TO do UFC - MMA

Área destinada a discussões sobre todos os outros esportes.

Moderadores: jaogui, Quinho

<<

jaogui

Avatar do usuário

Nível 33: MVP

Mensagens: 4859

Registrado em: Sáb Abr 26, 2008 6:46 pm

Mensagem por jaogui » Seg Mai 07, 2012 10:33 pm

Re: TO do UFC - MMA

de_bitous escreveu:Isso de não brigar com amigo rola mesmo???

Acho meio besta isso...

Pelo que eu vi rola sim... pelo menos entre os brasileiros rola sim... Ja ouvi da boca de uns 3 ou 4 lutadores..
Imagem

@OrlandoMagicBR

DBL - Doidos, Bobos e Lindos

C - Vucevic - Bogut - Stone
PF- Sully - Deadman - Josh
SF- Gordon - Barnes - Mirza
SG- Tyreke - Manu - Delaney
PG- Rondo - Teague - Sergio Rodriguez

FDB - Feios, Doidos e Bobos

C - Dirk - Deadman - Spreigths
PF - Mahimi - Diaw - Rich Jeff
SF - Melo - Manu - Meeks
SG - Wade - Iggy - Beasley
PG - Dipo - Bares - Barbosa
<<

AlanMarfim

Avatar do usuário

Nível 19: Reserva

Mensagens: 2247

Registrado em: Sáb Fev 14, 2009 10:04 am

Localização: São Paulo

Mensagem por AlanMarfim » Seg Mai 07, 2012 10:42 pm

Re: TO do UFC - MMA

Só brasileiros não.

Porque vocês acham que o Rashad Evans e o Jon Jones não são mais amigos ?

Eles eram da mesma equipe, o Rashad treinou o Jones, o treinador deles prometeu que nunca iriam lutar e pimba. Fez acontecer e ainda abandonou o Rashad, escolhendo o Jones como principal lutador.

Agora o Rashad luta no time Blackzilians.. (formado por alguns brasileiros) e o Jones continua na Greg Jackson Team

Enfim. eu acho normal, vc treina com o caro todos os dias e não querer lutar com ele.

é uma brigad de ego, e tudo que envolve o ego acaba acabando com a amizade.

é muito simples.
Imagem
CAMPEÃO DBL 2012/2013 !!!!!!!!!

MVP - Marfim VagabOnds Players - 2013/2014

C: Dirk Nowitzki / Derrick Favors / Dewayne Dedmon
PF: Kenneth Faried / Hollis Thompson
SF: Vince Carter / Rusual Butler / Chris Douglas-Roberts
SG: Rudy Gay / Alexey Shved / Roger Mason Jr.
PG: Mike Conley(c) / Tyreke Evans / Pierre Jackson
<<

locoalvinegro

Avatar do usuário

Nível 14: Reserva

Mensagens: 1306

Registrado em: Sáb Jun 18, 2011 2:57 pm

Localização: Rio de Janeiro - RJ

Mensagem por locoalvinegro » Seg Mai 07, 2012 11:12 pm

Re: TO do UFC - MMA

Mas isso é um esporte. Guga era amigo do lapenti e nem por isso não quis jogar contra ele.

Aí vão dizer que é pq é uma luta. Judo não tem isso e demais lutas.

Pq é mais violento?

Nego tem q parar com isso. Esporte é esporte e tem que se lutar, jogar e o diabo a quatro seja contra quem for.

Amizade é fora do local do combate.
OS GLORIOSOS

SL

CAMPEÃO DE CONFERÊNCIA 18/19
<<

ray-c

Avatar do usuário

Nível 13: Seleção Brasileira

Mensagens: 1169

Registrado em: Qui Fev 10, 2005 6:16 pm

Localização: Staples Center

Mensagem por ray-c » Seg Mai 07, 2012 11:27 pm

Re: TO do UFC - MMA

guga treinava todo dia com o lapenti ?

esses caras se veem todos dias, trocam estratégias, espõe fraquezas (das mais diversas), criam um laço mesmo

não é que eu ache errado a luta entre amigos,mas acho que é perfeitamente normal a opção por não se enfrentarem,acontece demais mesmo, vcs veem Cigano pegando o Minotauro ? eu nem imagino a situação, a mesma coisa é se rolasse um Anderson vs Lyoto, simplismente não da.

