marlonks escreveu:Modo eficiente = empresas de consultoria chupando as bolas gigantes dos dirigentes europeus e escondendo rombos.
Corinthians não investiu de modo eficiente? P/ não falar de Atlético, Internacional, Coritiba trazendo Alex, Cruzeiro, Botafogo... mesmo o SP e o Grêmio.
Marlon, o que importa não é a quantidade absoluta de dívida (que todas as equipes no mundo tem, não só no futebol, na NBA, na NFL, etc). O que importa é a sua estruturação. Se ela passa de 100% do valor da equipe ou do patrimônio da equipe, essa é uma dívida intolerável. Se ela é uma dívida antiga, que permite penhora, ela também é uma dívida intolerável. Se é uma dívida vencida e sem parcelamento, igualmente é uma dívida intolerável.
Não dá pra comparar a dívida das equipes brasileiras com a dívida de um Real Madrid, por exemplo. O Real Madrid tem credibilidade no mercado, pois a receita é sempre altíssima e os credores sabem que vão receber todo mês, então diminuem juros, parcelam em longuíssimo prazo, etc. Já no Brasil, a renda ainda é instável e o risco de calote ainda é muito alto, então os juros em empréstimos bancários são altíssimos, os credores demonstram pouca satisfação em parcelar dívidas, e por aí vai. Uma das poucas formas que as equipes têm de convencer o mercado a emprestar dinheiro é vender jogadores pra conseguir financiar o curto prazo, e manter os salários baixos pra financiar o longo prazo. Taí boa parte da explicação do porquê o futebol brasileiro ainda engatinha.
O caso do Coritiba que você citou é bem emblemático e contradiz sua tese. Depois do rebaixamento trágico, o cara que assumiu a presidência tomou como primeira medida um forte corte de gastos, e trouxe investidores locais pra financiar a equipe no curto e médio prazo. Segundo, ele se livrou dos ultras nos estádios, transformando a equipe num espetáculo "diferenciado", digamos assim. Contratou bons scouts pra fazer o "bom e barato" da maneira certa. Com essas medidas, o Coxa conseguiu disputar competitivamente a Segundona. E, depois, com as dívidas totalmente reestruturadas, o Coxa conseguiu reforçar a equipe a contento.