Segue a entrevista dele.
Com belas atuações, Scott Machado é um dos principais nomes da NCAA nesta temporada Com belas atuações, Scott Machado é um dos principais nomes da NCAA nesta temporada
Atualmente dono da maior média de assistências da NCAA, com 11,4 passes decisivos por jogo, o brasileiro Scott Machado é uma das sensações da atual temporada do basquete universitário norte-americano. Atuando pelo Iona College, o jogador que está em seu último ano pela faculdade, já planeja seu futuro como atleta de basquete, e em entrevista exclusiva para o Basketeria, revelou o sonho de defender a seleção brasileira, apesar de nunca ter tido contato com o técnico Rubén Magnano.
- Eu quero ser chamado para a seleção brasileira e espero que eles me convoquem. Adoraria ser o armador do Brasil. Infelizmente eu nunca falei com Rubén Magnano, mas espero que um dia possa conhecê-lo e poder jogar pela Seleção, disse Machado.
Já ouvi falar muito sobre a liga brasileira (NBB), mas não sei muito detalhes – Scott Machado
Filho de imigrantes brasileiros em Nova York, Scott,que conhece muito pouco o Brasil, gosta sempre de dizer que sua nacionalidade é brasileira, mesmo tendo nascido em solo americano. Na terra do Tio Sam, Machado aprendeu a gostar de basquete muito cedo. Como seus irmãos mais velhos praticavam o esporte, com dois anos de idade, o então garoto já dava seus primeiros passos com a bola laranja. Mas foi na quinta série que a diversão virou rotina.
- Eu comecei a jogar basquete em casa, com dois anos de idade. Meus irmãos mais velhos já praticavam o esporte e isso me influenciou muito. Quando fui para a quinta série, eu comecei a jogar pela equipe do colégio e estou jogando até hoje, explicou.
O bom início na temporada 2011/2012 da NCAA, não surpreende Scott Machado. Além de liderar o país em assistências, o atleta, que fica em quadra por 36,4 minutos por partida, ainda contribui com 15,4 pontos por jogo para sua equipe. Após três anos com a mesma equipe (Iona), o jogador se diz preparado para assumir o papel de protagonista, já que sempre foi o armador titular do time, inclusive sendo escolhido o melhor novato da temporada 2008/2009 da Conferência MACC.
- Não, eu não estou surpreso (em ser o líder em assistência da NCAA). Desde meu primeiro ano aqui, fui o armador titular da equipe e sempre trabalhei duro para quando chegasse este momento eu estivesse preparado. Meus companheiros de equipe são a razão para a minha alta média de passes decisivos, afirmou Scott, que já foi eleito duas vezes o melhor jogador da semana na MACC neste ano.
Eu sou um armador que tem como paixão passar a bola - Scott Machado
Além do bom desempenho individual de Scott, sua equipe, o Iona Gaels, que faz parte da Conferência MACC, também tem um bom início de temporada, com seis vitórias e uma derrota. Por se tratar de uma escola pequena, que foi uma única vez ao March Madness em sua história (2005/2006), o armador demonstrou muita empolgação com seus objetivos.
- Espero que este bom início que tivemos não fique por aqui. Temos que ganhar o campeonato da MAAC e entrar no torneio da NCAA (March Madness), exaltou Machado.
Confira abaixo as médias de Scott Machado em suas três primeiras temporadas na NCAA:
NCAA Pontos Assistências Minutos
2008/2009 9,3 4,8 27
2009/2010 12,5 3,9 28,1
2010/2011 13,2 7,6 34,2
FUTURO PROSFISSIONAL
Por estar no último ano de sua trajetória universitária em Iona, Scott Machado já está planejando sua carreira como atleta profissional de basquete. Com bons números individuais, o armador pode despertar interesse das franquias da NBA. Sabendo que a concorrência é muito forte, o jogador já analisa outras oportunidades e não descarta futuramente jogar no NBB.
- Eu só tenho um plano para meu futuro: ser jogador profissional de basquete. Espero jogar por muito tempo, seja na NBA ou no NBB. Já ouvi falar muito sobre a liga brasileira, mas não sei muito detalhes. Mas tenho pensado nisso (jogar no Brasil) e iria gostar muito se isso acontecesse, disse Scott.
UNIVERSÍADE
Scott Machado teve seu primeiro contato com a camisa brasileira neste ano, mais precisamente na Universíade, disputada em julho na cidade de Shenzhen, na China, o jogador fez parte dogrupo verde-amarelo na competição. Apesar de o país ter ficado apenas na 13ª colocação, o armador foi o grande destaque brasileiro no torneio, com médias de 17,3 pontos por jogo, quarta melhor do campeonato e 4,1 assistências por partida.
Desconhecido pela maioria dos brasileiros, Scott disse que nem seus companheiros de seleção sabiam alguma coisa a seu respeito e que até mesmo sua convocação aconteceu de uma maneira “diferente”.
- Na verdade eu não fui convocado. Um amigo meu, que conhecia as pessoas responsáveis pelo basquete do Brasil na Universíade, ajudou a me envolver. Como eu queria jogar, fiz alguns telefonemas e deu tudo certo, explicou Machado, que confirmou o apoio de seus pais nessa decisão.
- Meus pais sempre me apoiaram nesta decisão. Isso foi o que eu sempre quis, defender meu país (Brasil), completou.
OPINIÃO DE QUEM CONHECE
- Jogador de muita explosão e potencial ofensivo muito grande. Extremamente atlético e forte, com grande potencial para o futuro. Além de ser uma excelente pessoa, o que o faz ser muito bom de grupo. Um dos melhores jogadores que tive a oportunidade de treinar nos últimos tempos. Ele tem muito talento. (Walter Roese, técnico da seleção brasileira na Universíade de 2011)
- O Scott é um grande jogador, além de ser uma ótima pessoa. Ele é muito rápido e habilidoso e isso facilita o trabalho para nós armadores acharmos nossos companheiros para dar assistências. (George “Gegê” Chaia, armador do Tijuca/Rio de Janeiro e companheiro de Scott Machado na Universíade de 2011)
- Ele é um americano, mas com coração brasileiro. Diferentemente dos americanos, que tem um estilo mais fechado, só conversam entre eles e não dão muita moral para as outras pessoas, o Scott é muito gente boa e amigo. Em relação ao basquete, eu não tenho nada a dizer. Os números na NCAA respondem por isso. Ele é um armador fora de série, um dos melhores com quem eu já joguei na minha vida. Não tenho dúvidas de que continuando nesse caminho, ele jogará na NBA, com certeza.(Lucas “Bebê” Nogueira, pivô do Asefa/Estudiantes e companheiro de Scott Machado na Universíade de 2011)
- Ele é muito bom jogador. É jovem, muito atlético e pontuador nato. Uma das coisas que ele pode melhorar é o arremessos de longa distância. (André Góes, ala do Cia de Terno/Romaço/Joinville e companheiro de Scott Machado na Universíade de 2011)
SCOTT MACHADO POR SCOTT MACHADO
- Meu nome é Michael Scott Machado, eu tenho 21 anos e estou no último ano da Iona College. Eu sou um armador que tem como paixão passar a bola. Gosto de envolver meus companheiros no jogo, antes mesmo de eu pontuar. Essa é a maneira que eu gosto de atuar, porque facilita muito para eu jogar. Sou um cara muito engraçado, que adora viver a vida intensamente. Além de amar o basquete, eu amo muito minha família e adoro quando minha mãe cozinha comida brasileira.