no JJ em campeonatos, vc só enfrenta alguém de sua equipe quando não sobra mais ninguém, o que eu acho muitissimo válido.
Imagem
Where DINASTY Happens
"Step by Step,Game by Game,Every Loss,Every Win a step closer to being the greatest" Kobe
<<

ray-c

Avatar do usuário

Nível 13: Seleção Brasileira

Mensagens: 1169

Registrado em: Qui Fev 10, 2005 6:16 pm

Localização: Staples Center

Mensagem por ray-c » Seg Mai 07, 2012 11:46 pm

Re: TO do UFC - MMA

kraster_ escreveu:E só o João comentou minha coluna... :(
vc escreve no mmabyneko kraster, eu não comentei, mas não passo um dia sem visitar essa porra de site kkkkk

gosto de praticamente tudo que leio lá !


quanto ao "historico" Vitor, porra ! vcs esqueceram quem foi o Wand ? Wand simplismente foi um dos lutadores mais escrotos que já lutou MMA, em uma época que a linha entre hospital e ringue era muito curta ! kkk Wand foi heroi no Pride, sua forma de lutar encantou um planeta, ele midiaticamente é muito mais "hero" que o Vitor, que tem uma historia fantastica tbm,eu me lembro como ninguém a primeira vez que a globo se prestou a comentar algo sobre o MMA (era porque não devia ter mais jeito mesmo), foi o Wand no Pride, tudo que ele tinha conquistado, caras, ele representou demais.

quanto a religião, acho que isso não influencia, o que influencia é o nivel de dislumbre, o Wand pode ser um cara religioso sim, mas não deixa de ser o cara bacana, resenhista, que mexe com todo mundo, que fala besteira, o Vitor não, se transformou, sinceramente, eu não sei o quão bom ou ruim isso foi pra vida dele,não é do meu interesse, mas superficialmente, olhando pelo programa, o Vitor é um cara chato, nem mais nem menos, chato, só isso, ele sempre tem um discurso, uma palavra de sabedoria, as vezes depois do treino vc só quer escutar "bom treino, man !" o Vitor tem a "necessidade" de explicar o porque o treino foi realizado e importancia no dia a dia, é importante ? é ! mas todo dia ? haja saco !

nesse aspecto o Wand peca tbm, as vezes a galera quer escutar uma palavra, uma dica, um posicionamento do "coach", aí o Wand fala "acredita no seu soco", tipo, a instrução é péssima, o Wand podia usar mais sua experiencia de octagon (já que ele não é muito bom com as palavras) pra mostrar o caminho pro time, as vezes ele "flutua" no programa, meio perdido, mas sem duvidas é um cara divertido, o ambiente é bem melhor no time dele,apesar do 5-1 pro team vito, e luta é por em prática o que vc treinou durante todos os dias e o time de wand tem caras fenomenais tbm, então a deficiencia do "coach" acaba sendo suprida.

acho que eu queria dizer no post é pra não se deixar levar pela carreira recentemente, se o Vitor representou o Brasil, o Wand o fez tbm, tão bem quanto, mas é aquela coisa, patinho feio, fala embolada,cara de mau (desagradavelmente falando kkk), a midia local exploraria o jovem e mais "agradavel" Belfort, ainda que este tenha feito muito para merecer.
Imagem
Where DINASTY Happens
"Step by Step,Game by Game,Every Loss,Every Win a step closer to being the greatest" Kobe
<<

Deco

Avatar do usuário

Nível 32: All-Star

Mensagens: 4645

Registrado em: Dom Jan 16, 2005 9:47 pm

Localização: Recife, PE

Mensagem por Deco » Ter Mai 08, 2012 12:18 am

Re: TO do UFC - MMA

ray-c escreveu:guga treinava todo dia com o lapenti ?

esses caras se veem todos dias, trocam estratégias, espõe fraquezas (das mais diversas), criam um laço mesmo
Quanto a isso sim, porque o Lapenti era o cara que treinava com o Guga direto. Era o cara que mais batia bola com o Guga disparado.

Tudo isso ai que tu falou acontecia (como acontece em qualquer esporte) e nem por isso eles não se enfrentavam. Na verdade sempre que tinha jogo entre eles era uma partida bem interessante justamente por causa que eles se conheciam muito bem.

