofereceu 31 a 33 milhões de Reais por ano pelo patrocínio do São Paulo(
http://imprensaspfc.blogspot.com/). O segundo diz que a Unimed pagaria 25 milhões de Reais anuais apenas pelas mangas, em contrapartida ganharia 5 a 10 % do passe de cada jogador da base do São Paulo, investiria na base e traria jogadores para o clube.
Pró: Eles trariam jogadores, inclusive o Conca.
Contra: O São Paulo quer ter um parceiro internacional. A respeito do segundo boato o São Paulo tem chances de perder dinheiro com esta transação.
Fato é, que o São Paulo conseguirá o maior patrocínio do Brasil. Isto é fruto da organização administrativa e de anos seguidos ganhando títulos. Mais um motivo para se orgulhar de ser são paulino. Torcedor tricolor, se você fosse o JJ, com quem você assinaria o contrato?
Por Kai Fuchs
http://zanquetta.wordpress.com/