Re: Flamengo - play by play
[url=http://profile.mygamercard.net/planaria][img]http://card.mygamercard.net/PT/community/mondoxbox/planaria.png[/img][/url]
Área destinada a discussões sobre todos os outros esportes.
‘FALSO 9′ DO BARÇA PODE SER A SALVAÇÃO DO FLA
Copiar o que dá certo não é vergonha alguma. No futebol é algo problemático por causa das vaidades envolvidas. Um técnico não admite ter se baseado no trabalho de um outro. E se tratando de Vanderlei Luxemburgo, a vaidade é multiplicada por dez. Uma pena. Pois a forma de jogo do principal time da temporada, o Barcelona, tem tudo para ser a alternativa para dar um padrão de jogo ao Flamengo.
Tive essa ideia há duas semanas e amadureci ela conversando com o amigo e especialista André Rocha, que pilota o espetacular blog Olho Tático (de onde recebi autorização para retirar o campinho do Barça abaixo): jogar com o “falso camisa 9″ pode ser a solução do Rubro-Negro. Assim, resolveria de uma só vez alguns problemas crônicos na temporada: a péssima fase de Deivid, a falta de perna de Maldonado para fazer a contenção, melhoraria a marcação pela faixa central do gramado e compensaria a ausência de um lateral-esquerdo confiável no ataque.
Longe de comparar a qualidade das peças, algo que nem uma porta faria, é fazer um exercício de imaginação:
Williams viraria um volante que não sobe, se especializando em cobrir os avanços dos laterais (principalmente de Léo Moura, que teria a liberdade que tem Daniel Alves) e evitando que os zagueiros ficassem no mano-a-mano;
Bottinelli pelo lado direito e Renato Abreu (nem de longe é o meu nome preferido, mas enquanto não conseguem outro…) pela esquerda, precisam se desdobrar para ajudar Williams e ter certeza que a bola chega “redonda” e não “quadrada” à frente (pensando em função, sempre em função, semelhante a que fazem Xavi e Iniesta);
Na frente, Thiago Neves e Diego Maurício (ou Negueba) estariam no “lado contrário” para cortar para dentro e bater com o pé bom. São as diagonais que vemos Villa e Pedro fazerem semanalmente.
E Ronaldinho Gaúcho teria que se movimentar muito mais do que fez nos últimos anos, para receber essa bola de Bottinelli e Renato e aparecer na frente para finalizar. Essa é a grande questão para o esquema funcionar: Ronaldinho se mexer.
Imaginou? Então, pode ou não pode dar certo? Nos últimos dois jogos, contra o Murici e contra o Botafogo, Luxemburgo usou mais ou menos esse esquema, com a entrada de Negueba e a saída de Deivid. O time melhorou muito. E pode melhorar mais com a entrada de Bottinelli fazendo essa função no meio-campo, bem melhor que Fernando ou Williams (acabando com as tresloucadas subidas ao ataque pela direita).
Para isso, Luxemburgo precisa fazer com que os jogadores acreditem e se esforcem por isso. E que a vaidade permita…
Verdade..planaria escreveu:Que se dane a CBF. Ela não tem legitimidade para reconhecer o que não organizou...xô!