O problema desse tipo de coisa no MMA é de machucar o amigo mesmo. Acho que lesionar um amigo (que é um lance normal e até é o objetivo do esporte) é uma coisa que os caras não "aceitam".
Boa Viagem Rivers
Campeão Superliga - 2013/14
<<

custodio

Avatar do usuário

Nível 40: Aprendiz de Chad Ford

Mensagens: 6204

Registrado em: Qua Jan 05, 2005 4:09 pm

Localização: Victoria, the place to be

Mensagem por custodio » Ter Mai 08, 2012 12:29 am

Re: TO do UFC - MMA

^exatamente. em outras palavras: viadagem pura.
<<

moraum

Avatar do usuário

Nível 13: Seleção Brasileira

Mensagens: 1107

Registrado em: Qua Jan 26, 2005 2:48 pm

Localização: Floripa-SC

Mensagem por moraum » Ter Mai 08, 2012 11:46 am

Re: TO do UFC - MMA

Eu meio que concordo, se da pra evitar, que seja evitado.

Comparar essa situação com a de outros esportes é meio complicado pela natureza do MMA. Talvez no boxe role uma coisa desse genero tbm, realmente não me lembro.

Sobre os dois, ambos tem uma puta importancia pro MMA.

Vitor na epoca do Vale Tudo, naqueles que a parada era disputada toda num dia sem divisão de categoria, o surgimento dele foi realmente um "fenomeno". Ver os videos dos primeiros UFCs é tenso, proteção quase zero, lutas que duravam seculos e o cara conseguiu se sobressair

E o Wand foi um dos primeiros superstars do MMA. A turma do Pride, especialmente, ele, Shogun e Minota (esqueci de alguem dos principais???) preencheram a lacuna que ficou quando o UFC deu uma bela queda. Nunca vo esquece do Wand jogando o Sakuraba no chão e deslocando o ombro do japone viadão

Importancia os dois tem e em iguais proporções talvez.
Imagem
<<

ray-c

Avatar do usuário

Nível 13: Seleção Brasileira

Mensagens: 1169

Registrado em: Qui Fev 10, 2005 6:16 pm

Localização: Staples Center

Mensagem por ray-c » Ter Mai 08, 2012 12:47 pm

Re: TO do UFC - MMA

falar que é viadagem não querer lutar com amigo é coisa de quem nunca fez um esporte de contato, sinto muito, não é que seja o fim do mundo lutar com um amigo,mas seria mais confortavel em uma final.

a depender do campeonato no JJ, vc só pode inscrever 2~4 representantes da mesma academia, e eles só veem a se enfrentar em uma final ou semi (se chegar até lá).
Imagem
Where DINASTY Happens
"Step by Step,Game by Game,Every Loss,Every Win a step closer to being the greatest" Kobe
<<

erick#9

Avatar do usuário

Nível 29: Hall da Fama

Mensagens: 4178

Registrado em: Dom Jul 18, 2004 12:52 am

Localização: Curitiba

Mensagem por erick#9 » Ter Mai 08, 2012 4:15 pm

Re: TO do UFC - MMA

L.A. Lakers escreveu:
erick#9 escreveu:Como alguém já comentou antes, acho que essa "chatice" do Vitor se deve à religião. Não tenho nada contra, mas tudo que é demais acaba sendo prejudicial para a pessoa.
O cara pode ter a crença que for, mas não precisa ficar querendo impor seus ideais e pagando de bom moço

Isso sem contar que o Wand é muito mais carismático tb, minha torcida é pra ele!
O Wand tambem é crente, então botar a culpa da chatice de um na religião não faz sentido :lol:

mas o q q rolou q o pessoal ta reclamando do Vitor, eu não vi.
Não coloquei a culpa na religião, mas na forma como ele encara isso.
Eu tenho minha religiosidade e não fico pagando de bom menino por aí

Outra coisa que deixa isso ainda mais ridículo, é pela profissão que esse cidadão possui
É um esporte que nós gostamos e tal, mas não passa de uma babaquisse onde um está ali para machucar o outro
Imagem
#VoltaDavidStern #FireDoc
<<

ray-c

Avatar do usuário

Nível 13: Seleção Brasileira

Mensagens: 1169

Registrado em: Qui Fev 10, 2005 6:16 pm

Localização: Staples Center

Mensagem por ray-c » Ter Mai 08, 2012 5:08 pm

Re: TO do UFC - MMA

babaquisse erick ?

