Re: NBB5 Temporada 2012-2013 (Começa sexta-feira 23/11)
Valeu já tratamos via mp.J-Rich escreveu:Ok.
Discussão geral sobre o basquete brasileiro: Campeonato Nacional, Paulista, Liga de Desenvolvimento, CBB, Basquete de base e outros. Seja bem vindo(a)!
Moderadores: DwyaneWade3, What's Up, Doc?, Quinho, J-Rich
Valeu já tratamos via mp.J-Rich escreveu:Ok.
Outro dia eu olhei a lista e fiquei surpreso também.Gustavo Ganso escreveu:No top 15 cestinhas, 7 são gringos..
sendo que dos 8 primeiros apenas 2 são brasileiros
Marquinhos e Jefferson
aliás, seria o segundo um convocável para seleção brasileira?
fazia tempo que não via ele figurando entre os principais.
ele é mais um daqueles ''projeto de jogador'' brasileiro, dentre os vários que tem por aí, desenvolvido pela metade...J-Rich escreveu:Outro dia eu olhei a lista e fiquei surpreso também.Gustavo Ganso escreveu:No top 15 cestinhas, 7 são gringos..
sendo que dos 8 primeiros apenas 2 são brasileiros
Marquinhos e Jefferson
aliás, seria o segundo um convocável para seleção brasileira?
fazia tempo que não via ele figurando entre os principais.
Por um lado é mérito dos dirigentes na procura por jogadores estrangeiros. Sorocaba mesmo acertou em cheio nas contratações.
Em relação ao Jefferson, não acho que mereça vaga na seleção. Alas-pivôs como o Augusto Lima e o próprio Mineiro merecem mais chances. Acho que em jogos internacionais, o Jefferson não conseguiria marcar alas-pivôs que jogam de costa para cesta e nem alas velozes; além do mais possui uma seleção de arremessos bem duvidosa.
Coitado do Alírio rsrs. Mas ele já tem mais de 40 anos. Lembro dele na época do Mogi/Valtra. Na época ele dava muito toco e não era tão soft, depois se reinventou chutando de 3.Gustavo Ganso escreveu:Viu
Tava pensando aqui, pra que perder tempo p/ ensinar um cara como o jefferson jogar basquete se a receita para se vencer no Brasil eh pegar rebote e chutar de 3? Eh para isso que nossos pivôs servem aqui.
outro exemplo de potencial físico subaproveitado
Alirio
2m11 110kg mas não mete medo em ninguém, tira o chute de 3 do cara e acabou, gancho ele só usa no natal ou ano novo.
rsrs
Não acho que seja preferência, a base no Brasil é uma maravilha, mas eles não "preferem" errar. Boa parte dos melhores jovens hoje também jogam fora do Brasil, então isso fica um pouco mascarado (hoje um Holloway é mais barato do que um Raulzinho ou Vitor Faverani). E outra coisa: em eficiência do top15, somente quatro são estrangeiros.3) Dos 20 primeiros cestinhas do NBB, os brasileiros mais novos são Jefferson Campos, de Suzano (22 anos e 15,3 pontos), e Betinho (o ala do Minas tem 24 anos e 17,1 pontos por partida). Dá pra entender o que está acontecendo, não? Clubes preferem contratar estrangeiros com ótima formação de fundamentos a trabalhar os mais jovens.
Cara, a melhor coisa que aconteceu pro Isaac foi ter ido pra Brasília. Como vc disse jogar ao lado do Alex deve estar dando uma baita bagagem pra ele. Muito melhor do que jogar 40 minutos por jogo num Suzano ou no Jundiai (que foi onde ele jogou antes de ir pra Brasília). Está disputando campeonatos internacionais, salários em dia (até onde eu sei) e estrutura excelente.Gustavo Ganso escreveu:E também acho que os jovens são subaproveitados, quantos minutos joga o isaac do Brasília por ex? pra no.tá na cara que ele poderia jogar bem mais, mas ali no Brasília vai viver nas costas de alex e arthur. Outra coisa triste, Ronald perde muitos minutos para Alirio e Cipriano. Jogadores que já evoluíram tudo o que podiam e em decadência, sem contar que na minha opinião esse cipriano não teria ganho nada esses últimos anos se não.fosse mas costas do big 3, e ainda tenho que ouvir na TV que o.cara eh "grande peca" da base mais vencedora do basquete nacional nos últimos 10 anos.
Vila Velha ano retrasado tinha no time o Isaac (Brasília), Jefferson (Suzano) e Mathes Dalla (Limeira). Três boas promessas pra futuramente serem jogadores consolidados no Brasil (acho que jamais serão seleção brasileira principal) e o resultado foi bem fraco. E nenhum fez bons números.Em geral, quando os jovens são jogados na fogueira assim eles não rendem, não tem jeito. Esse processo de desenvolvimento é longo e gradual, mas isso é algo que a maioria dos times daqui ainda não entendeu. Enquanto isso, estrangeiros como o Simmons, Holloway (esse muito jovem), Dawkins e etc vão continuar vindo pra cá ano após ano em equipes médias/fracas e fazendo cestas a rodo. Agora, será que tirando o Simmons do Vila Velha e colocando o Gui Deodato a produção seria a mesma? Eu duvido.
A vantagem, nesse caso, é que os contratos no Brasil nunca são longos. Haja visto que na maioria das vezes, os times têm dificuldades em renovar com os patrocinadores. Acho que mais dois ou três anos em Brasília seria ideal. Depois, ele segue voo "solo". Se ele melhorar defensivamente, em um time como o Liga Sorocabana ele encaixaria muito bem como o ala defensor.agora o Isaac eu vejo ele um cara bem semelhante ao Alex, fisicamente ambos são bem explosivos, só que ele com um pouco mais de envergadura, é um pouco maior que o veterano.
a mecânica de arremesso tambem é bem melhor.
ele ta no lugar certo e com o jogador certo pra evoluir, só que não pode acomodar e ficar nas costas desses caras, pq Alex, Nezinho e Arthur vão jogar até não dar mais, esses caras vão até os 40 anos jogando aqui.
Esse é uma pena mesmo.ja o Ronald, ta lá comendo banco para esses veteranos meia bocas Alirio e Cipriano, retratos do nosso basquete defasado.