Mensagem
por J-Rich » Sáb Mai 18, 2013 12:45 am
Eu acompanhei mais de perto a equipe do Macaé porque a mãe do ala-armador e capitão da equipe mora aqui em Cosmópolis. O elenco do time era formador por
Atilio
Gonzalo
João Bernardi / Lima
Will / Crucilio
Jamaal Smith / Rafinha
Um breve resumo dos jogadores:
Atílio (ex-Franca e Rio Claro): joga bem de costas pra cesta e possui um bom arremesso de media distancia. Apesar de baixo pra posição é um reboteiro razoável. Não é muito atlético.
João Bernardi (ex- Jacareí, na equipe jogou ao lado do Isaac de Rio Claro e Jeferson Campos do Suzano): ala pivo que gosta de arremessar de fora. Por ser ágil e longo (boa envergadura) consegue vencer alguns duelos na mobilidade.
Gonzales: estilo de jogo parecido com o João, porém é um melhor reboteiro e defensor, principalmente por ser mais atlético.
Lima (ex-Rio Claro): alarme forte e que tem um bom arremesso de fora. Consegue criar arremesso de costas pra cesta quando marcado por alas menores ou mais fracos. Também atua como 4 se a equipe jogar no Small Ball.
Jamaal Smith: como a maioria dos armadores americanos que vêem ao Brasil é super habilidoso e cria tanto arremessos de fora, como situações de infiltração. É mais um score-first.
Rafinha (ex-Vila Velha e Americana): não lembro muito da época que jogou NBB, mas tinha um artigo do Ginobili (no DB ou Basketeria) falando bem dele. Infelizmente na partida que eu assisti ele não foi bem no ataque (forçou algumas infiltrações) e na defesa teve muitas dificuldades com o Sucatzki.
Will (ex-Rio Claro): ala atlético que enterra com facilidade e rouba bastante bola (foi líder do fundamento no Paulista retrasado). Sempre é requisitado para marcar o melhor jogador de perímetro do adversário. Comparando, ele me lembra o Éric Tatu defendendo mas sem forçar tantas roubadas de bola (esse já concorreu a melhor jogador de defesa do NBB). Ofensivamente, é um bom finalizador de contra-ataques e que chuta bem de fora.
O treinador da equipe é o Léo Costa. Nunca tinha ouvido falar dele, mas na final da Super Copa Brasil que assisti me surpreendeu positivamente pela forma como rodou a equipe. Rotação bem organizada e sempre com tentativas de mudar o jogo fugindo do convencional. Usou small-ball, colocou dois armadores em quadra, testou equipes mais pesadas. O que eu não gostei foi a forma como eles defenderam, mas avaliando por um jogo é complicado.
Quanto ao projeto, achei interessante pela forma como Macaé interagiu. A cidade parece que abraçou a equipe. De acordo com o Will, todas partidas lotaram e um ônibus foi até o Rio acompanhar a equipe no quadrangular. Pelas entrevistas que vi do treinador, desde o dia 1 eles montaram para chegar ao NBB. Não foi algo que caiu de para-quedas. Espero muito que eles consigam aprovação da LNB e cheguem ao NBB.
-----
Em dezembro, enquanto este e de ferias aqui em Cosmópolis, conversei com Will algumas vezes e ele sempre mostrou essa vontade de jogar NBB. Inclusive a nossa associação de basquete homenageou ele no evento que organizamos aqui.
Até por essa aproximação iremos fazer uma entrevista com ele ainda esse final de semana. Assim que postarmos, colocarei o link aqui no fórum.
Cosmópolis Blue Wings - FDB 2016/2017
C- Alex Len / Georgios Papagiannis / Stephen Zimmerman
Pf- Aaron Gordon / Paskal Siakam / Bruno Caboclo
Sf- Giannis Antentokoumpo / Derrick Jones Jr / Jake Layman
Sg- Andrew Wiggins / Darrun Hilliard
Pg- Marcus Smart / Archie Goodwin
Stash: Ante Zizic; Thomas Heurtel