aí tbm é demais, isso é um esporte, tem profissionais lutando e profissionais por trás deles tbm, não só da luta, fisioterapeutas,nutricionistas,jornalistas,empresários, enfim o caralho a quatro, babaquisse ia ser se fosse video de luta de rua no youtube, aí sim seria babaquisse, se não houvesse arbitros, não houvesse regras de proteção a integridade ao lutador, enfim.

pra mim a luta (de forma geral) é um esporte muito digno, primeiro porque vc depende "só de vc", vc sabe que ta indo lá pra lutar, seu inimigo sabe que vc ta indo pra bater nele tbm,o arbitro só precisa olhar pra vcs dois, fora o arbitro tem uma bancada por trás (ainda que erre as vezes) pra garantir o resultado da luta.
Imagem
Where DINASTY Happens
"Step by Step,Game by Game,Every Loss,Every Win a step closer to being the greatest" Kobe
<<

custodio

Avatar do usuário

Nível 40: Aprendiz de Chad Ford

Mensagens: 6204

Registrado em: Qua Jan 05, 2005 4:09 pm

Localização: Victoria, the place to be

Mensagem por custodio » Ter Mai 08, 2012 6:30 pm

Re: TO do UFC - MMA

Fiz karate quando pequeno e agora faco boxe e repito: VIADAGEM
<<

locoalvinegro

Avatar do usuário

Nível 14: Reserva

Mensagens: 1306

Registrado em: Sáb Jun 18, 2011 2:57 pm

Localização: Rio de Janeiro - RJ

Mensagem por locoalvinegro » Ter Mai 08, 2012 8:00 pm

Re: TO do UFC - MMA

Ray, o que eu acho é o seguinte. jason e gasparzinho quiseram entrar no TUF. Eles tem que aguentar qq parada por um contrato de 1 milhão.

Se fossem caras como Anderson e Lyoto com nome no esporte e tal, vc até releva. Mas dois caras que estão buscando lugar ao sol, tem que enfrentar seja quem for.
OS GLORIOSOS

SL

CAMPEÃO DE CONFERÊNCIA 18/19
<<

ray-c

Avatar do usuário

Nível 13: Seleção Brasileira

Mensagens: 1169

Registrado em: Qui Fev 10, 2005 6:16 pm

Localização: Staples Center

Mensagem por ray-c » Ter Mai 08, 2012 10:08 pm

Re: TO do UFC - MMA

custodio escreveu:Fiz karate quando pequeno e agora faco boxe e repito: VIADAGEM
se eu não gostar de lutar com um amigo de academia eu estou com "viadagem" ou sendo "viado" ?

pense bem como vc fala, pior coisa que existe em uma pessoa é querer impor sua forma de pensar e sub julgar as dos demais.

o erro do Vitor não é acreditar em sua forma de ver as coisas e sim de impô-la sobre os outros.

o resultado foi aquela luta ruim, ninguém querendo bater (ainda que tivessem prometido)
Imagem
Where DINASTY Happens
"Step by Step,Game by Game,Every Loss,Every Win a step closer to being the greatest" Kobe
<<

stalinjah

Avatar do usuário

Nível 12: Seleção Estadual

Mensagens: 994

Registrado em: Ter Out 21, 2008 2:00 pm

Localização: Sorocaba - SP

Mensagem por stalinjah » Ter Mai 08, 2012 10:18 pm

Re: TO do UFC - MMA

locoalvinegro escreveu:Vitor >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> Wand

Wand que é chato pra caralho.
Exatamente, Wand se acha pra caralho... maluco é um idiota, sempre pagou de 'brigão' e agora quer dar lição de moral.

