Jaogui, respondendo esse seu post do tópico anterior:
Como se os times de serie D, E , F etc, tivessem condições de ficar bancando viagens do Sul até o Norte toda semana neh??
Eh inviável so ter campeonato nacional num país do tamanho do Brasil...
Eu fiz faculdade em rio preto, o America-Sp desistiu de jogar a série D uns anos atrás pq não tinha dinheiro pra arcar com as despesas... E olha q estamos falando de um time q tem um estádio para 35 mil pessoas....
PS, vou criar um tópico para tal discussão pq tem futuro a conversa...
Minha ideia é transformar a primeira divisão dos estaduais em classificatórios para os regionais, como acontece, por exemplo, na Alemanha e na Inglaterra. Minha ideia funcionaria mais ou menos assim:
1- Os times jogam os estaduais, que ficariam limitados a 12 equipes (20 equipes, como no atual paulista, é um absurdo).
2- Os melhores classificados nos estaduais se classificam pros regionais. Dividiria o Brasil em 4 regiões onde seriam disputados os regionais, pra cada uma se classificariam 8 equipes, divididas em 2 grupos, jogando turno e returno - todos os campeões estaduais se classificariam, e mais 5 segundos colocados de estados com melhor classificação nos rankings da CBF.
3- Os dois primeiros colocados de cada grupo se classificariam pra uma fase mata-mata, daí sairiam as equipes promovidas pra série C e o campeão da D.
As federações estaduais teriam liberdade pra elaborar a forma de disputa desses estaduais, mas o número de equipes rebaixadas pra segunda divisão do estadual sempre ficaria condicionada ao número de equipes caindo da C pra D.
Esses estaduais começariam mais ou menos junto com o começo da primeira divisão, umas 2 semanas antes, talvez.
Deixaria a série A com 20 clubes, a B com 20 e a C com 24. Mexeria na Copa do Brasil, os clubes da série A e B teriam classificação automática, e os da C disputariam uma repescagem com os da D. Iniciaria a Copa do Brasil com 48 clubes da série D jogando em partidas ida e volta, os 24 classificados passariam pra jogos ida e volta com times da C, e desse encontro sairiam 24 equipes pra jogar com as equipes da A/B. Assim nossa Copa, que hoje não é tão apreciada, ganharia um caráter bem legal, parecido com o das Copas europeias.
Pra concluir, os times de séries A, B e C poderiam organizar ligas de verão, e, eventualmente, reestabelecer e disputar os regionais. Torneios como a Copa do Nordeste são muito mais produtivos que os estaduais pra essas equipes.
Eventualmente, pensaria em conversar com a CONMEBOL pra sincronizar o calendário sul-americano ao europeu.