Bom, eu me identifico com o Vitor... eu acho que sou meio igual ele, se arrogante for a palavra... sigo essa linha tb, prefiro nego bem articulado que fala mto que babaca que so abre a boca pra falar merda.
JAH - JARDIM AMÉRICA HEMPERS
CAMPEÃO CONFERÊNCIA AIR 2013/14
TRI-CAMPEÃO DIVISÃO EWING 2008/09, 2009/10 e 2011/2012
CAMPEÃO COPA LAKERS 2012
CAMPEÃO DO MENDIGÃO 2012/13!
JAMAIS SOZINHO... JAH ESTÁ AO SEU LADO
Imagem
"Se Leonardo da Vinci, porque é que eu não posso dar "Dois"?
<<

ray-c

Avatar do usuário

Nível 13: Seleção Brasileira

Mensagens: 1169

Registrado em: Qui Fev 10, 2005 6:16 pm

Localização: Staples Center

Mensagem por ray-c » Ter Mai 08, 2012 10:20 pm

Re: TO do UFC - MMA

locoalvinegro escreveu:Ray, o que eu acho é o seguinte. jason e gasparzinho quiseram entrar no TUF. Eles tem que aguentar qq parada por um contrato de 1 milhão.

Se fossem caras como Anderson e Lyoto com nome no esporte e tal, vc até releva. Mas dois caras que estão buscando lugar ao sol, tem que enfrentar seja quem for.
não to dizendo que ninguém ta errado locoalvinegro, só achei errado a postura do Vitor em simplismente não ter consultado (por Deus, ele sabia) os lutadores, ele teve tempo de sobra pra isso, ele tinha o poder de casar as lutas, acho que se o Wand tivesse o dominio de casar as lutas ele nunca faria isso ,mas tbm o achei errado (Wand) por ter criado aquele show, o Vitor não teve culpa de como terminou a luta. O Wand errou muito em não respeitar o Vitor, mas o Vitor errou primeiro meio que desrespeitando a opção dos caras.
Imagem
Where DINASTY Happens
"Step by Step,Game by Game,Every Loss,Every Win a step closer to being the greatest" Kobe
<<

locoalvinegro

Avatar do usuário

Nível 14: Reserva

Mensagens: 1306

Registrado em: Sáb Jun 18, 2011 2:57 pm

Localização: Rio de Janeiro - RJ

Mensagem por locoalvinegro » Ter Mai 08, 2012 10:22 pm

Re: TO do UFC - MMA

stalinjah escreveu:
locoalvinegro escreveu:Vitor >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> Wand

Wand que é chato pra caralho.
Exatamente, Wand se acha pra caralho... maluco é um idiota, sempre pagou de 'brigão' e agora quer dar lição de moral.

Bom, eu me identifico com o Vitor... eu acho que sou meio igual ele, se arrogante for a palavra... sigo essa linha tb, prefiro nego bem articulado que fala mto que babaca que so abre a boca pra falar merda.

Com certeza e a maior prova disso, que o cara nem ligou com a palhaçada que fizeram fazendo bigode e outras paradas no poster do vitor.

O Wanderlei no UFC nunca foi nada. É uma lenda do Pride e eu respeito isso. Mas o vitor tem mais história que ele. Além de ser muito mais técnico.
OS GLORIOSOS

SL

CAMPEÃO DE CONFERÊNCIA 18/19
<<

stalinjah

Avatar do usuário

Nível 12: Seleção Estadual

Mensagens: 994

Registrado em: Ter Out 21, 2008 2:00 pm

Localização: Sorocaba - SP

Mensagem por stalinjah » Ter Mai 08, 2012 10:37 pm

Re: TO do UFC - MMA

ray-c escreveu: só achei errado a postura do Vitor em simplismente não ter consultado (por Deus, ele sabia) os lutadores
João, o Vitor quer ganhar a parada, ele nem pensou em 'amizade', ele casou o neguinho lá na luta #3 e sobrou o lutador mais fraco que ele tinha contra o 2° mais forte do outro lado.

O Vitor não só está jogando pra vencer (e não tem nada de errado com isso), como também já contava com essa derrota. Ele não escolheu o Gasparzinho, foi o último lutador disponível.

E pra terminar minha 'defesa': O Vitor mostrou que é homem quando teve o poder de escolher "primeiro" (1.1) e foi no pupilo dele (Mutante).
JAH - JARDIM AMÉRICA HEMPERS
CAMPEÃO CONFERÊNCIA AIR 2013/14
TRI-CAMPEÃO DIVISÃO EWING 2008/09, 2009/10 e 2011/2012
CAMPEÃO COPA LAKERS 2012
CAMPEÃO DO MENDIGÃO 2012/13!
JAMAIS SOZINHO... JAH ESTÁ AO SEU LADO
Imagem
"Se Leonardo da Vinci, porque é que eu não posso dar "Dois"?
<<

ray-c

Avatar do usuário

Nível 13: Seleção Brasileira

Mensagens: 1169

Registrado em: Qui Fev 10, 2005 6:16 pm

Localização: Staples Center

Mensagem por ray-c » Ter Mai 08, 2012 10:57 pm

Re: TO do UFC - MMA

locoalvinegro escreveu:
stalinjah escreveu:
locoalvinegro escreveu:Vitor >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> Wand

Wand que é chato pra caralho.
Exatamente, Wand se acha pra caralho... maluco é um idiota, sempre pagou de 'brigão' e agora quer dar lição de moral.

Bom, eu me identifico com o Vitor... eu acho que sou meio igual ele, se arrogante for a palavra... sigo essa linha tb, prefiro nego bem articulado que fala mto que babaca que so abre a boca pra falar merda.

Com certeza e a maior prova disso, que o cara nem ligou com a palhaçada que fizeram fazendo bigode e outras paradas no poster do vitor.

O Wanderlei no UFC nunca foi nada. É uma lenda do Pride e eu respeito isso. Mas o vitor tem mais história que ele. Além de ser muito mais técnico.
o Wand é peco mesmo no UFC,mas vc já viu o card dele no Pride ? e na boa, adoro o UFC,mas era no Pride que o negocio era de fato tenso, achava até perigoso demais, coisa de japonês mesmo, e o Wand foi campeão, referência,figura lendária nessa época.

e vcs falam do Vitor respeitador como se ele sempre tivesse sido desse jeito, o Vitor era tenso pra caralho, era um cara de bicho, tanto quanto o Wand, menos teatral, mas isso não quer dizer nada à excelencia dele e nem as caras feias que ele fazia, a ultima vez que eu vi um flash do "antigo" Vitor foi contra o Anderson, aquele era o Vitor que eu gostava de ver, não esse palestreiro, mas aí é questão de afinidade mesmo.

quanto a técnica do Wand, o cara é black belt em BJJ e Praijed preto em Muay Thai, não confundam seu estilo com sua técnica.

quanto ao que o Vitor tem feito pro time dele, tem sido perfeito, não discordo, acho que o gasparzinho perderia pra qualquer lutador ali,o azar foi te-lo colocado com o amigo dele.
Imagem
Where DINASTY Happens
"Step by Step,Game by Game,Every Loss,Every Win a step closer to being the greatest" Kobe
<<

ray-c

Avatar do usuário

Nível 13: Seleção Brasileira

Mensagens: 1169

Registrado em: Qui Fev 10, 2005 6:16 pm

Localização: Staples Center

Mensagem por ray-c » Ter Mai 08, 2012 11:02 pm

Re: TO do UFC - MMA

stalinjah escreveu:
ray-c escreveu: só achei errado a postura do Vitor em simplismente não ter consultado (por Deus, ele sabia) os lutadores
João, o Vitor quer ganhar a parada, ele nem pensou em 'amizade', ele casou o neguinho lá na luta #3 e sobrou o lutador mais fraco que ele tinha contra o 2° mais forte do outro lado.

O Vitor não só está jogando pra vencer (e não tem nada de errado com isso), como também já contava com essa derrota. Ele não escolheu o Gasparzinho, foi o último lutador disponível.

E pra terminar minha 'defesa': O Vitor mostrou que é homem quando teve o poder de escolher "primeiro" (1.1) e foi no pupilo dele (Mutante).
não entendi o final, era óbvio que o Vitor ia escolher o Mutante, ele foi até arriscado, poderia ter perdido o Sarafian, que seria (no overall) a melhor escolha. Fora que, o Cezar é um bom lutador, é o tipo problemático de lidar, o famoso "alto demais pra categoria", nas suas devidas proporções ele é tipo o Jones, grande mas sem problema com o peso e de boa mobilidade pra categoria.

Frankie Edgar e Toquinho por exemplo, são os casos inversos.
Imagem
Where DINASTY Happens
"Step by Step,Game by Game,Every Loss,Every Win a step closer to being the greatest" Kobe
cron
Powered by phpBB® Forum Software © phpBB Limited
Designed by ST Software for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB